Capa da Publicação

Batman: O Cavaleiro das Trevas – Vídeo explica porque o Coringa é o vilão definitivo!

Por Gus Fiaux

Em pouco mais de dez minutos, o autor do vídeo revela que o que torna O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, uma obra prima é justamente o papel antagonista do Coringa em relação ao Batman. A partir daí, ele explica que, além da performance de Heath Ledger – que por si só é digna de méritos -, o roteiro auxilia o personagem a tornar-se um grande vilão.

A parte mais básica é como o personagem consegue analisar as fraquezas do Batman e de outros heróis. Por ser tão potente e poderoso nisso, o vilão acaba atribuindo força ao próprio herói, por ser uma força contrária a ele. Além disso, o Coringa aplica a pressão necessária para revelar a natureza real do Batman, e isso é importante para criar um estudo de profundidade de cada personagem. Porém, ainda assim o vilão manipula as escolhas do Batman – como na cena onde é revelado que o Coringa deu as localizações trocadas de Rachel Dawes e de Harvey Dent.

Além disso, são pontuadas diversas similaridades com o vilão de Se7en: Os Sete Crimes Capitais (David Fincher), como o fato do Coringa ser capturado e isso fazer parte do seu plano. Por fim, o autor levanta um ponto curioso: o Coringa e o Batman lutam pela mesma meta – a alma de Gotham City. Porém, seus métodos são diferentes, e como é bem explicitado por Alfred, o Coringa deseja ver o mundo queimando.

Confira o vídeo abaixo (em inglês e sem legendas):

O vídeo traz um estudo interessante do personagem, baseado em estudos reais de roteiro e de personagens. E ele traz uma conclusão bem interessante sobre o filme: o Batman se torna o Cavaleiro das Trevas por causa do Coringa.

Fonte: Comic Book

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux