Capa da Publicação

Batman: A Série Animada – Revelados desenhos e rascunhos originais dos personagens da animação!

Por Bia Oninawa

Para quem acompanhou as animações do herói durante a infância, deve se lembrar da série do Batman: A Série Animada. A série foi adorada pelos fãs e pela critica (concorreu a quatro prêmios Emmy) enquanto esteve no ar entre 1992 e 1995. Mas poucos souberam da influencia de outros artistas na obra do produtor artístico Bruce Timm.

Entre os muitos artistas que mandaram contribuições para os projetos finais de Timm, estão Kevin Nowlan, Eric Radomski, Paul Dini, que disponibilizaram suas artes para que o produtor pudesse mudar e ajustar conforme o necessário. E dá para identificar muito das influências de Nowlan nos desenhos finais da série.

Em uma entrevista para a 13thdimension, Nowlan comentou o assunto.

“Eu acho que Bruce Timm tinha visto minha história de Man-Bat Secret Origins ( A origem secreta de Batman, em tradução livre) e notado o estilo reduzido que eu estava usando. Lembro-me dele falando um pouco sobre como a abordagem de renderização pesada que os outros artistas de Marvel e DC estavam usando no momento simplesmente não funcionaria com a animação de cel. Tudo tinha que ser reduzido até o essencial, o que acendeu um fogo embaixo de mim porque essa era minha obsessão na época “.

Nowlan guardou essa ideia de usar o minimalismo a seu favor e começou a preparar os esboços dos personagens. Os desenhos foram tão simplistas quanto possível, sem linhas finas ou crosshatching. E ele deu uma nova cara para muitos personagens. Tantos que no final, alguns nem foram usados, como por exemplo o Penguin ou o Charada.

E se você quiser conferir como foram feitos os esboços dos personagens, separamos algumas imagens para você!

Imagem de perfil
sobre o autor Bia Oninawa

"Naturalmente está acontecendo dentro da sua cabeça, mas por que é que isto deveria significar que não é verdadeiro?" - Alvo Dumbledore | Twitter/ Instagram: @casamentonerd