WandaVision: easter-eggs e referências no terceiro episódio da série

Capa da Publicação

WandaVision: easter-eggs e referências no terceiro episódio da série

Por Gus Fiaux

O terceiro episódio de WandaVision já está disponível no Disney+ desde a última sexta-feira (22), e já podemos ver como a série está construindo seu grande mistério e dando pistas bem bizarras para sua solução. Além disso, a Marvel Studios continua nos presenteando com uma ótima dose de referências!

Desde pequenas conexões com séries de TV a grandes ligações entre personagens e organizações do Universo Cinematográfico da Marvel, o episódio conta com várias surpresas escondidas (e outras nem tanto escondidas assim). Aqui, listamos easter-eggs e referências no terceiro episódio de WandaVision!

Imagem de capa do item

Bem-vindo aos anos 70!

Ao menos nos seis primeiros episódios da temporada, nós sabemos que WandaVision continuará homenageando os clássicos sitcoms da televisão norte-americana. E o foco do terceiro episódio são justamente as séries dos anos 70, desde a modo ao seu estilo de humor mais físico e cheio de situações bizarras.

É bem interessante que o episódio trate de gravidez, já que um tema recorrente nos sitcoms dessa época são famílias, seja em A Família Brady, Tudo em Família ou A Família Dó-Ré-Mi. Inclusive, uma referência nítida é a casa reformulada de Wanda e Visão, que parece a casa de A Família Brady.

Imagem de capa do item

Mais hexágonos

Se você leu a lista com os easter-eggs dos dois primeiros episódios, deve se lembrar que falamos um pouquinho sobre a simbologia dos hexágonos e como eles pareciam presentes demais na abertura e no encerramento dos episódios. Já no terceiro, isso volta à tona com a abertura, que mostra a vida de Wanda e Visão através de vários hexágonos.

Aliás, o terceiro episódio também não apresenta um clássico encerramento como os dois anteriores, já que a cena apenas faz uma transição suave entre o que acontece em Westview e o que vemos fora da cidade. Isso pode ser apenas uma escolha para o final, mas também pode mostrar como a realidade perfeita de Wanda está se dissolvendo.

Imagem de capa do item

Gravidez maluca

No final do episódio anterior, já tínhamos visto que Wanda Maximoff aparecia magicamente grávida. No terceiro, essa concepção fica ainda mais abstrata e maluca quando vemos o processo de gravidez da heroína. Tudo acontece muito rápido e ela inclusive parece "criar" outro filho apenas para agradar o Visão, formando uma família perfeita.

Nas HQs, o processo é bem similar. A Feiticeira Escarlate cria seus filhos a partir do fragmento da alma de Mephisto - que muitos acreditam que ainda aparecerá na série. Ela dá a luz em questão de horas, enquanto todo o parto é marcado por explosões e descontroles de seu poder, algo presente (de forma cômica) ao longo do episódio.

Imagem de capa do item

Pane no sistema, alguém me desconfigurou

Um momento que fez muitos ficarem curiosos se dá quando o Visão parece cair em si e fala com Wanda Maximoff sobre como tudo está errado e sinistro. Na hora, temos um corte brusco e a cena retrocede alguns segundos, antes do sintozoide começar seu discurso agourento. Algo parecido já havia aparecido no episódio anterior, na cena do apicultor.

Essa é uma forma bem simples de mostrar os poderes de alteração da realidade da Feiticeira Escarlate. Coisas parecidas já aconteceram nos quadrinhos, ainda que não com a Wanda. Por exemplo, personagens como Deadpool e Gwenpool são conhecidos por "pular" páginas ou apenas reescrever cenas que não gostam em suas próprias HQs.

Imagem de capa do item

Novo comercial

Mantendo a tradição dos dois episódios anteriores, temos um novo comercial no meio de WandaVision. Dessa vez, se trata de um sabão da HIDRA, dando uma nova pista sobre os traumas e medos de Wanda. Inclusive, há quem acredite que o homem e a mulher presentes em todos os comerciais até agora podem ser os falecidos pais de Wanda e Pietro.

A cena ainda carrega consigo outro significado mais próximo das HQs devido ao slogan do produto: "Encontre a deusa interior". Muitos especulam que isso é uma pista para os poderes místicos da Feiticeira Escarlate, que ainda não foram explorados no cinema mas podem passar a ser representados já em WandaVision.

Por outro lado, a cena pode ter trazido uma referência bem inteligente a Agentes da S.H.I.E.L.D.. No quarto ano da série, em uma realidade virtual, vemos Phil Coulson como um professor que teoriza sobre o impacto da HIDRA no mundo e inclusive fala sobre como a organização criou um tipo de sabão que controla mentes.

Imagem de capa do item

Billy e Tommy

Ao longo do episódio, temos uma discussão recorrente entre Wanda Maximoff e o Visão, enquanto tentam nomear seu filho (já que, no início, Wanda está grávida apenas de um bebê). Vemos que o Visão batiza Billy em homenagem a William Shakespeare, enquanto Wanda procura um nome mais casual como Tommy.

Eventualmente, nascem duas crianças e eles não precisam mais brigar pelo nome. Os fãs sabem muito bem quem são os filhos da Feiticeira Escarlate e como eles fazem parte dos Jovens Vingadores. Curioso, no entanto, é a cena em que o Visão cita uma frase bem reconhecida de Shakespeare: "O mundo é um palco. Homens e mulheres, meros atores".

Imagem de capa do item

Pietro e Ultron

A série continua transitando muito bem entre a comédia e o drama, dessa vez explorando mais da tragédia familiar e da origem de Wanda Maximoff. Ao conversar com Monica/"Geraldine", ela relembra que já teve um irmão chamado Pietro. A vizinha então fala sobre como Pietro foi morto por Ultron, o que revolta e perturba Wanda.

Aliás, nessa mesma cena, Wanda canta em Sokoviano para seus filhos - e o curioso aqui é que a canção só foi traduzida no Disney+ na legenda em português brasileiro. Na canção, ouvimos: "Eu esperei por vocês / E este dia chegou / Meu coração se tornou um lar cheio de luz / Cheios de Luz. Bonito, não?

Imagem de capa do item

S.W.O.R.D.

Quando Wanda Maximoff surta por completo com sua vizinha "Geraldine" - que, na verdade, é Monica Rambeau com uma identidade falsa -, uma das primeiras coisas que a heroína nota é o cordão usado pela mulher, que carrega um pingente de uma espada. Assim, fica nítido que Monica está associada à S.W.O.R.D..

A S.W.O.R.D. é uma organização que monitora ameaças do espaço nas HQs. Na série, o contexto da empresa parece ter sido modificado, de forma que eles supervisionam tudo o que pode ser descrito como "armas". É a primeira vez que vemos que Monica está associada à agência na série, por mais que isso já tivesse ficado claro pelos trailers e pela divulgação.

Imagem de capa do item

O Show de Wanda

Ao fim, quando Monica é atirada de Westview para fora, em uma rajada violenta de energia de Wanda Maximoff, nós podemos ver agentes da S.W.O.R.D. se unindo ao redor da mulher, enquanto ao lado temos uma fortaleza totalmente isolada e vigiada, que é exatamente onde estão acontecendo todos os eventos de WandaVision.

Isso mostra como existe um "campo" no qual as leis do tempo e do espaço não funcionam bem e cujo epicentro é a própria Feiticeira Escarlate. Pelo visto, algumas pessoas são mandadas em expedição para dentro da cidade, mas ninguém consegue sair - como o médico deixa implícito em uma conversa com o Visão.