Os 10 melhores filmes de super-heróis de 2019

Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes de super-heróis de 2019

Por Equipe Legião dos Heróis

2019 foi um ano muito divertido para o cinema. Os filmes de super-heróis nunca estiveram tanto em alta, seja pelas adaptações das HQs da Marvel e da DC Comics ou até mesmo por produções independentes e originais. Não faltaram filmes incríveis com ação de tirar o fôlego.

Por isso, como já é de praxe, nós da equipe da Legião dos Heróis nos reunimos para votar nos 10 melhores filmes de super-heróis do ano. Para isso, nós votamos em nossos favoritos e o resultado você pode conferir por aqui!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

10º - Batman: Silêncio (Batman: Hush)

Todos os anos, a DC Comics lança diversas animações direto para DVD, e embora algumas passem despercebido, certamente não esquecemos de Batman: Silêncio, o filme que adapta um dos arcos mais populares e importantes da história do Cavaleiro das Trevas, em um filme que mistura suspense e mistério com super-heróis.

Embora tenha várias mudanças em relação ao material original, Batman: Silêncio conquistou os fãs por trazer à tona uma boa parte da mitologia do Homem-Morcego, além de apresentar o Charada como um grande e perigoso inimigo. Além disso, o filme também trabalha muito bem a relação entre Bruce Wayne e a Mulher-Gato.

Imagem de capa do item

9º - Hellboy

Mais de dez anos após o lançamento do último filme do Filho do Inferno, o Hellboy voltou aos cinemas em um novo longa, que serve de reboot para sua história e adapta diversos quadrinhos clássicos do personagem. A trama segue o diabo heroico enquanto ele tenta derrotar a poderosa Rainha de Sangue.

O filme definitivamente não caiu no gosto da crítica, mas certamente nos divertiu o suficiente para garantir seu lugar nesta lista. Com boas atuações e um humor divertido, é um filme que abordou uma nova faceta do Filho do Inferno - que por sua vez, foi muito bem interpretado por David Harbour. Bem que gostaríamos de ver uma sequência!

Imagem de capa do item

8º - Brightburn: Filho das Trevas (Brightburn)

Uma "adaptação" de terror do mito do Superman, o corajoso Brightburn: Filho das Trevas é outro filme que pode não ter caído bem aos olhos da crítica, mas que despertou uma grande atenção por parte do público. Escrito por James Gunn, o longa pega o "gênero" dos super-heróis e o distorce de uma forma bem mais sombria.

Com a ótima atuação de Elizabeth Banks, o longa conta a história de um menino alienígena que é criado por uma família do interior dos Estados Unidos. Porém, em vez de se tornar um símbolo de esperança e heroísmo, essa criança se prova um verdadeiro inimigo da humanidade, disposto a matar todos em seu caminho...

Imagem de capa do item

7º - Capitã Marvel (Captain Marvel)

Neste ano, vimos a ascensão de uma nova heroína nas telonas. Mesmo com ameaças de boicote e muito choro de uma parcela da população nerd, a Capitã Marvel prevaleceu, com um sólido filme de origem e sua participação mais que especial em Vingadores: Ultimato. A heroína teve um ano forte, e tudo começou aqui.

O longa chamou a atenção não apenas pela heroína, mas também por introduzir no Universo Cinematográfico da Marvel elementos importantíssimos, como os Skrulls e sua guerra milenar contra os Kree. É um filme bem-humorado e cheio de ação, que captura bem o estilo dos anos 90 e ainda nos permitiu ver um Nick Fury mais jovem.

Imagem de capa do item

6º - Vidro (Glass)

Após ter presenteado o mundo com seu assustador Fragmentado, o polêmico cineasta M. Night Shyamalan voltou aos cinemas com a conclusão de sua trilogia mais ambiciosa, no imprevisível Vidro. O filme desconstrói o "gênero" dos super-heróis de um jeito que só Shyamalan sabe fazer.

É um filme rico em subtextos e metáforas, além de apresentar três protagonistas muito poderosos. Apesar de não ser baseado em quadrinhos, é um dos longas do ano que mais captura a essência dessas histórias fantásticas, além de contar com as brilhantes interpretações de Samuel L. Jackson e James McAvoy.

Imagem de capa do item

5º - Homem-Aranha: Longe de Casa (Spider-Man: Far From Home)

2019 foi um ano polêmico para o Amigão da Vizinhança, já que por pouco ele não esteve fora de vez do Universo Cinematográfico da Marvel. Mas antes disso acontecer, o herói teve sua chance de brilhar no divertido Homem-Aranha: Longe de Casa, um filme que explora mais da vida de Peter Parker e o colocou contra um ardiloso vilão, o Mysterio.

Na trama, o herói parte de férias em uma viagem pela Europa, quando as coisas começam a ir de mal a pior com a chegada dos Elementais. Uma vez aliado da S.H.I.E.L.D., o aracnídeo precisa colocar sua vida pessoal nos trilhos. O filme capta muito bem a essência do herói, ainda que traga diversas mudanças para sua mitologia. O resultado é uma aventura deliciosa.

Imagem de capa do item

4º - Coringa (Joker)

Recheado de polêmicas e controvérsias, Coringa veio como um estouro, e certamente será lembrado nos próximos meses - principalmente na época das premiações. O filme de Todd Phillips é denso e sombrio, e mostra a ótica das adaptações de quadrinhos de uma maneira muito diferente do que nós estamos acostumados.

A história de Arthur Fleck é triste e cheia de momentos trágicos, até que ele deixa de ser "apenas mais um na multidão" para se tornar um dos criminosos mais conhecidos de todos os tempos. O filme possui vários méritos em sua parte técnica, além de contar com a brilhante atuação de Joaquin Phoenix como o icônico Palhaço do Crime.

Imagem de capa do item

3º - Shazam!

Abrindo o nosso pódio, está outro grande filme da DC Comics em 2019. Longe da seriedade de Coringa, a aventura de Shazam! é leve, descompromissada e divertida, ainda que carregada de emoção e momentos genuinamente tocantes. O filme passou meio batido em um ano com diversos lançamentos grandes, mas continua sendo nosso xodó.

A trama segue Billy Batson, um garoto que busca por seus pais enquanto recebe os poderes míticos de divindades antigas. Em sua luta, ele precisa enfrentar o perigoso Dr. Silvana e os Sete Pecados Capitais - enquanto reaprende o significado de família e descobre pessoas que estão dispostas a ajudá-lo em todos os momentos de sua vida.

Imagem de capa do item

2º - Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame)

No segundo lugar de nosso pódio, está o filme que fez muitos chorarem. Sequência dos eventos de Guerra Infinita, Vingadores: Ultimato é a conclusão e culminação de 10 anos de histórias do Universo Cinematográfico da Marvel. É um filme que carrega a essência dos Heróis Mais Poderosos da Terra, que precisam se unir para deter Thanos de uma vez por todas.

O filme não apenas reúne todos os heróis da Marvel Studios em uma batalha épica jamais vista na história do cinema, como também revoluciona todo o status quo do MCU, nos apresentando um pouco do futuro que está por vir. Além disso, o filme foi tão memorável entre o público que alcançou o posto de maior bilheteria de todos os tempos.

Imagem de capa do item

1º - Homem-Aranha no Aranhaverso (Spider-Man: Into the Spider-Verse)

Tudo bem que Homem-Aranha no Aranhaverso é, tecnicamente, um lançamento do ano passado. No entanto, como o filme só chegou aos cinemas brasileiros em janeiro de 2019, faz todo sentido que ele tenha sido eleito o melhor filme de super-heróis do ano. O longa trabalha a mitologia do Homem-Aranha como nenhum outro.

Porém, em vez de seguirmos Peter Parker como protagonista, conhecemos Miles Morales, um garoto que precisa vencer vários desafios pessoais para se provar como um herói - e para isso, ele será auxiliado por vários Homens-Aranha do Multiverso. Cheio de emoção e com uma animação mais do que espetacular, esse filme é uma obra-prima que merece ser lembrada sempre!