Capa da Publicação

Por que o Gavião Arqueiro é um personagem importante em Os Vingadores?

Por Fernando Maidana

Eu adoro o Gavião Arqueiro. Ele é um dos meus personagens favoritos. E passei a gostar ainda mais dele depois de Os Vingadores, mas vejo muitos comentários desdenhando o uso do personagem no filme. A maioria se resume em duas frases:

“Seu papel não foi importante/O personagem foi mal aproveitado…”

Embora eu concorde que Clint poderia ter aparecido mais, devemos levar algumas coisas em consideração. A história que Joss Whedon escreveu não possuía uma base concreta para o personagem se desenvolver e apesar de eu não concordar totalmente, acho que o controle mental de Loki foi uma jogada inteligente. Primeiro porque isso mostra o quão perigoso Clint Barton pode ser, e não apenas pelo seu conhecimento dentro da SHIELD, mas também como lutador habilidoso que é. Ele causou um problema enorme dentro da SHIELD, praticamente sozinho, e quase derrubou o Helicarrier. Transformar o Gavião Arqueiro em um inimigo permitiu mostrar ao público o porquê dele ser um dos melhores agentes da SHIELD e um membro dos Vingadores. O que me leva ao próximo ponto…

“Ele só tem um arco e flecha…”

Algumas pessoas não conseguem perceber que com o nível de tecnologia que temos hoje, os truques de arqueria de Clint podem ser muito úteis. Podemos considerá-lo um sniper e, convenhamos, todo time precisa de um sniper. Capitão América instruiu o Gavião Arqueiro a dar cobertura ao time quando distribuía as funções da equipe. O Gavião Arqueiro foi uma peça chave, cuidando das costas de todos, dizendo o que cada um devia fazer e onde se posicionar. Ele tinha a distância e o ponto de vista que nenhum outro personagem poderia ter. Por que usar um arco é melhor do que uma arma? Bem, isso exigiria um outro artigo por si só…

O fato é que fiquei muito feliz em ver um dos meus personagens favoritos no cinema e realmente espero que sua participação seja maior em Vingadores: Era de Ultron ou até mesmo que possamos vê-lo fazer uma aparição em Thor 3, Capitão América 3 ou qualquer outro filme que venha por aí.

Já sabem, Legionários. Comentem abaixo!

Adaptado da CBM

Imagem de perfil
sobre o autor Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.