Capa da Publicação

Zelda: Breath of the Wild – Produtores revelam que Skyrim inspirou o jogo!

Por Felipe Vinha

The Legend of Zelda: Breath of The Wild foi um dos grandes títulos da Nintendo em 2017, lançado para Wii U e Switch. O jogo foi o primeiro verdadeiramente de mundo aberto da série e trouxe muitas novidades, mas algumas foram inspiradas por outros títulos, incluindo um certo RPG ocidental, da produtora Bethesda.

Conversando com o site GameSpot, para falar sobre a premiação de “Jogo do Ano” que Breath of The Wild recebeu, os desenvolvedores Hidemaro Fujibayashi e Eiji Aonuma, grandes responsáveis pela obra, admitiram que o título tem fortes inspirações em Skyrim. Fujibayashi, em particular, revelou que não joga muito, ainda que seja extremamente bem informado sobre os títulos mais atuais, principalmente para fins de pesquisa.

A revelação mais importante veio de Aonuma, que dirigiu os últimos games da série Zelda. Ele revelou que o estúdio nunca produziu nada perto da escala de Breath of The Wild, e que por isso eles precisavam de dados para analisar – e Skyrim providenciou estes dados.

“No passado eu já disse que joguei Skyrim, então não quero dizer que eu não jogo nada. Mas nós não olhamos para um produto e dizemos ‘Ah, que tipo de coisas vamos pegar deste jogo?’, é mais algo no sentido de ‘Como podemos nos preparar para isso? O que podemos esperar de um jogo assim?’” A partir daí pensamos em quantas pessoas precisaremos, como podemos melhorar. Coletamos dados para trabalhar e ver o que funciona – e o que não funciona”, comentou Aonuma. “Com o tempo, notamos que precisávamos criar este jogo de mundo aberto enorme, para fazer o tipo de game que queríamos”, complementou Fujibayashi.

Nota-se que a produção de jogos japoneses é extremamente minuciosa e estudiosa no sentido de pensar o game antes de começar a desenvolvê-lo – ao menos no caso da equipe de Aonuma e o “Time Zelda”. Vale notar também que Skyrim não foi necessariamente a inspiração para a criação da nova aventura de Link, mas serviu como base para uma série de ideias, a começar pelo mundo gigante a ser explorado pelo herói de Hyrule.

O novo Zelda também foi um dos melhores jogos do ano na opinião da Legião dos Heróis:

Imagem de perfil
sobre o autor Felipe Vinha

Já tentei salvar o mundo de uma invasão alienígena, mas hoje me contento em ser jornalista. Gosto de quadrinhos e suas adaptações na TV ou cinema, animes, tokusatsu, games (de luta principalmente) e tecnologia. Vamos trocar uma ideia no Twitter @felipevinha