Capa da Publicação

Batman – DC volta a mudar detalhes sobre a origem do herói!

Por Raphael Martins

Atenção: Alerta de Spoilers!

Todo mundo conhece a história de origem do Batman: depois de testemunhar a morte dos pais, o jovem Bruce Wayne jura a si mesmo que vai dedicar o resto da sua vida a lutar contra o crime, para que ninguém mais precise passar pelo que ele passou. Nós já vimos essa cena muitas vezes, em várias mídias. É um acontecimento escrito em pedra. Entretanto, são os detalhes por trás da origem do homem-morcego que fazem com que as pessoas se encantem por ele e tentem entende-lo como personagem.

Nenhuma história faz isso melhor do que Batman: Ano Um, escrita por Frank Miller. Ela é tão adorada e celebrada que permaneceu intocada dentro do cânone do cavaleiro das trevas por quase 30 anos, influenciando todas as histórias do herói daquele momento em diante, mas logo a DC voltaria a mexer na gênese do morcego com uma nova história. Batman: Ano Zero, de Scott Snyder e Greg Capullo, mostrava uma versão radicalmente diferente do início da luta de Bruce Wayne em relação ao que foi mostrado em Ano Um. Agora, com a revista Detective Comics chegando quase à sua milésima edição, a editora volta a mexer com a história de origem do herói.

A edição começa com uma cena icônica de Ano Um: um Bruce Wayne seriamente ferido e machucado é visto em casa após sua primeira patrulha, sentado em uma poltrona e olhando um busto do pai, Thomas Wayne. Em sua mão, ele tem um sino, que representa a maior escolha de sua vida. Se tocá-lo, Alfred aparecerá para tratar de seus ferimentos e ele ficará bem para continuar sua luta um outro dia. Se não tocá-lo, ele morrerá e tudo acabará. Aquele é o momento em que Bruce se torna, de uma vez por todas, o Batman.

Tal cena não existe em Ano Zero, sendo substituída por Bruce vendo um holograma da Batcaverna em um antigo escritório do pai quando toma a decisão de vestir o manto do morcego, e até aquele momento, era o que valia no cânone. Com a famosa cena do sino de volta à origem oficial do maior herói de Gotham City, Ano Zero ainda é cânone, mas o momento mais importante de Ano Um também.

Veja algumas imagens da nova fase do Batman nos quadrinhos na nossa galeria:

Fonte: CBR

Imagem de perfil
sobre o autor Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael