O Quarteto Fantástico será um grupo de mutantes no reboot?

Capa da Publicação

O Quarteto Fantástico será um grupo de mutantes no reboot?

Por Fernando Maidana

O que eu quero dizer é que a origem do Quarteto Fantástico é boba e ultrapassada. Quatro pessoas vão para o espaço, são atingidas por uma espécie de radiação que afeta o corpo de cada um de uma maneira, convenientemente, diferente, voltam pra casa com super-poderes e decidem se tornar heróis? É claro que estou simplificando tudo, mas admitam a história é um tanto bobinha.

Eu não sei porque a Marvel Comics insiste e atribuir a origem de super-poderes à radiação, mas se for pra formular uma teoria, provavelmente seja pelo fato de que heróis como Homem-aranha, Hulk e Quarteto Fantástico tenham surgido por volta dos anos 60, auge da Guerra fria, época em que ainda não se conhecia muito sobre a radiação. Acho que as pessoas olhavam para uma usina e imaginava milhares de teorias bizarras sobre como é possível obter energia para uma cidade inteira de uma única partícula invisível a olho nu.

image

Bom, O Espetacular Homem-Aranha e O Incrível Hulk ainda utilizaram a radiação para explicar a origem de nossos queridos heróis no cinema, mas em nenhum momento fica explícito que foi ela a única responsável pelo aparecimento dos poderes em Peter Parker e Bruce Banner. Por que será que os estúdios estão sendo cuidadosos com isso? Acho que o conceito de radiação induzir o aparecimento de super-poderes fuja um pouco da realidade que os filmes de HQ’s tem buscado ultimamente, ou talvez os produtores tenham percebido que o público é inteligente demais para aceitar isso hoje em dia. Eu adoro o primeiro Homem-aranha de Sam Raimi, mas quando o assisto hoje sinto como se estivesse vendo o filme do Superman. O filme é até fiel à HQ, mas é difícil acreditar que isso poderia acontecer hoje.

Mas estou falando isso tudo para chegar a uma questão. Será que o filme vai alterar a origem do Quarteto Fantástico e se o fizerem essa origem poderá estar relacionada ao universo dos X-Men? Eles serão mutantes?

Bom, sabemos que Mark Millar já afirmou que o Quarteto Fantástico e os X-Men dividem o mesmo universo, então a oportunidade existe. Na perspectiva do mundo real, a NASA não envia mais pessoas para o espaço. E se elas vão para espaço é como caroneiros com algum astronauta russo ou participando de alguma campanha comercial. Até James Cameron está fundando uma empresa para explorar asteroides em um futuro próximo. A viagem ao espaço ainda é uma opção, assim como genes mutantes…

O que acho que vai acontecer?

Bem, antes de Espetacular Homem-Aranha ser lançado havia o rumor de que a origem do herói seria completamente refeita. Ele teria nascido com seus poderes, mas eles só seriam “destravados” quando fosse picado pela aranha da Oscorp. Em “O Incrível Hulk” eles fizeram algo parecido. Hulk sempre esteve em Banner, mas foi a máquina que liberou o gigante verde. Vocês conseguem ver onde quero chegar?

O Quarteto Fantástico vai para o espaço e é atingido pela radiação. De volta à Terra eles descobrem que cada um deles possui poderes únicos e depois de certa pesquisa científica o Senhor Fantástico deduz que já possuíam essas incríveis habilidades desde sempre, eles eram mutantes e a radiação apenas aumentou seus poderes a um nível que pudesse ser notado.

O que acham dessa teoria? Fui longe demais? É plausível? Acham que a história não deve ser alterada ou já é hora de trazer o universo do Quarteto para uma visão mais realista? Comentários abaixo!

Adaptado da CBM