Capa da Publicação

Os 10 momentos mais sombrios do Universo Cinematográfico da Marvel!

Por Gus Fiaux

Universo Cinematográfico da Marvel se firmou como uma das franquias mais family-friendly do cinema. Os filmes trazem heróis como o Capitão América e o Homem de Ferro, em grandes aventuras que podem ser apreciadas por toda a família. Mas isso não significa que não há espaço para momentos devastadores.

Em seus vinte filmes (até agora), a franquia já nos presenteou com alguns momentos bem densos e dramáticos, seja a morte de algum personagem ou algum evento muito trágico. E é pensando nisso que separamos, nesta lista, os 10 momentos mais sombrios dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel!

Créditos: Disney

Imagem de capa do item

A queda da Mansão Stark

Em que filme? Homem de Ferro 3

Quando Homem de Ferro 3 chegou aos cinemas, todos criticaram como o filme foi muito mal-vendido pelos trailers, que prometiam um longa sombrio e cheio de pesar. Por mais que o filme tenha sido o exato oposto disso, esse momento ainda marcou os fãs.

Quando Tony Stark revela o seu endereço em rede nacional para o Mandarim, ele não esperava que sua mansão fosse levada para o fundo da baía de Malibu. E, em poucos segundos, vemos a casa do Homem de Ferro, onde passamos três filmes, virando uma pilha de entulho.

Imagem de capa do item

A visão do Homem de Ferro

Em que filme? Vingadores: Era de Ultron

Ainda falando no Homem de Ferro, não podemos nos esquecer de uma das cenas na abertura de Vingadores: Era de Ultron. Aqui, o herói é manipulado mentalmente pela Feiticeira Escarlate, que usa seus poderes para desestabilizá-lo.

Na cena, Tony Stark acaba tendo um vislumbre de um futuro onde todos os seus amigos estão à beira da morte, enquanto um exército de Chitauri invade a Terra. Pode ser apenas uma visão, mas certamente traz um dos vislumbres mais desoladores do UCM.

Imagem de capa do item

"Não me viu chegando?"

Em que filme? Vingadores: Era de Ultron

O Mercúrio pode não ser o membro mais memorável ou carismático dos Vingadores. Contudo, quando ele deu a vida para salvar o Gavião Arqueiro em Era de Ultron, isso fez com que os fãs ficassem revoltados e chocados com a perda de um herói que havia acabado de se apresentar.

A cena tem um teor ainda mais tenso quando pensamos na perspectiva da Feiticeira Escarlate, que sente em sua alma a morte do irmão, e tem um grande colapso. Até hoje, os fãs ainda não se recuperaram da morte, e imploram para que o herói seja ressuscitado.

Imagem de capa do item

A cisão dos Vingadores

Em que filme? Capitão América: Guerra Civil

Por mais que a Guerra Civil dos cinemas não seja inteiramente fiel à dos quadrinhos, a essência do evento se manteve: a queda dos Vingadores, divididos por um embate ideológico e por uma caçada física, que levou os dois lados da batalha a extremos impensáveis.

Tudo do terceiro ato do filme é desesperador, desde a revelação da morte de Howard e Maria Stark ter sido causada pelo Soldado Invernal à batalha final entre o Capitão América e o Homem de Ferro, que representa uma ruptura na amizade e no companheirismo dos heróis.

Imagem de capa do item

O plano de Ego

Em que filme? Guardiões da Galáxia Vol. 2

Os Guardiões da Galáxia certamente protagonizam a franquia mais divertida e excêntrica da Marvel, aliando um bom-humor à ação sem limites. Sendo assim, quando os momentos sombrios chegam, eles são bem mais sentidos em meio à selva de cores e alegria.

Isso acontece no segundo filme da equipe, quando Ego revela seu plano ao Senhor das Estrelas. Descobrir que ele quer dominar boa parte do universo e causar um genocídio em massa não é nada demais - perto da revelação de que ele já matou dezenas de seus próprios filhos.

Imagem de capa do item

A morte de Yondu

Em que filme? Guardiões da Galáxia Vol. 2

Outro momento bem denso do segundo filme da equipe se dá quando Yondu, o "pai adotivo" de Peter Quill, se sacrifica para salvá-lo, dando-lhe o último jato portátil e equipamento de respiração que lhe restam, enquanto lentamente morre sufocado nos braços do herói.

Por mais que já tenhamos visto a "morte" de Groot no primeiro filme, a cena foi mais fofa e emocionante do que trágica, e depois de acompanhar todo o arco de Yondu no segundo filme, sua morte soa como uma redenção desoladora de um anti-herói adorável.

Imagem de capa do item

O Abutre mostra suas garras

Em que filme? Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Nem sempre morte e destruição são o foco das cenas mais sombrias do cinema. Algumas vezes, trata-se do puro pavor, como o sentido por Peter Parker ao descobrir que o pai de Liz Allan é, na verdade, o seu grande inimigo alado, o Abutre.

A cena em que Peter percebe isso, na casa de Liz, é divertida e rende boas risadas. No entanto, quando Adrian Toomes percebe que Peter é o Homem-Aranha e começa a conversar com ele antes do baile de formatura, só pudemos ficar com a espinha arrepiada e preocupados pelo herói.

Imagem de capa do item

A destruição de Asgard

Em que filme? Vingadores: Guerra Infinita

Na Fase 3, testemunhamos a queda do Reino Dourado. Se em Thor: Ragnarok vimos o mundo de Asgard sendo destruído no fogo ardente do demônio Surtur, os habitantes não seriam poupado com a chegada de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita.

Toda a cena de abertura do filme é assustadora, conforme vemos a nave de resgate destroçada pela chegada do Titã Louco e sua Ordem Negra. Depois disso, as coisas ficam ainda piores, com a morte de personagens que conhecemos há anos, como Loki e Heimdall.

Imagem de capa do item

Uma alma pela Joia da Alma

Em que filme? Vingadores: Guerra Infinita

Falando em morte, é importante dizer que a quantia de sangue derramado em Guerra Infinita não é pequena. Uma das mortes que mais nos pegou de surpresa foi quando Thanos precisou sacrificar Gamora, a única filha que ele já amou.

O Titã Louco comete tal atrocidade para que possa recuperar a Joia da Alma no planeta Vormir. A sequência tem um peso muito grande justamente por afetar o psicológico do próprio vilão - e ganha uma dimensão a mais quando vemos a pequena Gamora dentro da Joia, no fim do longa.

Imagem de capa do item

Dizimação

Em que filme? Vingadores: Guerra Infinita

Sem dúvidas, o momento mais trágico do terceiro filme dos Heróis Mais Poderosos da Terra se dá quando Thanos, para a surpresa de todos, consegue concluir seu plano de recuperar as seis Joias do Infinito, assassinando metade do universo para salvar a outra metade.

Ainda não superamos os momentos devastadores ao ver os heróis sendo transformados em poeira cósmica. De todas as cenas, a mais dolorosa sem dúvidas é a do Homem-Aranha, que parte nos braços de Tony Stark, enquanto implora para não morrer.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux