Divertida Mente – Disney e Pixar são processadas pela terceira vez por conta do filme!

Capa da Publicação

Divertida Mente – Disney e Pixar são processadas pela terceira vez por conta do filme!

Por Gus Fiaux

Para não perder o costume, Divertida Mente acaba de render o terceiro processo para a Disney/Pixar, com acusações de plágio por parte de artistas que dizem ter tido sua propriedade intelectual copiada pelos estúdios.

De acordo com o The Wrap, o processo dessa vez está sendo movido por um homem chamado Damon Pourshian. De acordo com ele, o filme apresenta “similaridades impressionantes” com um roteiro que ele havia escrito, em 1999, para uma aula na Universidade de Sheridan, onde se formou em cinema. Ainda de acordo com ele, o nome do roteiro era Inside Out – o mesmo nome da animação, em inglês – e ele chegou a ser transformado em um curta-metragem em 2000.

O processo diz que, no roteiro de Pourshian, conhecíamos um personagem chamado Lewis, em sua vida cotidiana. Aos poucos, víamos o funcionamento interno de seu corpo, com direito aos seus órgãos “tomando vida” e interagindo entre si.

Pourshian e seus advogados reconhecem que a Universidade de Sheridan é uma das maiores “fornecedoras de mão de obra” para a Disney e a Pixar, e disse que muitos dos colegas que estudavam com ele na época posteriormente foram trabalhar para os estúdios de animação – o que facilitaria o suposto plágio. O processo exige que a Disney cubra os danos morais sofridos por Damon, e que ele receba os créditos por seu trabalho.

Nos resta saber se esse novo processo vai a algum lugar, ou se, assim como os outros dois, vai ser descartado sem muita atenção. Abaixo, fique com imagens de Os Incríveis 2, a próxima animação da Pixar: