Capa da Publicação

Mulher-Maravilha – Patty Jenkins rebate críticas de James Cameron!

Por Gus Fiaux

Ontem, o mundo todo ficou surpreso com os comentários de James Cameron a respeito de Mulher-Maravilha. O famoso diretor de Avatar, Aliens: O Resgate O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final disse, em entrevista ao site Guardian, que não entendia o amor de Hollywood pelo mais recente filme do Universo Estendido da DC Comics. Ele disse que a personagem era “um ícone objetificado.” Segundo Cameron, o filme é “um passo para trás no feminismo.”

Pronta para o combate, a diretora do filme, Patty Jenkins, usou seu Twitter para compartilhar um pequeno texto comentando e rebatendo as críticas de Cameron. Ela disse:

“A inabilidade de James Cameron de compreender Mulher-Maravilha ou o que ela representa, não é surpresa para nenhuma mulher no mundo, pois apesar de ser um grande diretor, ele continua não sendo uma mulher. Mulheres fortes são ótimas. Seus elogios para meu filme Monster: Desejo Assassino, que é sobre mulheres fortes, porém quebradas, foram muito apreciados por mim. Mas se mulheres sempre precisarem ser duras, quebradas e problemáticas para serem fortes, e não estivermos livres para sermos multidimensionais ou celebrar um ícone feminino no mundo todo por ser amável e atraente, então não chegamos muito longe, não é? Eu acredito que mulheres podem e devem ser TUDO, assim como os personagens masculinos também. Não existe um tipo ‘certo’ ou ‘errado’ de mulheres poderosas. E o público feminino massivo que fez desse filme um sucesso pode certamente escolher e julgar seus próprios ícones de progresso.”

A diretora demonstrou intensa propriedade no assunto. Já não é a primeira vez que ela rebate críticas a respeito da sensualidade da heroína, definindo que isso faz parte de sua personalidade e não a torna sexualizada, como muitas outras personagens femininas em filmes dirigidos por homens.

Abaixo, confira imagens do longa da heroína, entre artes conceituais e fotos dos bastidores:

Mulher-Maravilha será lançado em breve em DVD e Blu-Ray. O filme já está em pré-venda em algumas lojas virtuais.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux