Capa da Publicação

Doutor Estranho – Tilda Swinton comenta polêmica envolvendo seu personagem!

Por Felipe de Lima

Nos quadrinhos, o Ancião é um velho homem asiático, que usa suas habilidades de Mago Supremo para ensinar o Doutor Estranho e consequentemente passar o manto. No filme, o personagem será interpretado por Tilda Swinton, uma mulher branca. Não demorou muito para que a Marvel fosse acusada de “whitewashing”, um termo utilizado quando um estúdio opta por mudar etnia de um personagem para que o mesmo possa ser interpretado por um ator branco.

O Presidente da Marvel, Kevin Feige, já havia comentado o caso ao afirmar que o Ancião é “na verdade um manto e não uma pessoa específica.” Já o diretor Scott Derrickson disse que usou “a oportunidade para colocar uma atriz incrível em um papel originalmente masculino,” citando o estereótipo racial do personagem, e o clima político em torno do Tibet.

Em entrevista com o Den of Geek, Tilda Swinton revelou porque aceitou um papel que poderia gerar tantas discussões. “O roteiro que eu li nunca disse para que eu interpretasse um homem asiático,” revelou a atriz. “Isso nunca esteve em questão quando me chamaram para fazê-lo. Tudo isso será revelado quando você assistir ao filme, eu acho. Existem bons motivos para que a gente se sinta muito confortável e confiante com as decisões tomadas”. De acordo com a atriz, o filme vai explicar sua escalação, e ela está animada para assisti-lo. “Nós estamos realmente confiantes com o filme, eu me incluo nisso,” disse ela. “Eu estou muito animada para ser o que será feito com o que nós fizemos. Foi muito bom participar”.

Doutor Estranho estreia no dia 03 de Novembro deste ano!

Imagem de perfil
Felipe de Lima

Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo. Me segue no twitter @tearsgodown