Batman vs Superman – Zack Snyder revela importantes simbolismos do filme!

Capa da Publicação

Batman vs Superman – Zack Snyder revela importantes simbolismos do filme!

Por Leo Gravena

Batman vs Superman: A Origem da Justiça é um dos filmes de heróis mais divisivos de todos os tempos. Ainda assim, ele possui uma grande legião de fãs, muitos deles ainda analisam o filme procurando por diferentes teorias e significados deixados por Zack Snyder.

Agora, o diretor revelou no Vero o simbolismo por trás de duas cenas importantes do filme. Durante o início do filme, temos vários flashbacks mostrando a infância de Bruce Wayne, o Batman. Quando chegamos no icônico momento em que o jovem Bruce está preso no poço cheio de morcegos, temos um momento inesperado: Wayne começa a flutuar e sair do poço, porém isso acaba sendo apenas a imaginação dele. Ao fundo da cena temos uma narração de Bruce Wayne falando sobre os morcegos:

“Nos sonhos, eles me levavam para a luz… uma bela mentira”.

Muitos fãs ficaram confusos ou simplesmente não gostaram da cena, principalmente devido o seu tom surreal. Snyder então explicou que:

“A ideia do sonho é que os homens bons e honestos procuram justiça, porém essa busca por justiça o leva para a escuridão e seu próprio código moral está em questão ou pode ser uma construção de seu luto, então a mentira da luz se torna justiça = luz para o Batman é o oposto”.

Sem dúvidas uma análise bem complexa e densa tanto do personagem quanto de todo o discurso.

Em outro momento, dois fãs estavam discutindo sobre a frase de Lex Luthor, “Você voou muito perto do sol”.

O primeiro fã, o usuário Raghunathan, disse: “Zack Snyder, eu preciso de uma explicação sobre BvsS. Tem uma cena em que Lex Luthor diz ‘Você voou muito perto do sol… Agora olhe para você’ para o corpo de Zod na câmara e o rosto de Lex está triste e ele está chorando. O que isso significa? Ele está triste pelo General Zod? Se sim, por quê? POR FAVOR EXPLIQUE”.

Outro fã, com o nome de usuário Andre GXF, o respondeu dizendo: “Essa é uma referência para a história de Ícaro, que queria voar. Ele recebeu asas de cera, voou muito perto do sol, suas asas derreteram, ele caiu e morreu. Interpretações literárias encontram no mito a estrutura e consequências de ambição pessoal excessiva”.

Zack Snyder respondeu Andre, dizendo: “[Você] está certo. Também Sol no sentido de O Último Filho de Krypton. Sou um grande fã de sentidos duplos”. No inglês, a palavra “sol” é sun, enquanto “filho” é “son”, desta forma a frase “Você voou muito perto do sol” também pode ser entendida como “Você voou muito perto do filho”. Nos quadrinhos, muitas vezes o Superman é chamado de O Último Filho de Krypton.

O que achou das explicações? Não deixe de comentar!

 

Confira abaixo algumas imagens e artes de Liga da Justiça:

Imagem de perfil
sobre o autor Leo Gravena

Editor-Chefe | @LeoGravena
"...It was never going to be okay..."