Capa da Publicação

Ian McKellen, o eterno Magneto, fala sobre filmes com heróis LGBT nos cinemas!

Por Gus Fiaux

Hollywood ainda está engatinhando em relação à representatividade em seus filmes. No universo de super-heróis, acabamos de ter o primeiro filme relevante protagonizado por uma heroína – Mulher-Maravilha – e no ano que vem, Pantera Negra se tornará o primeiro filme protagonizado por um herói negro desde Blade Trinity, de 2004. Contudo, quando o assunto é diversidade LGBT, o cinema nem sequer começou a trazer referências para o público.

Gay assumido, Ian McKellen interpretou o Magneto na trilogia original dos X-Men, e em uma nova entrevista à Variety, o ator britânico disse estar interessado em mais heróis LGBT nos cinemas. Além de dizer que gostaria de ver um James Bond gay, o ator falou sobre filmes baseados em quadrinhos:

“Francamente, olhando para a representação de alguns super-heróis, fico surpreso em saber que eles não são gays… Essa foi a razão pela qual eu interpretei Magneto. Eu queria parecer assim. Eu acho que a Marvel é uma editora muito responsável, tendo criado os X-Men – que é uma história política sobre a vida como ela é vivida por minorias das quais os mutantes são um exemplo primoroso. Acho que eles responderiam favoravelmente à ideia de ter um herói gay, bissexual ou transgênero. Você pode imaginar isso devido às maravilhosas complicações da história – identidades confusas, etc, etc.”

Nos quadrinhos, tanto a Marvel quanto a DC Comics possuem diversos representantes LGBT importantes, como a Hera Venenosa, Wiccano, Hulkling, Estrela Polar, Mística e outros. Nos cinemas, nenhum personagem das duas editoras já foi retratado de tal maneira, ainda que alguns desses personagens já tenham sido adaptados. Em termos de filmes, o mais próximo que temos de heróis gays e lésbicas está em Power Rangers, que trouxe um comentário bem contido a respeito da sexualidade da Ranger Amarela. 

Com a pressão de alguns grupos – e até mesmo do elenco dos filmes -, representatividade LGBT é uma questão que sem dúvidas será abordada no futuro dos filmes de super-heróis. Resta saber se esse futuro está próximo ou distante.

Enquanto esperamos, podemos ver um pouco do próximo filme dos Filhos do Átomo, X-Men: Fênix Negra, na galeria abaixo. O longa contará com a participação de Magneto, embora ele seja interpretado aqui por Michael Fassbender em vez de Ian McKellen:

Fonte: Variety

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux