Capa da Publicação

Quarteto Fantástico – Escritor confirma que Marvel cancelou HQ da equipe por causa da Fox!

Por Leo Gravena

No meio de 2015, a Marvel liberou a revista Quarteto Fantástico #645, a revista foi a última com a equipe e, desde então, eles não apareceram mais nos quadrinhos da Marvel. Isso ocorreu na mesma época em que a Marvel começou também a cada vez mais ignorar os quadrinhos dos X-Men, que retornaram recentemente com vários títulos diferentes devido o evento Ressurxion.

Segundo os rumores na época, instruções foram dadas pelo antigo CEO da Marvel, Isaac Perlmutter para que o quadrinho fosse cancelado – porém eles tiveram tempo para fechar a história da maneira que quisessem – e vários produtos do Quarteto Fantástico tiveram sua comercialização cancelada imediatamente.

Desde então, houveram várias teorias e motivos dados para o motivo da equipe ter sido deixada de lado após os eventos de Guerras Secretas, vários editores e executivos da Marvel haviam dito que o fato deles estarem “sumidos” das HQs era apenas para dar um tempo para a equipe e que isso tinha nada em comum com a Fox ou os Filmes… Porém, o motivo para isso realmente foi a 20th Century Fox, porém, não da maneira que muitos fãs estavam imaginando… Em uma entrevista com o Newsrama, o escritor e roteirista Jonathan Hickman, que foi um dos últimos escritores dos quadrinhos do Quarteto Fantástico falou sobre o fato da primeira família super-heroica da Marvel estar longe dos quadrinhos e confirmou:

“Acho que é um conhecimento comum o fato de que a Marvel não está publicando Quarteto Fantástico por causa de seu desentendimento com a Fox. Isso me deixa chateado. Eu entendo completamente, porque bem, eles não estão agindo sem um motivo, a Fox precisa fazer um trabalho melhor ali”.

Hickman implica que a Marvel deixou de publicar os quadrinhos do Quarteto Fantástico não pelo simples fato de que os direitos cinematográficos estavam com a Fox, mas sim devido o fato de que o mais novo reboot não teve sucesso de crítica ou bilheteria, falhando em fazer com que a equipe tivesse uma boa imagem, o que explica o fato dos quadrinhos dos X-Men ainda serem publicados.

Outro escritor da Marvel, e antigo editor da IDW, John Barber deixou tudo ainda mais claro: “Não sendo brusco, mas três filmes ruins pra ******* não ajudaram em nada. Acho que a falta de um quadrinho do Quarteto Fantástico se deve muito à situação do filme do que falta de interesse [do público]”. 

Aparentemente, anteriormente, um dos editores e executivos da Marvel, Tom Brevoort, havia dito que as razões para o cancelamento do quadrinho eram de que ele não estava vendendo o bastante e que talvez um dia, quando o público quisesse a equipe de volta, ela retornaria. Contudo, Hickman deixa claro seu descontentamento, dizendo que mesmo com o filme não tendo sido bem-recebido, a situação era diferente nos quadrinhos e que a equipe não precisava ter abandonado o Universo Marvel:

“Esse tipo de pensamento é contrário a tudo no que acredito como um contador de histórias profissional. Isso vem de um lugar de manipulação em que há uma tentativa de fazer com que o leitor deseje algo através da negação. É falta de originalidade, de qualidade, é o principio de todos os conselhos amorosos ruins. Se você quer que alguém se importe com uma história, escreva uma história com a qual eles se importam”.

Por enquanto, Sue e Reed Richards (junto de seus filhos) estão afastados do Universo Marvel. O Coisa recentemente estava junto dos Guardiões da Galáxia e o Tocha Humana com os Inumanos. Contudo, os dois voltarão a se unir em uma nova revista da Marvel, chamada Marvel Two-in-One:

Imagem de perfil
sobre o autor Leo Gravena

Editor-Chefe | @LeoGravena
"...It was never going to be okay..."