Os 10 vilões mais carismáticos da Marvel!

Capa da Publicação

Os 10 vilões mais carismáticos da Marvel!

Por Gus Fiaux

Nessa lista, separamos dez vilões do Universo Marvel que são conhecidos pelo seu carisma – o que não significa que eles precisem ser “amigáveis”, apenas que sua reputação o deixa com tantos fãs quanto os heróis, seja dentro desse universo ou no mundo real.

Imagem de capa do item

Venom

Possivelmente um dos mais populares inimigos do Homem-Aranha, Venom inicia essa lista pela forma como ele foi entregue aos fãs, gerando um personagem único e reconhecível em qualquer mídia que seja. Seu carisma é tão forte que ele passou a gostar de fazer o bem, às vezes, tornando-se uma espécie de anti-herói.

Posteriormente, o simbionte teve "descendentes", formando uma série absurda de criaturas como o Venom pelo Universo Marvel, enquanto o hospedeiro original, Eddie Brock, se tornou o Anti-Venom, um violento vigilante, porém, o Venom original continua intacto na memória dos fãs e de seus inimigos e aliados.

Imagem de capa do item

Kang

A facilidade do carisma de Kang, nos quadrinhos, se deve principalmente aos seus poderes e à forma que ele age no Universo Marvel: através de viagens no tempo, o que o permite ter mais de uma versão temporal distinta que conseguem interagir entre si.

Um dos vilões favoritos dos Vingadores, ele costumeiramente se alia à equipe para enfrentar algo pior, mas sempre está disposto a colocar em prática os planos de realização de sua dinastia temporal suprema.

Imagem de capa do item

Ultron

Um grande desafio, no universo dos quadrinhos, é transformar uma criatura artificial em algo que seja identificável com o público e possa ser mais do que apenas um robô mecânico e frio. E é algo que, através de várias séries e sagas, consegue ser idealizado com Ultron.

Ultron é uma inteligência artificial megalomaníaca que conseguiu, de fato, criar personalidade própria, com traços assassinos e destrutivos. Isso incute uma certa humanidade ao personagem, por mais que ele a abomine, e o fato dele possuir um grande Complexo de Édipo, por exemplo, o torna tão relacionável quanto qualquer outro vilão humano.

Imagem de capa do item

Encantor

De quase todos os inimigos do núcleo Asgardiano da Marvel, Encantor se sobressai com um carisma especial - afinal de contas, isso faz parte integral de seus poderes: fazer com que as pessoas se apaixonem por ela e permaneçam sobre seus encantos.

Através disso, ela estabelece uma forte conexão com seus rivais e com o público, e às vezes conseguimos até mesmo entender seus propósitos e motivos, por mais que também estejamos condicionados a adorá-la, mesmo quando ela está fazendo algo tenebroso.

Imagem de capa do item

Mefisto

O diabo está nos detalhes, e Mefisto é uma representação literal dessas palavras. Um grande inimigo por trás do Universo Marvel, ele sempre é uma ameaça constante aos personagens que cuidam do lado místico do universo.

Porém, conhecido por suas artimanhas, bajulações e pactos cuidadosamente armados, ele consegue passar a todos os seus inimigos um ar de confiança - embora todos saibamos que ele está preparando esquemas diabólicos -, enquanto age através das entrelinhas.

Imagem de capa do item

Fênix Negra

Não precisamos ir muito além para entender de onde surge o clamor da Fênix Negra em meio aos fãs: afinal de contas, ela é nada mais que a versão sombria de Jean Grey, consumida pelo poder enlouquecedor da entidade Fênix.

Por saberem que se trata de sua amiga, os próprios X-Men por vezes caem nos encantos da Fênix Negra, ao mesmo tempo que não conseguem enfrentá-la com toda sua força, por medo de ferir Jean. Já para os fãs, ela se tornou um dos ícones de vilania no Universo Marvel, ainda que apareça bem menos nas HQs que outros nomes nessa lista.

Imagem de capa do item

Thanos

Odiar o titã Thanos é fácil, afinal de contas, ele é um louco tirano obcecado com a morte. Porém, nos últimos anos, sua personalidade foi sendo amaciada, e aos poucos, desabrochando um pouco mais de suas origens e seu passado.

E quando descobrimos que ele é apaixonado pela Morte desde criança, porque ela sempre o rondou, é quando entendemos ainda mais o significado de sua obra perversa, e por mais que tudo que ele tenha feito seja repugnante, não dá para deixar de elogiar a grandiosidade do personagem e notar como suas fraquezas o afetam.

Imagem de capa do item

Loki

Meio-irmão de Thor, Loki sempre foi o deus das trapaças, e isso sempre o tornou um inimigo em potencial para a paz em Asgard. Era após era, ele cumpre seu papel tenebroso de influenciar os eventos que levam ao Ragnarok, ou seja, o "apocalipse" nórdico. E ano após ano, ele é derrotado por heróis, sejam míticos ou mortais.

O interessante de Loki - além dos cinemas, que ajudaram a popularizar o carisma do personagem - é a forma como ele é humanizado, e como suas várias versões apelam para questões diferentes - por exemplo, o Jovem Loki fazendo de tudo para jamais se tornar o Loki maligno das histórias de outrora.

Imagem de capa do item

Doutor Destino

Possivelmente o inimigo supremo do Universo Marvel, Destino é um vilão adorado por seus fãs, e também por toda a nação da Latvéria, onde, apesar de ser um ditador, trouxe paz e prosperidade em tempos tenebrosos.

Ele é puramente um homem da ciência e da magia, e possui um conhecimento vasto o suficiente para abarcar gerações. Contudo, seu ego inflado ainda perturba um pouco de seu carisma, embora ele consiga conquistar desde aliados no mundo heroico a fãs no mundo real.

Imagem de capa do item

Magneto

Há um grande questionamento filosófico nos quadrinhos a respeito do papel do vilão. O que acontece quando, apesar de seus métodos, o vilão está certo? Esse é um caso que se repete em Magneto, considerado por muitos o grande inimigo/aliado dos X-Men.

A partir de sua história, podemos compreender a origem do vilão, e entender que seu ódio pela humanidade, por mais que seja algo ruim, é compreensível. Isso gerou uma série de discussões dentro da própria comunidade de fãs de X-Men, de forma que muitos torcem fielmente para Magneto e o consideram um herói.