Pokémon – Fãs discutem morais cristãs implícitas no primeiro filme da franquia!
Pokémon: O Filme, primeiro longa da animação, lançado em 98, tem um lugar especial no coração dos fãs da série, seja pela história, pela introdução de MewTwo ou o inescapável turbilhão de lágrimas que causa. Ao que parece, a comoção não ficou só com os fãs; Quando lançado, o filme trouxe uma discussão de Igrejas Cristãs sobre a moral dos personagens.
A história de Pokémon: O Filme mostra a vingança de MewTwo contra a humanidade, depois do tratamento cruel e experiências ao qual foi submetido, e traz a icônica cena de petrificação do herói Ash, tentando proteger seu grande companheiro, Pikachu. A amizade entre treinador e Pokémon muda a atitude de Mewtwo, que faz Ash voltar ao normal. Além de lágrimas, a cena trouxe uma discussão levantada por Anne Richards, representante da Church of England, que viu nas atitudes de MewTwo a tentação pelo caminho do mal, além do sacrifício de Ash pelo amigo, momentos baseados nos valores Cristãos. MewTwo ainda seria um exemplo para os fiéis sobre rejeição ao pecado e absolvição.
Essas declarações tem mais de 10 anos, mas os fãs japoneses, onde as religiões seculares são predominantes, estão revisitando o tópico de Mewtwo como um símbolo Cristão. Comentários na internet incluem:
“Calma, a Church of England assistiu um filme do Pokémon?!”
“Parece que o antigo filme do Pokémon tem umas temáticas bem profundas acontecendo.”
“Não é como se ela estivesse errada.”
“Eles deviam dizer a mesma coisa sobre Madoka Magica. Quando ela se torna uma deusa, eu só consegui pensar que estava agindo como Cristo ou Amitaba do budismo.”
A internet parece aberta para as interpretações, ou, pelo menos, entendeu que o filme apresenta uma mensagem positiva. O que acham? Não deixe de comentar!
Fonte: AnimeNewsNetwork