Capa da Publicação

Eu odeio esse ator! Mais um artigo em defesa de Ben Affleck

Por Fernando Maidana

Leia Mais para mais um artigo da recente mania Batfleck.

Algumas das declarações mais comuns são:

– “O ator não se parece com o personagem.”

– “O ator é ruim!”

– “O ator mudou a interpretação do personagem.”

– “O ator não conhece a história das HQ’s.”

– “Até que ele não é ruim, mas não tem o necessário para interpretar esse papel.”

– “Heimdall é um viking, ele tem que ser branco!”

Mas porquê? Quem liga?

Esses são alguns dos comentários mais comuns que vemos ao longo dos anos em praticamente todos os filmes de quadrinhos. Sempre há alguém que reclama, a ponto de perder a cabeça, quando discute sobre a escolha do elenco. De fato, Heath Ledger, Anne Hathaway e Michael Keaton sentiram na pele o ódio dos fãs quando foram anunciados para o elenco do mesmo filme do Batman. Todos eles foram extremamente bem sucedidos em suas interpretações e retrataram os personagens de formas excepcionais. Mostrando que todo o “mimimi” por parte dos fãs, na maioria das vezes, não tem sentido algum. É claro que há exemplos em que as reclamações dos fãs faziam sentido. Mas acho que devemos esperar para ver como Ben Affleck se sairá no filme para depois criticarmos o ator.

Geralmente, o que vemos na internet são listas e mais listas de motivos pelo qual determinado ator irá arruinar seu papel. Eu mesmo já critiquei muitos atores por aí, mas prefiro ser da turma do “esperar pra ver” e tento exercer meu otimismo juvenil. Além do mais, um estúdio de peso como a Warner Bros não iria colocar nas mãos de qualquer um o futuro de uma das franquias mais lucrativas da empresa. Vamos aguardar o resultado de toda essa produção, vamos analisar dados concretos, resultados de bilheteria e crítica. Se Ben Affleck falhar ou acertar poderemos discutir depois, mas como seres humanos racionais.

Histericamente, digo, historicamente, as maiores raivas coletivas por parte dos fãs foram completamente irracionais e delírios preconceituosos. Tudo causado quando um estúdio resolve reimaginar um personagem, seja alterando seu sexo, raça ou cor.

Aqui estão alguns exemplos de elenco que os fãs odiaram, mas hoje são amados por todos:

Michael Clark Duncan – O Rei do Crime

Samuel L. Jackson – Nick Fury

Idris Elba – Heimdall

Lawrence Fishburne – Perry White

Chegamos ao fim? Acho que não.

Fãs de quadrinhos sempre serão extremamente apaixonados e opinativos sobre o elenco de um filme. Especialmente se o estúdio apontar para um ator que os fãs se apaixonam rapidamente. Como os estúdios demoram até revelar o elenco escolhido, os fãs continuam alimentando a esperança de que seu ator favorito pode ser indicado e quando isso não acontece começa a onda de raiva.

Enquanto existirem filmes de quadrinhos, existirão argumentos contra e a favor dos atores que dão vida a nossos amados personagens, mesmo que eles acabem se consagrando como os exemplos dados nesse texto. No final, os fãs terão de se lembrar: Os estúdios são movidos pelo lucro obtido com venda de ingressos ao alcançar o maior número de um público mainstream. Os estúdios não se importam em recriar fielmente a história de um personagem apenas para agradar o público mais hardcore.

Você está no grupo que defende a escolha de Ben Affleck? Você é daqueles que o atacam e não acreditam no potencial do ator? Eu sou daqueles que torce por um bom filme do Batman, vamos esperar pra ver ;D

Texto adaptado da série de artigos publicados na CBM por Manny Camacho

Imagem de perfil
sobre o autor Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.