Capa da Publicação

O novo e controverso Tocha Humana, do Quarteto Fantástico!

Por Fernando Maidana

Eu sei que este artigo, provavelmente, irá gerar calorosas discussões, mas por favor leiam o que eu tenho a dizer antes de comentar ou apenas criticar dizendo que estou errado e etc. Além disso, essa é apenas minha opinião, não tem de ser igual à sua, ou a dos produtores do reboot de Quarteto Fantástico.

Sim, eu sei que muitas mudanças tem sido feitas com relação a etnia de diversos personagens ao longo do tempo, a maioria, inclusive, foi muito elogiada pela crítica, mas em alguns casos, e por favor não venham me acusar de preconceito, a mudança não combina!

Em 2003, o Demolidor apresentou Michael Clarke Duncan como o Rei do Crime. Os fãs podem conhecer a versão das HQ’s do vilão, mas para o público mainstream essa foi a primeira interação com o personagem. (Excluindo sua participação no filme O Julgamento do Incrível Hulk, de 1989)

perry white

Em 2013, foi a vez do Homem de Aço transformar Perry White. O redator chefe do Planeta Diário foi interpretado por Laurence Fishburne. Mais uma situação em que os fãs perceberam a mudança de etnia, mas o público, em geral, não!

Talvez o exemplo mais notável seja o de Heimdall em Thor. Novamente, os fãs surtaram, mas a atuação de Idris Elba foi tão majestosa que até mesmo os Marvel Maníacos aceitaram a mudança.

Dei essa volta toda para podermos falar sobre o Tocha Humana/Johnny Storm. O personagem já foi introduzido em 2 filmes, sendo o último relativamente recente, em 2007. Chris Evans deu vida a Johnny, mas agora o ator se destaca em um novo papel.

Convenhamos, o Tocha Humana já é um personagem consagrado e bem conhecido entre o público. A audiência poderá ficar confusa com a mudança de etnia do herói. Vale lembrar que quando a DC anunciou que o lanterna original, Alan Scott, assumiria sua homossexualidade na Terra 2, até mesmo os estúdios Warner se confundiram quanto ao futuro de seu personagem.

Eu sei que Michael B. Jordan é um grande ator, assim como Idris Elba, Laurence Fishburne e Michael C. Duncan. Eu vi o trabalho dele em Poder sem Limites e Red Tails e sei que o ator tem capacidade para encarnar grandes papeis, mas como iriam explicar o fato de Johnny ter uma irmã de etnia diferente? Toda a história, já consolidada, de um dos grupos mais importantes da Marvel será simplesmente alterada?

heroes

Isso me obriga a levantar outra questão: Por que não abordar heróis negros? A Marvel tem uma gama enorme de personagens negros que poderiam ser explorados em detalhes para enriquecer ainda mais seu universo cinematográfico. Heróis como Pantera Negra, Golias e Patriota estão aí, só esperando sua chance para brilhar. Agora, só o que me falta é escalar um ator branco para interpretar o Rei de Wakanda.

Espero que tenham gostado da leitura e, como sempre, não deixem de comentar abaixo!

Imagem de perfil
sobre o autor Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.