Capa da Publicação

Os 10 melhores heróis adolescentes da Marvel!

Por Gus Fiaux

Marvel sempre foi tida como uma editora mais jovem, principalmente por conter personagens facilmente identificáveis com seu público. Em sua origem, o Homem-Aranha e os X-Men eram personagens que se comunicavam com a juventude americana e mundial. E, como a editora continua investindo pesado nisso, aqui estão os 10 melhores heróis adolescentes da Marvel!

Para esta lista, estamos contando os melhores adolescentes heroicos da Marvel. Contudo, não estamos admitindo personagens como Peter Parker, Kitty Pryde ou X-23, pelo simples fato de que eles já são adultos nas HQs. Aqui, temos apenas heróis que são adolescentes atualmente.

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Nova (Sam Alexander)

Embora Richard Rider ainda seja o Nova mais reconhecido no coração dos fãs, Sam Alexander têm sua popularidade aumentada a cada dia - e isso não apenas pelo visual mais "atualizado" do personagem, mas também porque ele tem se transformado em um ótimo personagem a cada aparição.

Surgido mais ou menos durante os eventos de Vingadores vs X-Men, o personagem não tardou a ganhar suas próprias histórias, e desde então, vem no crescente positivo, se tornando um digníssimo sucessor do manto do Foguete Humano. Ele já lutou ao lado dos Vingadores, e atualmente é uma das peças essenciais dos Campeões.

Imagem de capa do item

Vespa (Nadia Pym)

Falando em personagens que assumiram mantos de heróis anteriores, a nova Vespa também tem sido uma das figuras mais importantes da nova geração da Casa das Ideias - e provando que passado e futuro podem sim andar de mãos dadas, já que ela trabalha ao lado de sua "madrasta", Janet Van Dyne.

Nadia Pym pode ter surgido do nada há pouco tempo, mas ela já se mostrou digna de estar lutando ao lado de grandes figuras do mundo heroico - enquanto ainda tem tempo de realizar suas próprias missões, enfrentando a IMA e uma série de cientistas malucos. Além disso, ela é inteligentíssima, fazendo frente ao legado de seu pai.

Imagem de capa do item

Coração de Ferro (Riri Williams)

Mesmo tendo recebido muito ódio por parte dos fãs, Riri Williams veio para provar seu lugar como Coração de Ferro. Afinal de contas, ela tem um potencial que é para poucos. Formada no MIT aos 15 anos de idade, ela foi escolhida pelo próprio Tony Stark para "herdar" o legado do Homem de Ferro.

Assumindo a armadura tecnológica logo após a "morte" de Stark em Guerra Civil II, ela esteve presente em diversos eventos definidores para o Universo Marvel, e mesmo após o retorno de seu "mentor", ela continua disposta a salvar o mundo, enquanto traz soluções inteligentes para a melhoria do mundo.

Imagem de capa do item

Garota-Esquilo

Ainda que já esteja na ativa há muito tempo, Doreen Green continua sendo representada e tratada como uma adolescente - e por conta disso, merece seu lugar nesta lista. A Garota-Esquilo pode parecer ridícula à primeira vista, mas todos precisamos lembrar que ela já foi capaz de derrotar o Thanos.

Aliada de Mindinha, seu esquilo de estimação, ela vive as aventuras mais malucas, seja sozinha ou junto dos Vingadores Centrais. Por outro lado, ela assume a seriedade de suas responsabilidades, e já integrou os Novos Vingadores. O trunfo aqui é que, apesar de ser uma super-heroína, ela não esquece de viver sua vida heroica com bom humor.

Imagem de capa do item

Jean Grey

Quando a Marvel anunciou a ideia de trazer os X-Men originais do passado para o presente, boa parte dos fãs não acharam que isso seria uma boa ideia. E embora a recepção dos Novíssimos X-Men continue majoritariamente negativa, não há como negar a evolução que Jean Grey passou nos quadrinhos.

Decidida a se afastar do legado de sua contraparte temporal, ela fugiu das garras da Fênix e conseguiu até mesmo o posto de liderança da Equipe Azul dos Filhos do Átomo, enquanto descobre poderes cada vez mais formidáveis, e luta em prol da sobrevivência mutante e da vida de seus amigos.

Imagem de capa do item

Fugitivos

Tudo bem que os Fugitivos já estão fazendo sua transição da vida adolescente para a vida adulta, mas eles ainda tem um espírito muito jovial - e alguns membros da equipe ainda são bem novos. Eles têm um histórico bem diferente de todos os outros heróis dessa lista, já que são filhos dos vilões do ORGULHO.

Nas HQs, eles já passaram por maus bocados. Alguns membros inclusive foram parar em uma ilha onde eram obrigados a matar outros heróis juvenis para poderem sobreviver - e ainda assim, se mantém unidos, nos lembrando que, às vezes, família somos nós que escolhemos. Ah, e não tinha como eles não estarem nesta lista tendo Alfazema como mascote.

Imagem de capa do item

Gaviã Arqueira (Kate Bishop)

Quando Clint Barton morreu, ao fim de Vingadores: A Queda, o mundo sentiu falta de um Gavião Arqueiro. Isso até os Jovens Vingadores apresentarem Kate Bishop, uma mulher decidida, inteligente, independente e impressionante.

Mesmo quando Clint voltou dos mortos, a personagem tinha sido tão consolidada que permaneceu com o manto, e posteriormente foi até treinada por ele. Ela já viveu diversas aventuras solo, e continuamente se mostra uma heroína muito f*da. Agora, resta saber qual será seu espaço no futuro da editora - e quem sabe, nos cinemas.

Imagem de capa do item

Wiccano e Hulkling

É quase impossível separar esse casal tão querido pelos fãs. Wiccano e Hulkling surgiram junto com os Jovens Vingadores, mas sua jornada heroica não estacionou na equipe. Eles continuaram a fazer suas missões, e se juntaram, ainda que brevemente, aos Novos Vingadores do Mancha Solar.

Billy Kaplan e Teddy Altman são personagens em constante evolução, descobrindo mais sobre suas origens e seus poderes. Além disso, eles são filhos de dois Vingadores importantíssimos - a Feiticeira Escarlate, para Billy e Mar-Vell, no caso de Teddy. Além disso, eles sempre apoiam um ao outro e são fenomenais em batalha, o que torna impossível colocá-los separados aqui.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha (Miles Morales)

Surgido no Universo Ultimate logo após a morte do Peter Parker dessa realidade, Miles Morales veio para assumir o lugar do Homem-Aranha, e logo se tornou um personagem tão popular que, ao fim do ano, vai receber seu próprio filme. E ele é uma figura muito interessante de ser analisada.

Embora mantenha vivo o legado do Amigão da Vizinhança, Miles é um personagem muito diferente. Tendo suas raízes em uma família negra e latina, ele tem muito a acrescentar ao abordar temas étnicos - e também é um personagem com poderes e personalidade bem diferente de Parker. Isso seja sozinho ou ao lado dos Vingadores e Campeões.

Imagem de capa do item

Miss Marvel (Kamala Khan)

Em primeiro lugar, não podemos colocar outro que não fosse Kamala Khan, a Miss Marvel. A heroína veio, para essa geração, como Peter Parker veio para a juventude da década de 60. Uma heroína atual, moderna e que representa os conflitos de um mundo integrado e globalizado.

Em suas histórias, Kamala transpira adolescência. Ela tem seus dramas amorosos, seus problemas no colegial e até mesmo algumas discussões com seus pais. Tudo é ainda mais amplificado pela questão cultural, por ela ser uma menina muçulmana. É a prova de que inclusão funciona sim nas HQs, e que o futuro é cada vez mais diverso.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux