Avatar – James Cameron explica como as continuação vão revolucionar o 3D!

Capa da Publicação

Avatar – James Cameron explica como as continuação vão revolucionar o 3D!

Por Gus Fiaux

Lançado há quase uma década, Avatar se tornou um marco na história do cinema, devido ao extenso trabalho que o diretor James Cameron teve de fazer para apresentar o longa em uma inovadora tecnologia 3D. Inclusive, foi graças ao filme que esse tipo de projeção voltou à moda com força total. E pelo visto, é algo que podemos esperar ainda mais nas quatro continuações, conforme o próprio diretor contou em um festival na Austrália.

De acordo com o Screen Rant, que fez uma cobertura do painel de Cameron, o lendário cineasta falou um pouco mais sobre as tecnologias que serão empregadas nas quatro continuações de Avatar. Ele usou alguns termos técnicos para explicar como os próximos filmes revolucionarão ainda mais o cinema 3D:

“Da minha própria perspectiva pessoal – já que não estou fazendo uma produção televisiva, estou fazendo continuações de Avatar, quatro delas. Elas terão, com o máximo das minhas habilidades, o melhor 3D que pode-se fazer. Isso inclui uma colaboração com o pessoal do Dolby Cinema, que desenvolveu uma projeção de alto alcance dinâmico, que pode colocar 16 unidades de luz em uma tela 3D através dos óculos, que é algo revolucionário. Normalmente, se usa 3 unidades. Você verá 16. É assim que filmes devem ser.”

Concluindo sua apresentação, Cameron ainda falou sobre planos muito ambiciosos. De acordo com ele, o filme passará por testes em salas normais, mas também ganhará espaço em salas autoestetoscópicas – isto é, salas onde não é necessário usar óculos para experimentar o efeito 3D. Caso esses testes deem certo, os próximos longas realmente inovarão a indústria: 

“Precisamos ver como funcionará nesses sistemas de projetores a laser, para que possamos aproveitar completamente o 3D através dos óculos no cinema. Então, tentaremos projetar em telas autoestereoscópicas – grandes painéis onde você nem vai precisar de óculos. Você terá múltiplos ângulos discretos de onde assistir, e todo esse tipo de coisa. Todo mundo que pira com 3D sabe do que eu estou falando. É tudo possível. É só uma questão de se vai acontecer ou não.”

Segundo o diretor, a ideia por trás das quatro sequências de Avatar é explorar um pouco cada canto do universo de Pandora – o planeta apresentado no longa original. Devemos conhecer mais da vida em colônias fluviais, além de estabelecer continuidade com a família dos protagonistas do primeiro filme, Neytiri Jake Sully.

Confira abaixo algumas imagens dos bastidores do filme original:

Avatar 2 chega aos cinemas em dezembro de 2020.