Capa da Publicação

Arrow 6×04 – Invertendo os papéis!

Por Bia Oninawa

Vou ter que escrever essa review com os pés porque com as mãos estou aplaudindo o episódio. Que delicia de acerto! Desculpa a felicidade, é que depois de temporadas inteiras frustrada pelo shipp de Olicity só dar bola fora, nesse episódio eu estava que nem o Curtis, empurrando tudo para que o casal desse certo. E deu! Mas vamos conversar sobre outros pontos antes de entrarmos na polemica de manter Oliver e Felicity juntos.

A trama foi ótima em inverter os papeis de Oliver e Felicity. Começou sutil, com ela abandonando o jantar dos dois, ele dando conselhos para ela lidar com a culpa de ter liberado um vilão antigo, até terminar com ele assumindo o papel de nerd que fica na base enquanto os heróis saem para bater nos vilões. E foi muito legal de ver essa inversão. As mudanças pelas quais Oliver tem passado tem sido uma evolução boa de se ver. Quem diria que ele deixando de ser o Arqueiro Verde ele iria se tornar ainda mais interessante!?

De início achei que não iria durar. Que Oliver acabaria voltando para o manto de vigilante uma hora ou outra. Mas agora estou torcendo para que isso não aconteça. O time está incrivelmente redondo, como não foi em nenhuma outra temporada. As cenas de lutas com todos juntos estão dinâmicas, pulando de um vigilante para o outro, e não necessariamente preso apenas no Arqueiro Verde.

E quando em reviews anteriores conversamos sobre ter vários novos núcleos se formando sem necessariamente ser em volta do Oliver ou do Arqueiro Verde foi bem isso que vimos com as coisas se desenvolvendo ao redor da Felicity. Os outros personagens estão criando seu peso, sua relevância, sua própria história. E está ótimo de assistir.

A Sereia Negra continua com suas entradas triunfais e frases de efeito, mas já considero mais como parte da personagem do que de alguma forma forçado, isso já uma identidade. E finalmente descobrimos com quem ela juntou forças para sair de Lian Yu, o que foi uma grande surpresa porque aposto que ninguém viu essa chegando. A temporada finalmente ganhou seu vilão, com um plano maligno grandioso. E os nossos heróis além de terem que lidar com o FBI agora também terão que lidar com um hacker do mal. Será que ainda assim Oliver vai conseguir se manter afastado?

Claramente ele não vai deixar de lutar agora que Slade o chamou, afinal mesmo depois de todos os problemas que eles passaram quando Slade estava sob o efeito do soro, eles ainda são amigos – o que é bem nobre da parte do Oliver porque não é mole perdoar o cara que matou a sua mãe.

Agooooooooooooooooooooooooora, vamos conversar sobre Olicity porque estou ansiosa por isso desde o início. Vocês já sabem que sou declaradamente fã do casal. Mas admito que os roteiristas erram a mão diversas vezes nas tentativas de deixá-los juntos. Ou tudo virava um drama mexicano com muito choro, ou era tão feliz que parecia ser o que acontece depois da frase do “e eles viveram felizes para sempre” no final dos contos da Disney. Ou seja, nunca acertavam a mão de verdade. Não até agora. Esse foi um episódio que na cena em que eles finalmente estão conseguindo ter um tempo a sós, depois do seu jantar dar certo, e eu, particularmente, estava na ponta da cadeira gritando “SE PEGUEM!!”. Se for para eles testarem essa nova dinâmica mais leve, sem tanto drama, em que eles se entendem e se apoiam, ninguém reprime o lado herói de ninguém, aí sim eu quero ver.

E apesar de muita coisa ter acontecido nesse episódio, não teve cenas soltas. O roteiro soube entrelaçar várias coisas acontecendo em vários pontos diferentes e fazer sentido. Até o jeito “fácil demais” com que Felicity resolveu o problema da tentativa do hack foi explicado quando o vilão falou sobre seu plano maligno no final do episódio.

As brigas, as personalidades, as falas e até as brincadeiras entre Curtis e Felicity, o surto da Felicity com Diggle, tudo nesse episódio pareceu ter o tom certo. Foi natural apesar das temáticas heroicas.

E vocês o que acharam de tudo?! Não esqueçam de deixar suas opiniões sobre o episódio aqui em baixo e conferir tudo que está saindo de Arrow bem aqui: 

 

Imagem de perfil
sobre o autor Bia Oninawa

"Naturalmente está acontecendo dentro da sua cabeça, mas por que é que isto deveria significar que não é verdadeiro?" - Alvo Dumbledore | Twitter/ Instagram: @casamentonerd