Capa da Publicação

Attack on Titan: 3×11 – O fim das tretas ou apenas o início?

Por Felipe Vinha

Já sabemos que Attack on Titan deve dar uma pausa em sua atual temporada, para retornar dentro de alguns meses. Serão 24 episódios, no total, mas separados em dois atos de 12, com mais 12 já confirmados. Por isso, este episódio 11 foi quase que uma pausa completa na narrativa, explicando coisas importantes sobre a trama e o passado de Eren e seu pai, Grisha.

Na primeira metade do episódio vimos como está a humanidade após o golpe militar da Tropa de Exploração e como a sociedade tenta se reerguer após empossar Historia Reiss como rainha verdadeira de toda a trama. A própria Historia parece estar se acostumando à sua nova posição, ainda que tenha outros objetivos.

É interessante que, contudo, o final do capítulo tenha nos deixado certeza de que o próximo episódio trará o fim deste paz aparente.

Mas tudo bem, pois foi um capítulo bem esclarecedor! A história de Grisha, que no mangá é contada de maneira um pouco diferente, ficou bem direta e sem rodeios, em menos de 15 minutos, com tudo bem explicado. Aos poucos os fãs vão montando o quebra-cabeças sobre o passado de Eren e como ele se tornou o Titã que é hoje.

Além disso, também foi interessante ver em como um personagem que, até então, parecia raso, ganha uma certa profundidade ao ser o narrador desta história, servindo também de antagonista à juventude de Grisha e como isso influenciou sua convivência com Eren.

Novamente Attack on Titan faz um excelente trabalho narrativo, em um episódio de pura explicação. Uma trama que te prende do início ao fim, ao nível de que pode te deixar a ver navios, se você desgrudar o olho da tela por um segundo.

É claro que, por outro lado, a falta de ação pode desagradar, como sempre, mas acho que, neste caso em específico, este tipo de reclamação não se sustenta – já tivemos um arco político, um arco de batalhas e agora é o desenvolvimento, para depois chegar mais uma dose de ação, e ela virá, com toda a certeza.

Attack on Titan continua seu caminho para ser uma das grandes obras atuais do anime moderno, sem exagero, com uma história tranquila de acompanhar – menos complicada do que pintam por aí – e uma animação consistente entre um capítulo e outro.

Agora é torcer para que o próximo episódio retome a trama das tretas e esperar para ver notícias sobre seu retorno futuro.

Fique ainda com imagens deste episódio de Attack on Titan, em nossa galeria:

Attack on Titan é exibido aos domingos, na Crunchyroll, com transmissão simultânea às 15h.

Imagem de perfil
sobre o autor Felipe Vinha

Já tentei salvar o mundo de uma invasão alienígena, mas hoje me contento em ser jornalista. Gosto de quadrinhos e suas adaptações na TV ou cinema, animes, tokusatsu, games (de luta principalmente) e tecnologia. Vamos trocar uma ideia no Twitter @felipevinha