Capa da Publicação

Stan Lee fala sobre a rivalidade entre Marvel e DC Comics!

Por Gus Fiaux

Na última semana, o The Hollywood Reporter desenterrou uma entrevista dada por Stan Lee em 1977, onde o lendário roteirista e co-criador da Marvel Comics revela detalhes curiosos da rivalidade da Casa das Ideias com a DC Comics. Dessa vez, Lee não perde a chance de zoar com a editora concorrente, que, na época, possuía vendas menores que a Marvel.

“Eles têm tentado acompanhar. Estão fazendo o melhor que podem. Nós costumávamos nos divertir muito quando passamos a vender mais que eles,” brincou o escritor, Além disso, Lee chamou as revistas da editora na época de “miseráveis” e chegou a comentar jocosamente sobre uma brincadeira recorrente nos escritórios da Marvel.

Lá, os escritores falavam das reuniões de executivos que aconteciam nos prédios da DC, tentando entender o sucesso da Marvel. “Eles estudavam os nossos quadrinhos e diziam: ‘Sabe, eu percebi que eles usam muito vermelho nas capas. Acho que é isso.‘ E então eles começavam a colocar muito vermelho nas capas deles.” Disse Stan Lee durante a época em que foi um dos chefões da Marvel nos quadrinhos. “Assim que descobríamos isso, nós tirávamos o vermelho de nossas capas. E nossos quadrinhos ainda vendiam mais e isso os deixava loucos.”

Ele foi além e falou da seriedade da Marvel em relação aos quadrinhos.  “Nunca passou pela cabeça deles que nós levamos o trabalho um pouco mais à sério e que talvez tenhamos um senso de humor maior. E talvez as pessoas não gostem de coisas tumultuosas. Elas gostam de coisas excêntricas e bem-humoradas”. Evidentemente, a rivalidade alimentada por Lee acabou diminuindo com o tempo, de modo que o escritor chegou a escrever alguns quadrinhos especiais para a DC Comics anos mais tarde.

Contudo, na época, a rixa entre as duas editoras era real e dava o que falar. Diversas farpas eram trocadas dentro das próprias histórias e isso acabou alimentando uma geração que ainda discute sobre qual das duas é melhor. Atualmente, ambas estão indo bem, seja nos quadrinhos ou nos cinemas.

Hoje, por exemplo, entra em cartaz a adaptação de um dos maiores heróis da Marvel.

Lançamento não encontrado.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux