Capa da Publicação

Quais desenhos da Hanna Barbera viraram filmes?

Por Felipe Lima

Josie e as Gatinhas (2001) – O desenho foi criado em 1970 e é uma das tantas “variações” de Scooby Doo. A história girava em torno de Josie, a líder da banda, as Gatinhas (Melody e Valerie), Alexandra, Alexandre e Alan. Sendo esses dois últimos quase que “cópias” de Fred e Salsicha, respectivamente. O grupo estava sempre se metendo em aventuras, mistérios e, claro, fazendo shows. Ainda contavam com a companhia do gato Sebastian. Porém, há uma grande diferença entre o filme e a série animada. Nos cinemas a história (além de um pouco de aventura e comédia) era focada só na “parte musical” da banda, deixando de lado um pouco a ação do desenho.

869e2dc681748b0b29cecd549e6d3fb3 (1)

Zé Colmeia (2011) – O urso mais famoso do parque Jellystone e da Hanna Barbera já estrelou sua própria série animada e vários outros spin – offs. Além de duas animações em forma de longa metragens: “Oi, sou o Zé Colmeia (1964) e “Zé Colmeia e a Invasão dos Ursos Espaciais (1988)”. Mas, apesar de ter sido criado há muito tempo (1958) e de fazer longo sucesso, Zé Colmeia, e seu fiel amigo Catatau, só tiveram a versão em live action no ano de 2011.

zecolmeia3

Os Smurfs – As pequeninas criaturas azuis que viviam fugindo do maligno Gargamel e de seu gato Cruel (esse era o nome dele) não foram criadas pela Hanna Barbera. Criados pelo cartunista belgo Pierre Culliford, os Smurfs tiveram a sua estreia nos quadrinhos na revista “Spirou”, em 1958. Mas a primeira vez que “saíram” das HQs foi na série animada de mesmo nome, adaptada pelo estúdio na década de 80. Mas apesar do enorme sucesso do desenho, Papai Smurf e sua turma só chegaram aos cinemas 30 anos depois, no filme “Os Smurffs”, lançado em 2011. E dia 2 de agosto estreou a sequencia “Os Smurfs 2”.

os_smurfs_2011_f_002

Os Flintstones – Os moradores pré – históricos que tinham TVs, rádios e tudo mais, foram os primeiros personagens originais da Hanna Barbera a ganharem uma versão em “carne e osso” nos cinemas. “Os Flintstones – O Filme” estreou em 1994. Seis anos depois, voltaram na sequencia “Os Flintstones em Viva Rock Vegas (2000)”. Apesar de ter sido lançado depois, a continuação conta uma história anterior ao primeiro longa. Se no primeiro filme, Fred já trabalhava na pedreira Pedregulho e CIA, tinha o seu mascote Dino e era casado com Wilma, o segundo conta como tudo isso começou. Como Fred e Barney conheceram e apaixonaram – se por Wilma e Betty, respectivamente. Além disso, o elenco do segundo filme foi “rejuvenescido”, sendo completamente diferente do primeiro.

flintstones_003800

Scooby Doo – O filho ilustre da Hanna Barbera é o personagem com mais adaptações para o cinema. Ao todo, além de inúmeras animações, Scooby e sua turma já tiveram 4 longa metragens em live action. Em 2002, foi lançado o primeiro filme da série: “Scooby Doo”. Apesar da crítica negativa (foi indicado a duas categorias do prêmio Framboesa), o longa recebeu uma continuação em 2004: “Scooby – Doo 2 – Monstros a Solta”. Depois de cinco anos de “hiato”, Scooby e sua turma voltaram em mais dois filmes, mas desta vez lançados direto na TV. Porém, assim como os Flintstones, a história dos dois últimos lançamentos passa – se antes dos dois primeiros. O filme “Scooby Doo! O Mistério Começa (2009)”, conta como os estudantes Fred, Salsicha, Daphne e Velma se conheceram e, juntamente com Scooby, começaram a desvendar mistérios. Em “Scooby Doo – A Maldição do Monstro do Lago (2010)”, mostra a equipe da Mistério S.A arranjando trabalho de verão em um campo do tio da Daphne. No entanto, coisas estranhas começam a acontecer e eles tem que desvendar mais um caso sobrenatural. O elenco do terceiro e quarto filme é diferente do primeiro e segundo.

scooby-doo

Adaptações

Não satisfeito em criar vários personagens, a Hanna Barbera ainda “transformou” muitos seriados em desenhos. Os mais famosos são: Jeannie – 1973 (Jeannie é um Gênio – 1960), O Gordo e o Magro – 1965 (série homônima de filmes dos anos 1920 a 1950) e A Família Addams – 1973 (também adaptado de série de mesmo nome da década de 60). A família mais esquisita do mundo ainda ganhou duas versões cinematográficas: “A Família Addams (1991)” e “A Família Addams 2 (1993)”.

Perto

Alguns personagens não tiveram seus próprios filmes ou sequer foram adaptados de seriados. Mas já tiveram sua versão em “carne e osso (e computação gráfica)”.

Os Super Gêmeos – Os heróis apareceram em um dos episódios da 9º temporada de Smallville.

A Corrida Maluca – A propaganda do “Peugeot 208” mostra quase todos os personagens da “Corrida Maluca”. A exceção fica por conta do carro do Professor Aéreo e do Rufus Lenhador, além da Carroça a Vapor.

Hong Kong Fu – O cachorro lutador de karatê esteve bem próximo de receber uma adaptação para os cinemas. O filme acabou não saindo, mas existe um teste de câmera onde aparece o herói “ensinando” alguns golpes para o seu parceiro, o gato China. O longa seria ao estilo de Scooby Doo, com personagens reais e o cachorro em computação gráfica (onde seria dublado por Eddie Murphy).

Matéria feita pelo fã Matheus Freitas.

Imagem de perfil
sobre o autor Felipe Lima

Apaixonado por música, viciado em internet, cinema, Tony Hawk Pro Skater, The King of Fighters e Cuphead. Colecionador de Funko e action figures em geral.