Capa da Publicação

Os 14 melhores vilões do Universo Cinematográfico da Marvel!

Por Equipe Legião dos Heróis

Desde que estreou, em 2008, o Universo Cinematográfico da Marvel nos trouxe bons vilões, seja nos seus filmes ou seriados.

Ainda que o primeiro “vilão multifilmes” tenha aparecido apenas em 2012, com Loki em Os Vingadores, após sua participação em Thor, as produções da Marvel Studios tem se esforçado para apresentar bons inimigos para os heróis, por mais que eles nem sempre tenham conseguido um resultado memorável.

Mas, felizmente, alguns se destacaram!

Comemorando a estreia de Vingadores: Guerra Infinita, e também os 10 anos do chamado “MCU”, a Legião dos Heróis fez uma votação entre seus redatores, editores, designers, entre outros, para eleger os maiores vilões da Marvel nos cinemas e TV!

Confira o resultado, a seguir, em ordem decrescente.

Imagem de capa do item

A votação

Vale avisar que, para esta lista, foi realizada uma votação entre os integrantes da redação da Legião dos Heróis. Cada um teve a oportunidade de votar em seus dez vilões favoritos, incluindo personagens do cinema e da televisão, e o resultado encontra-se presente aqui.

Como alguns dos vilões receberam uma quantidade igual de votos, deixamos mais de um ocupando posições idênticas - motivo pelo qual a lista tem 14 escolhas em vez de apenas 10. Para diferenciá-los, optamos apenas por separar através da ordem alfabética do nome de ação de cada personagem.

Imagem de capa do item

10 - Boca de Algodão

A décima posição da lista começa com Boca de Algodão, Cornell Stokes, visto na primeira temporada de Luke Cage, da Netflix.

A presença de Boca de Algodão no seriado foi tão marcante e ameaçadora, que há quem diga que o seriado perde bastante, depois do momento em que não conta mais com sua presença. O mafioso, realmente, deu um exemplo de como ser um vilão urbano.

Imagem de capa do item

10 - Dormammu

Ainda na décima colocação, Dormammu deu algum trabalho ao Doutor Estranho em seu filme solo, como um grande ser dimensional, com poderes demoníacos, capaz de aniquilar toda a existência.

Tudo bem, vimos pouco de Dormammu, de fato, e ele é confrontado apenas no final da aventura, com uma cena até bem engraçada. Ainda assim, se não fosse a genialidade de Stephen Strange, o ser teria escapado para nosso plano e dominado o mundo facilmente.

Imagem de capa do item

10 - Grant Ward

Outro que dominou a votação para o décimo lugar foi Grant Ward, de Agents of S.H.I.E.L.D., ao lado de outros vilões que apareceram por lá.

Ward teve um histórico incrível: começou como o mocinho típico padrão, mas logo foi revelado como agente infiltrado da HYDRA, desestabilizando a confiança de sua equipe, com quem manteve profundas ligações durante a primeira temporada quase toda.

Com o tempo, Ward foi se tornando aquele “vilão que adoramos amar”, com situações que beiravam a linha tênue entre amor e ódio.

Imagem de capa do item

10 - Ulysses Klaue

Ulysses Klaue, ou Garra Sônica, é um daqueles desgraçados que só quer ver o circo pegar fogo. Na verdade, ele até tem seus motivos, mas geralmente envolvem dinheiro e fechar bons negócios mundo afora.

O problema é que Klaue não mede escrúpulos para isso. O vilão já deu trabalho aos Vingadores e também ao Pantera Negra, em momento mais específico. Apesar de não ser muito parecido com sua versão nos quadrinhos, ele tem aspectos muito interessantes.

Imagem de capa do item

10 - Zemo

Zemo, que aqui não é Barão, é o último empatado em décimo lugar entre os vilões. Infelizmente vimos pouco de suas ações, durante os fatos ocorridos em Capitão América: Guerra Civil, mas, ainda assim, ele conseguiu ser um vilão ameaçador.

Como um humano normal, Zemo teve sucesso ao colocar duas equipes de heróis, uma contra a outra, apenas manipulando suas vítimas.

Zemo foi o responsável por subir o nível dos vilões da Marvel nos cinemas.

Imagem de capa do item

9 - Thanos

Thanos ainda nem surgiu em toda sua glória, já que veremos todos os detalhes e o vilão em ação em Guerra Infinita, mas ele é o mestre por trás de todas as marionetes, desde os primeiros filmes da Marvel.

Após surgir em Os Vingadores, Thanos sempre apareceu, de alguma forma, com seu tom ameaçador e apenas tentando manipular a forma com que as Joias do Infinito mudavam de mãos entre um filme e outro.

Por mais que não tenhamos visto em plena ação antes do filme em si, Thanos já deixou sua marca.

Imagem de capa do item

8 - Aida

Aida, ou Artificial Intelligent Digital Assistant, era uma MVA, ou Modelo de Vida Artificial, uma espécie de robô que se parece com humano, feito a partir de um conceito muito utilizado nos quadrinhos Marvel.

Criada por Holden Radcliffe, para ser uma guardiã de um antigo programa da S.H.I.E.L.D., Aida se envolve com os agentes da equipe de Phil Coulson, até que cria uma ilusão onde ela é a Madame Hydra, por meio de seu relacionamento com Leo Fitz.

Com o tempo, ela dá muito mais trabalho do que se espera e chega a criar outros LMDs, para tentar dominar seus inimigos, tornando-se uma adversária formidável.

Imagem de capa do item

7 - Hela

A grande vilão de Thor: Ragnarok, que talvez nem dê para classificar desta forma. Hela é a divindade da morte que também faz parte da família de Thor e Loki. Ela retorna a Asgard para assumir sua herança entre os divinos nórdicos, mas é confrontada por todo o exército Asgardiano.

Hela é responsável pela maior derrotar que Thor sofreu na vida, ao lado de Loki. Além disso, ela é uma das poucas vilãs que não termina a história morrendo – não necessariamente.

Imagem de capa do item

6 - Caveira Vermelha

Um dos grandes vilões esquecidos do MCU, o Caveira Vermelha fez o Capitão América suar na Segunda Guerra Mundial.

Detentor do Cubo Cósmico, ou melhor, do Tesserato, o Caveira quase conseguiu vencer o herói, com toda sua astúcia e planos malignos, mas acaba na pior.

Além de ser um dos grandes vilões nos quadrinhos, marcou uma boa presença nos cinemas.

Imagem de capa do item

5 - Abutre

De maneira que ninguém esperava, o Abutre se tornou um ótimo antagonista para o Homem-Aranha em Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Bandido experiente, com bons conhecimentos mecânicos e com uma pose ameaçadora na medida certa, Adrian Toomes se mostrou uma escolha acertada para ser a ameaça do primeiro filme do Teioso sob o guarda-chuva do Marvel Studios.

Imagem de capa do item

4 - Kilgrave

Por mais que seja um vilão extremamente detestável e odioso, Kilgrave foi um dos grandes atrativos da primeira temporada de Jessica Jones.

O vilão, que nos quadrinhos também é chamado de Homem-Púrpura, tem o poder de controlar os outros apenas por meio das palavras. Nos gibis, ele já derrotou todos os Vingadores de uma vez.

Sua ameaça contra Jessica é enorme e constante – isso quando não vai além, graças ao relacionamento passado que os dois tiveram.

Imagem de capa do item

3 - Rei do Crime

Wilson Fisk, o Rei do Crime. Ele já teve uma boa encarnação nos cinemas, no filme do Demolidor, mas sua versão para o seriado do herói, na Netflix, conseguiu não apenas igualar, mas também superar o anterior.

O Rei do Crime da série é problemático, perturbado e também ameaçador e digno de sua posição. Tanto que, não por um acaso, é um dos vilões que está presente em mais de uma temporada dos seriados Marvel-Netflix.

Imagem de capa do item

2 - Erik Killmonger

Praticamente dispensando comentários, Erik Killmonger, o Jaguar Dourado, quase nem é considerado vilão no filme do Pantera Negra.

Killmonger é, de maneira legítima, um antagonista ao herói. Ele tem seus motivos legítimos para fazer o que faz e, de fato, alcança suas metas.

Tão marcante que foi um dos assuntos mais comentados, quando o Pantera estava nos cinemas – mais até que o próprio herói.

Imagem de capa do item

1 - Loki

O que dizer de Loki?

O vilão mais votado em nossa eleição interna, Loki é, verdadeiramente, aquele inimigo que balança nossos corações. Não por um acaso, já que é aquele que mais aparece, entre os filmes da Marvel.

Ele foi uma enorme ameaça em Os Vingadores, de fato. Perturbou o Thor durante outros filmes, é claro. Mas, com o tempo, vimos suas nuances nascerem, crescerem e depois murcharem.

Como o Deus da Trapaça, Loki fez justiça a seu posto em diversos momentos. Apesar de, em alguns casos, pender para o lado do bem e ajudar sua família, ele sempre dá um jeito de sair por cima de todos.

Imagem de perfil
Equipe Legião dos Heróis

"Você já dançou com o demônio sob a luz do luar?"