Capa da Publicação

Dragon Ball Super: Ep. 130 – Histórico! A maior batalha de Son Goku e o Instinto Aprimorado!

Por Márcio Jangarélli

Uma batalha para definir o destino do universo, anunciada com o “Goku mais forte até então”, sendo construída como um evento histórico da franquia. E, no fim, não é exagero dizer que o mundo nerd parou para assistir, de todas as formas possíveis, o penúltimo capítulo de Super.

Antes de fazer uma análise do episódio em si, porém, precisamos falar do peso desse capítulo e como o final de Dragon Ball Super tem atingido novos níveis entre os espectadores.

Vejam bem: nas duas últimas semanas, tivemos o anúncio da continuação de Super através do 20º filme de Dragon Ball e quem sabe mais o que virá, além das aventuras estarem confirmadas para seguirem no mangá no pós-Torneio. Não só isso, mas vimos a nova transformação do Goku no aguardado episódio 129 e o Instinto Superior aperfeiçoado parece ter acendido uma faísca nos fãs que não surgia há tempos. Depois que o Goku de cabelos prateados veio à tona de verdade, Super ganhou um novo ar.

Todos queriam ver o “Goku Blanco”, sonho antigo das fanfics AF.

Para o 129, exibições públicas foram montadas para os fãs acompanharem o novo passo do protagonista. O caso teve tanta repercussão que a própria Toei emitiu um comunicado condenando o ato. Isso lembra muito o que está acontecendo com as maiores séries do momento, como Game of Thrones, que mobiliza os fãs para exibições ao vivo dos episódios em bares, restaurantes, etc, tanto por conta do sinal à cabo, como pela interação com outros malucos pela produção.

Quem diria que algo assim chegaria à terra dos animes? Principalmente com algo que começou extremamente criticado como Super, considerado um mero “revival caça-níquel” da Toei. Com essa repercussão, podemos SIM esperar muito mais da franquia para o futuro – e não vou mentir, meu fã interior está gritando de felicidade por isso.

Com isso dito, é hora de falarmos sobre o 130; o episódio já traz direto um título nada modesto: “O Maior Confronto de Todos os Tempos! A Batalha Final Pela Sobrevivência!

Esse título entrega exatamente o que temos no capítulo: uma batalha épica, histórica, para ficar na memória de todos os fãs do anime assim como aquelas lá de trás – seja vs Vegeta, vs Freeza, vs Cell, vs Boo. Estamos esperando esse momento por 50 episódios, quando a sombra do Cinzento começou surgir no anime. E garanto para vocês: valeu à pena toda a espera.

O Instinto Superior aperfeiçoado é sim o Goku mais forte de todos os temposele nem precisa de um super-mega-hiper-kamehameha para confirmar isso. A nova forma de batalha traz um sentimento novo, com golpes, esquivas e movimentos fantásticos, ao mesmo tempo que tem várias características clássicas que os fãs amam das lutas de Dragon Ball. E o Jiren, em toda a sua força, é um monstro maior do que qualquer um ali esperava.

Finalmente, Jiren full power!

No fim das contas, não importa muito o passado do antagonista; ele foi criado para ser essa grande antítese de poder e, depois, morais para o Goku e o Universo 7 como um todo. Porque toda vez que parece que o jogo foi ganho contra ele, desde o começo do arco, ele se supera, assim como os saiyajins sempre fizeram, e mostra que ainda é superior. E quando se trata de motivação, enquanto o Goku reconhece –  palmas para o anime por trazer esse ponto na reta final – que não é um herói e precisa de todos os seus companheiros, desde o início, para… bom, tudo, o Jiren se vê como um salvador, um ser inatingível pelo seu poder supremo, que não precisa de ninguém além de si mesmo para ir além.

O ponto onde todo mundo deve ter perdido o fôlego – comigo incluso – foi quando o Jiren encarnou o Majin Vegeta e soltou uma rajada de destruição diretamente na arquibancada, mostrando que ele não se importa nem com seus companheiros da Tropa do Orgulho, os Deuses do seu Universo ou qualquer um que esteja ali. Se aquilo iria funcionar? Obviamente que não. Existem seres mais poderosos que Goku e Jiren naquele lugar, não se esqueçam disso. Porém, é o gatilho para o protagonista acessar toda sua raiva, no melhor estilo orgulho saiyajin, e partir para o embate final ÉPICO. As cores, a animação, o Goku nervosão… sem palavras.

Poucas vezes vimos o Goku nervoso assim. Arrepios?

E aí vem a questão: quem ganhou? Finalmente, depois de passar por trancos e barrancos, podemos dizer que SIM, o Goku venceu o Jiren com o Instinto Superior. Na batalha, pelo menos, não no Torneio. Sabíamos da reviravolta fazia algum tempo: Goku ficaria esgotado no fim, Jiren o jogaria da Arena e…

Não, senhores, spoilers errados e surpresas! Quando parecia que o vazamento do final era real, o Freeza Dourado surgiu das cinzas e impediu que o Goku caísse. Para distorcer ainda mais as teorias, como uma fênix, nosso imbatível e melhor competidor do Torneio, 17, surge em dupla com o Imperador, prontos para tentar salvar o Universo agora que o Goku está novamente em estado crítico. Quem diria que o Universo de Dragon Ball ficaria nas mãos de dois vilões da era Z – e Super, no caso Freeza.

PLOT. TWIST.

Com o fim engatilhado, agora, na Arena, temos 3×1: Freeza, 17 e Goku debilitados vs Jiren, que parece ainda dar um bom caldo. Disso, só podemos esperar algo megalomaníaco, com resultados inusitados e, não tenho dúvida, um “final” digno Dragon Ball – o que pode não ser bem o que muita gente espera.

Para o 130, ninguém ligou muito para o comunicado da Toei e fizeram exibições do episódio ao redor do mundo, então aguardem que o 131 será outro grandioso evento nerd. Quem ganhará o Torneio? Qual será o pedido para as Super Esferas do Dragão? O Freeza vai apagar a história, o 17 vai pedir um barco mesmo ou todos os universos serão salvos? E como esse final se ligará ao novo filme? Temos uma semana de especulações pela frente. Não esqueçam de comentar!

Confira nossa galeria com imagens de Dragon Ball Super:

Imagens: DB-Z
Imagem de perfil
sobre o autor Márcio Jangarélli

Assessor, redator e jornalista. Madonna de Jakku.