Estudo aponta que a nota do Rotten Tomatoes não impacta na bilheteria dos filmes!

Capa da Publicação

Estudo aponta que a nota do Rotten Tomatoes não impacta na bilheteria dos filmes!

Por Lucas Rafael

Muita gente tinha a preocupação de que o agregador de críticas Rotten Tomatoes afetasse a performance de filmes na bilheteria. Acontece que, um estudo realizado recentemente aponta que as coisas não são bem assim.

Yves Bergquist é o diretor do Projeto de Dados e Análise na USC Entertainment Technology Center, e analisou dados de filmes indo até o ano 2000, chegando na conclusão de que, ao contrário do que muita gente pensa, as notas do Rotten Tomatoes nunca foram uma força significativa em performances de bilheterias, seja positiva ou negativamente.

O estudo de Bergquist aponta outras conclusões interessantes, como a de que críticos estão mais gentis com filmes que lucraram mais de $300 milhões mundialmente: a média das notas do Rotten Tomatoes subiu para 77.5 nesse ano de 2017, quando era 73 em 2013.

Mais uma observação que vale a pena compartilhar da pesquisa de Yves, é que a crítica não está “azedando” os filmes dos fãs, confira o que o próprio pesquisador escreveu:

“Não tem virtualmente diferença nenhuma entre as notas de críticos e da audiência, e quanto mais bem sucedido for o filme na bilheteria, menor é essa diferença. O que quer dizer que as audiências estão se tornando experts em farejar um filme ruim e se afastar.”

O que achou dos dados levantados por Bergquist? Qual sua opinião sobre agregadores de críticas em geral? Fale pra gente nos comentários!

Confira também nossa lista que explica como funciona o Rotten Tomatoes:

Fonte: Variety