Millennium – Entenda o que realmente está acontecendo com a adaptação americana da série!

Capa da Publicação

Millennium – Entenda o que realmente está acontecendo com a adaptação americana da série!

Por Felipe de Lima

Spoilers, obviamente.

Tudo começou no dia 04 de Novembro, quando o The Hollywood Reporter noticiou com exclusividade que a adaptação cinematográfica do segundo livro da trilogia de Stieg Larsson, “Millennium 2: A Garota que Brincava com Fogo” havia sido cancelada, abrindo espaço para a contratação de Steven Knight como substituto de David Fincher na cadeira de diretor e escritor do longa em um possível reboot.

De acordo com o THR, Knight seria responsável por levar o quarto – e recém lançado – livro da série, “A Garota na Teia de Aranha”, de David Lagercrantz, que foi contratado como escritor após o falecimento de Larsson em 2004. Segundo o site, a adaptação do novo livro seria uma questão orçamental, já que, em comparação com “A Garota que Brincava com Fogo”, os custos de produção de “A Garota na Teia de Aranha” seriam muito menores. Outra afirmação é a de que o segundo e o terceiro livro seriam adaptados logo em seguida, quando a franquia americana já tivesse uma base mais sólida de fãs.

Mais tarde no mesmo dia, o The Wrap trouxe a informação de que Rooney Mara não voltaria para o papel da heroína Lisbeth Salander, e que o estúdio a estaria substituindo pela atriz sueca Alicia Vikander, famosa por seus papeis em “Ex-Machina” e no vindouro “A Garota Dinamarquesa”. (Jesus, quanta garota neste texto). Alem disso, o The Wrap também confirmou o reboot, dizendo que Scott Rudin e Amy Pascal iriam produzir o novo filme, junto de Elizabeth Cantillon e da companhia Yellow Bird, que produziu os filmes suecos com Noomi Rapace como a protagonista.

Eis que, de repente, tudo mudou. Numa entrevista publicada no dia 13 de Novembro com o E!Online, Rooney Mara confirmou a contratação de Steven Knight como escritor do longa, e ainda disse com toda a segurança que vai voltar para a sequencia de “Millennium: Os Homens que não Amavam as Mulheres”. “Eu sei que eles contrataram Steven Knight para escrever o próximo, sobre o novo livro que acabou de sair.” Disse a atriz indicada ao Oscar por sua atuação no longa de 2011. “Eu estou fazendo [o filme], pelo menos até que alguém me diga o contrário… E eu ainda devo fazê-lo.”.

Por que toda essa confusão então? Por que contratar uma atriz para substituir Mara, sendo que a americana foi informada que ainda está no papel? Acontece que a suposta “substituta” é, na verdade, uma adição ao elenco. Logo, Alicia Vikander – ou qualquer atriz que esteja na disputa pelo papel – está interpretando Camilla Salander, a irmã-gêmea de Lisbeth. A resposta pode ser encontrada em “A Garota na Teia de Aranha”.

Desde de o primeiro livro da série, foi estabelecido que Lisbeth tinha uma irmã gêmea (bivitelina, no caso) chamada Camilla, que foi afastada de Lisbeth durante a adolescência. Acontece que durante o quarto livro, Camilla tem um papel fundamental na trama e mais detalhe sobre o seu passado são revelados. Ela é descrita como o oposto de Lisbeth, sendo uma garota amável, sorridente, bonita, e carismática. No quarto livro ainda é dito que Camilla é possessiva e manipuladora, e que passou os últimos anos em uma busca por poder, criando uma personalidade semelhante a de seu pai, o abusivo Alexander Zalachenko.

Caso o papel de Vikander como Camilla seja confirmado como verdadeiro, a única incógnita de “Millennium 2” continua sendo Daniel Craig. O ator inglês esteve afastado da franquia devido ao seu papel como James Bond nos filmes da franquia 007. Recentemente, ele revelou não ter a mínima vontade de continuar interpretando o Agente Secreto, o que, talvez, abra alguma brecha para seu retorno à Millennium, reprisando o papel do jornalista investigativo Mikael Bomkvist.

Por bem ou por mal, o novo filme da franquia tem lançamento previsto para 2017. O último livro da série, “Millennium 4: A Garota na Teia de Aranha” foi lançado no dia 27 de Agosto. Recentemente, o escritor David Lagercrantz confirmou que será o responsável pelos volumes cinco e seis.