Capa da Publicação

Attack on Titan: 3×05 – O conceito de estratégia, em grego, strateegia!

Por Felipe Vinha

Como já mencionei em análises passadas, Attack on Titan tem mostrado que os mocinhos também podem ser espertos. A cada novo episódio desta temporada, isso se intensifica, e não foi diferente em “Resposta”, que conta como o capítulo 42 de toda a saga.

Quando esperávamos ver Erwin se quebrar, julgado por um suposto crime – que ele até cometeu, mas foi condenado de maneira corrupta – vemos que nem tudo é o que parece e que o “lado do mal” está em panos quentes.

Repare que usei as aspas para me referir ao “lado do mal” – novamente. Também a cada capítulo vemos os mocinhos sujando as mãos, a ponto de apagar cada vez mais a linha que separa os dois lados da trama – ou seriam três? Isso é outro ponto forte desta saga, mostrando ainda que aqui não há um lado exatamente certo e que existem maneiras podres de agir, seja para o bem ou para o mal.

Mas o que vale ressaltar aqui é que, nestes cinco episódios, acompanhamos uma verdadeira estratégia bem construída e bem-sucedida. Mentes brilhantes, seja no núcleo de Levi ou no núcleo de Erwin, orquestraram o golpe de estado para tomar o poder e depôr os corruptos. Fica aquele gostinho de vitória, já que tudo se sai muito bem no final. Mas será que é isso mesmo?

De maneira bem interessante, Attack on Titan também tem tirado o foco de seu personagem principal, Eren, desde que essa temporada começou. Ele quase não apareceu e não tem tanto destaque nem mesmo na abertura ou encerramento. É proposital.

Como o fim do episódio mostrou, o anime estava usando a velha técnica de distração, para que os espectadores fiquem verdadeiramente chocados com o que vai acontecer, e para isso já tivemos o vislumbre de Eren acorrentado em um lugar completamente alienígena, com Historia em sua frente, aparentemente confusa.

Quem leu o mangá já sabe o que acontece, é claro, mas sempre devemos levar em conta quem apenas está acompanhando o anime. E, neste sentido, o programa faz um excelente serviço na hora de surpreender. Não só pelo lado do golpe de estado ter sido bem montado e concluído neste capítulo – e em tão pouco tempo.

Por isso, não é só a estratégia, é a inteligência dos personagens, casado a um bom plano, principalmente um plano com salvaguardas, para o caso de tudo dar errado, se você reparar bem, em alguns diálogos.

Mas o que importa é que “Resposta” nos trouxe o melhor episódio de Attack on Titan nesta temporada até aqui. Daqui em diante, o caldo vai entornar e a chapa vai esquentar.

Fique ainda com imagens deste episódio de Attack on Titan, em nossa galeria:

Attack on Titan é exibido aos domingos, na Crunchyroll, com transmissão simultânea às 15h.

Imagem de perfil
sobre o autor Felipe Vinha

Já tentei salvar o mundo de uma invasão alienígena, mas hoje me contento em ser jornalista. Gosto de quadrinhos e suas adaptações na TV ou cinema, animes, tokusatsu, games (de luta principalmente) e tecnologia. Vamos trocar uma ideia no Twitter @felipevinha