Capa da Publicação

Especial Dick Grayson – Conheça o Personagem!

Por Fernando Maidana

Dick Grayson deu as caras pela primeira vez na edição número 38 da Detective Comics, em 1940. Criado por Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson, o personagem surgiu em uma tentativa da DC Comics de atrair o público jovem para as aventuras do Cavaleiro das Trevas, que estavam seguindo um caminho muito sombrio.

qunhedick

Dick Grayson nasceu no primeiro dia da primavera, filho de John e Mary Grayson, um jovem casal de artistas circenses. Seus pais lhe ensinaram a arte das acrobacias no trapézio e a família se apresentava em um circo itinerante como os Flying Graysons.

Certo dia, dois gangsteres tentaram extorquir o dono do circo, que se negou a pagar os bandidos em troca de proteção. Os homens, então, sabotaram os trapézios e Dick Grayson presenciou seus pais caírem para a morte enquanto se apresentavam diante de um público incrédulo, do qual, convenientemente, Bruce Wayne fazia parte. Dick partiu atrás dos bandidos em busca de vingança, mas foi impedido por Bruce, que viu no jovem órfão um reflexo de si mesmo e decidiu adotá-lo para ser seu mentor.

A convivência entre Bruce e Dick não foi nada fácil, no começo. Apesar de tentar ensinar o rapaz a controlar sua raiva de um modo que ele não conseguiu quando perdeu seus pais, Bruce Wayne parecia se distanciar cada vez mais. Mesmo com todos os esforços de Bruce em fazer Dick desistir de sua sede de vingança, o garoto ainda planejava capturar os assassinos com suas próprias mãos. Em uma de suas tentativas de fazer justiça, Dick foi derrotado pelos bandidos e estava prestes a ser morto quando Batman o salvou. Bruce Wayne revelou sua identidade e decidiu treinar Dick. Assim nasceu Robin, o primeiro sidekick do Cavaleiro das Trevas.

O próprio Dick Grayson criou seu traje. Ele disse que queria algo brilhante e colorido, que chamasse a atenção dos bandidos em um primeiro momento para que o Batman pudesse agir pelas sombras. Típico de um verdadeiro showman!

RASB

Dick Grayson teve como mentor um dos maiores mestres em artes marciais da DC Comics. Batman lhe ensinou como lutar e utilizar seus conhecimentos acrobáticos a seu favor, além de lhe garantir um arsenal infinito de acessórios e gadgets. As aventuras da Dupla Dinâmica tornaram-se um enorme sucesso entre os fãs e a DC resolveu dar mais atenção à Dick Grayson. O personagem tornou-se o líder dos Novos Titãs, um super-time formado pelos sidekicks dos grandes heróis da DC e em 1984 assumiu o manto de Asa Noturna, inspirado na lenda do herói Kryptoniano.

Dick Grayson evoluiu como um grande líder e mostrou-se exímio detetive. Tendo a justiça como seu  maior objetivo, ele se tornou o Agente Grayson, combatendo os contraventores como um policial do Distrito de Gotham, durante o dia, e caçando os criminosos como Asa Noturna, à noite (dãã)! O personagem chegou até mesmo a assumir o manto do Cavaleiro das Trevas em algumas ocasiões como durante os eventos de Crise Final, onde teve Damian Wayne como seu próprio sidekick!

Como Asa Noturna, também se tornou o guardião de Blüdhaven, cidade vizinha de Gotham City e tão violenta quanto esta.

Atualmente, as aventuras de Dick Grayson podem ser acompanhadas em Grayson, seu novo título solo que mostra sua jornada como Agente Secreto da Espiral já que sua identidade secreta foi revelada, em parte, devido aos acontecimentos de Mal Eterno. 

Não deixe de acompanhar as outras matérias da série!

kainevensadasfaowroasrdrrugruta

Essa matéria foi um pedido do fã Rodrigo (Não sei seu sobrenome. Mals aí, cara!)

Imagem de perfil
sobre o autor Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.