Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes do Universo Cinematográfico da Marvel!

Por Equipe Legião dos Heróis

É isso! Finalmente, após dez anos de espera, os fãs finalmente terão a oportunidade de testemunhar o maior crossover de todos os tempos, graças a Vingadores: Guerra Infinita. Foram dezoito filmes pavimentando o caminho até aqui, e agora, a Legião dos Heróis elegeu seus fez longas favoritos do Universo Cinematográfico da Marvel. 

Então prepare-se para relembrar essa jornada com os 10 melhores filmes do UCM, mostrando todo o império que a Marvel Studios criou com seus personagens, que se tornaram mais do que super-heróis para representar novos ícones absolutos da cultura pop!

Créditos: Disney

Imagem de capa do item

A Votação

Para esta lista, foi realizada uma votação entre todos os integrantes da redação da Legião dos Heróis. Cada um teve a oportunidade de votar em seus cinco filmes favoritos, e o resultado encontra-se presente aqui.

Como alguns filmes receberam uma quantidade igual de votos, deixamos mais de um ocupando posições idênticas. Para diferenciá-los, optamos apenas por separar através da ordem de lançamento de cada filme.

Imagem de capa do item

5º. Capitão América: O Primeiro Vingador

Inaugurando esta lista em quinto lugar, temos a primeira aventura solo do Sentinela da Liberdade, que, de muitas maneiras, serviu para concretizar o caminho até a reunião dos Vingadores. Lançado há quase sete anos, Capitão América: O Primeiro Vingador fez com que o mundo conhecesse Steve Rogers da melhor forma possível.

É um longa muito diferente de tudo que o UCM já apresentou desde então, principalmente por sua ambientação durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, foi o filme que nos introduziu as Jóias do Infinito, graças à presença do Tesseract. É um longa inspirador e patriótico, assim como o Capitão América sempre foi.

Imagem de capa do item

5º. Homem-Formiga

A Marvel se especializou em fazer comédias de ação, e isso pode ser visto em vários títulos do estúdio, desde Guardiões da Galáxia até Thor: Ragnarok. E um dos filmes que mais lida bem com isso é Homem-Formiga, a divertida história de origem de Scott Lang, que também apresenta um filme de assalto.

Ainda em quinto lugar segundo a redação, o longa apresentou um novo personagem de forma brilhante, nos deixando ansiosos para sua participação em Guerra Civil e outros longas do UCM. Além disso, é o filme que prova como o estúdio pode dar a volta por cima, ainda mais depois de todos os problemas que ele teve em sua produção, com a saída de Edgar Wright e a entrada de Peyton Reed.

Imagem de capa do item

5º. Guardiões da Galáxia Vol. 2

Após o sucesso irremediável do primeiro filme, os desajustados espaciais vieram para uma nova aventura em Guardiões da Galáxia Vol. 2, que chegou aos cinemas no ano passado. O longa se aprofunda na mitologia cósmica da Marvel e mostra como James Gunn conhece a fundo esses personagens e sua importância nesse universo.

O filme toma uma decisão bem curiosa ao trazer "núcleos" separados para a equipe, que provoca interações inesperadas e divertidas entre os personagens, além de trazer um vilão marcante na figura de Ego, o Planeta Vivo. Outro fator que deve ser levado em consideração são os efeitos visuais, mais perfeitos do que nunca!

Imagem de capa do item

5º. Thor: Ragnarok

A redenção chega para todos, até mesmo para o Deus do Trovão. Após dois filmes fracos, o Filho de Odin finalmente teve a oportunidade de mostrar sua dignidade em Thor: Ragnarok, um filme que deixa de lado a pressão e apresenta uma aventura despretensiosa, cômica e divertida, enquanto também traz à tona vários outros personagens como Loki, Hulk e Valquíria.

Ragnarok é um atestado de como a Marvel está no controle de suas franquias, e consegue inovar sem deixar de lado a base dos quadrinhos, seja no próprio evento apocalíptico que dá nome ao filme ou na "adaptação" de sagas como Planeta Hulk. E o maior destaque aqui é a homenagem ferrenha a Jack Kirby, um dos maiores quadrinistas de todos os tempos.

Imagem de capa do item

4º. Capitão América: Guerra Civil

Em quarto lugar, apresentamos o filme onde tudo ruiu. Capitão América: Guerra Civil veio para fechar com chave de ouro a trilogia do herói, e mostrou o conflito ideológico e emocional que partiu os Vingadores ao meio, e instaurou os Acordos de Sokóvia. Um longa verdadeiramente intenso e cheio de surpresas.

Ele possui a brilhante cena do aeroporto, que é até hoje vista como uma das melhores batalhas do Universo Cinematográfico da Marvel, e de quebra, ainda nos trouxe uma nova versão do Homem-Aranha, muito bem recebida pelo público, e o Pantera Negra, que se tornou rapidamente nosso super-herói favorito.

Imagem de capa do item

3º. Homem de Ferro

O filme que deu origem a tudo! Lançado em 2008, Homem de Ferro foi o primeiro capítulo de uma geração, e não faria sentido dispensá-lo desta lista. O longa é um triunfo da Marvel Studios, ainda mais considerando que ele foi gravado com seu roteiro ainda incompleto, levando vários atores a improvisarem seus diálogos e ação.

E ainda assim, o resultado se mantém à altura da qualidade atual, apresentando Robert Downey Jr. no papel do excêntrico e tumultuado Tony Stark, enquanto também tivemos a fundação de vários elementos recorrentes do UCM, como a S.H.I.E.L.D.. Destaque também para o elenco coadjuvante, sobretudo o Monge de Ferro, interpretado com maestria por Jeff Bridges.

Imagem de capa do item

3º. Os Vingadores

Empatado em terceiro lugar, temos a maior reunião de super-heróis já vista nos cinemas - até quinta-feira, pelo menos. Os Vingadores é a coroação de uma era, e o filme que provou que tudo era possível no reinado de Kevin Feige. É o crossover de quatro franquias diferentes, e abriu o terreno para que muitas mais surgissem a partir dele.

Com uma trama simples e um foco muito grande na ação e na interação dos personagens, Os Vingadores é o longa que mostra porque precisamos de super-heróis, e contém uma das maiores batalhas já vistas na história do cinema. Se Guerra Infinita conseguir ficar à altura desse filme, já estamos mais do que felizes e satisfeitos.

Imagem de capa do item

3º. Guardiões da Galáxia

Finalizando a terceira posição, apresentamos o longa que fez com que seus protagonistas passassem de personagens extremamente desconhecidos a alguns dos maiores jogadores da Marvel em geral. Guardiões da Galáxia é a obra de um verdadeiro visionário, na forma de James Gunn, e é o filme mais divertido que o estúdio já nos proporcionou.

Combinando humor com ação criativa e uma trilha sonora de tirar o fôlego, Guardiões da Galáxia é um passo importantíssimo para o estúdio, por mostrar que qualquer franquia, por mais desconhecida que seja, caso tenha um planejamento e um preparo bom, pode render frutos muito importantes. Ah, e nem vamos falar de como o longa conseguiu nos fazer acreditar em uma árvore e um guaxinim falante...

Imagem de capa do item

2º. Capitão América: O Soldado Invernal

Premiando toda a trilogia do herói temos, em segundo lugar, Capitão América: O Soldado Invernal, que definitivamente conquistou seu lugar na lista dos melhores e mais importantes filmes de super-heróis de todos os tempos, além de ter trazido duas figuras icônicas para a Marvel: os queridos Irmãos Russo.

Um filme bem mais sério do que estávamos acostumados na franquia, Soldado Invernal é um primor do começo ao fim, trazendo algumas das melhores sequências de ação que já vimos no gênero, e uma trama que mudou consideravelmente o rumo do Universo Cinematográfico da Marvel, e tem suas repercussões sentidas até hoje.

Imagem de capa do item

1º. Pantera Negra

Pode ser um filme recente, mas seu sucesso é incontestável. Pantera Negra foi eleito pela redação da Legião dos Heróis como o melhor longa de todo o Universo Cinematográfico da Marvel. E com isso, só podemos dizer uma coisa: Vida longa ao Rei!

Falando sério, é o posto mais que merecido, já que o longa consegue ir muito além de ser apenas um filme de super-herói. É uma jornada pessoal para T'Challa e para todos ao seu redor, além de apresentar um dos melhores vilões que já vimos na franquia: o adorado Erik Killmonger. Por essas e outras, Pantera Negra é o filme mais adorado por aqui, e certamente um antecessor mais que digno para Vingadores: Guerra Infinita.

Imagem de perfil
Equipe Legião dos Heróis

"Você já dançou com o demônio sob a luz do luar?"