Os 10 melhores filmes de 2019

Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes de 2019

Por Equipe Legião dos Heróis

Com o ano se encerrando, chegou a hora de relembrarmos por aqui as coisas que se destacaram durante todos esses meses na cultura pop.

E depois de termos escolhido os nossos filmes de super-heróis favoritos de 2019, fomos à fundo e escolhemos os 10 filmes melhores filmes do ano. Para isso, nós votamos em nossos favoritos e o resultado você pode conferir por aqui!

Imagem de capa do item

10º - Fora de Série

Dirigido pela atriz Olivia Wilde, essa comédia adolescente foi uma das melhores surpresas de 2019, garantindo um lugar na nossa lista de fim de ano. Beanie Feldsten e Kaitlyn Dever interpretam duas garotas do ensino médio que por anos foram certinhas demais e que por isso decidem quebrar todas as regras e festejar seu último dia de aula.

Completamente divertido e atual, o filme apresenta uma comédia inovadora sobre amizade, juventude e amadurecimento. Fora de Série recebeu indicações a diversos prêmios, como o Globo de Ouro, o Spirit Awards, o Gotham e o Critic's Choice Awards.

Imagem de capa do item

9º - Turma da Mônica

Em sua primeira aparição live-action, a Turma da Mônica ganhou o coração da Legião. Baseado no romance gráfico Laços e dirigido por Daniel Rezende, o filme traz Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali em uma missão para encontrar Floquinho, o cachorro de estimação de Cebolinha que desapareceu misteriosamente.

O filme tem a difícil tarefa de levar às telonas um dos maiores patrimônios culturais do Brasil e tem bastante êxito nisso. Com suas cores, seu visual cartunesco e o carisma do seu elenco mirim, não tem como não sair com o coração aquecido depois de um encontro com alguns de nossos velhos amigos.

Imagem de capa do item

8º - História de Um Casamento

Aqui também tem filme que vai te arrancar várias lágrimas. História de um Casamento é um drama da Netflix dirigido por Noah Baumbach, que coloca Scarlett Johansson (Viuva Negra) e Adam Driver (Kylo Ren) em meio a uma crise no casamento, passando pelo fatídico divórcio.

O longa, que está sendo indicado a todos os prêmios possíveis e que tem fortes chances de abocanhar o Oscar, observa esse relacionamento fragmentado com muito carinho e humanidade. Ele é, sem dúvidas, uma das mais emocionantes e devastadoras obras do ano. Prepare o lenço ao dar o play!

Imagem de capa do item

7º - O Irlandês

Produzido e dirigido por Martin Scorsese, um dos diretores mais célebres de Hollywood, O Irlandês traz nomes como Robert De Niro e Al Pacino numa história de máfia tipicamente "scorsesiana". A trama segue Frank Sheeran, um assassino da máfia, que narra os eventos da sua vida enquanto trabalhava para a família criminosa Bufalino.

Lançado pela Netflix, o longa é um dos mais aclamados do ano, fora e dentro da Legião dos Heróis. Com uma trama complexa, O Irlandês lida de uma forma bastante honesta com a dor da culpa e do envelhecimento. É um verdadeiro deslumbre de cinema, que apesar de muito longo, vale muito a pena assistir - mas está permitido pausar para ir ao banheiro.

Imagem de capa do item

6º - Era Uma Vez em... Hollywood

Neste filme estrelado por Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie, o cineasta Quentin Tarantino vai à Los Angeles da década de 60 e reescreve sua história. Na trama, um ator e seu dublê embarcam em uma odisseia para fazer seu nome na indústria de Hollywood.

Aqui está um filme típico de Tarantino, mas também um de seus mais maduros. Há homenagens ao cinema, personagens verborrágicos e aquela dose certa de violência, mas Era uma Vez em... Hollywood surpreende ao também soar melancólico e amoroso até certo ponto. Merece um lugar especial na nossa lista!

Imagem de capa do item

5º - A Favorita

Apesar de ser um lançamento de 2018, aqui no Brasil tivemos a oportunidade de assistir A Favorita lá no comecinho de 2019. E ele se tornou tão querido entre a equipe da Legião que não podemos esquecê-lo numa lista de melhores do ano. Seu elenco brilhante e a direção firme de Yorgos Lanthimos faz desse conto de época uma das comédias mais profanas e divertidas do cinema.

Vagamente baseado em eventos reais, A Favorita se concentra na história da rainha Anne da Inglaterra, vivida por Olivia Colman, que tem como sua leal amiga e amante, Sarah Churchill, interpretada por Rachel Weisz. Quando uma nova empregada, Abgail, vivida por Emma Stone, chega à corte, ela começa a se aproximar das duas mulheres e vê nisso uma chance de retornar ao seus status de aristocrata. A partir daí, Sarah e Abigail passam a travar uma batalha num grau assustador para ver quem assume o posto de favorita da rainha.

Imagem de capa do item

4º - Ad Astra

Ad Astra, de James Gray, nos convida a embarcar numa realidade onde é possível viajar rumo às estrelas, onde famílias podem passar suas férias na lua e onde seres humanos podem ser criados em outros planetas do Sistema Solar e nunca pisarem na Terra. O filme tem uma das fotografias mais bonitas do ano, é repleto de cenas de ação de tirar o fôlego, e efeitos visuais deslumbrantes.

Mas tudo isso é construído para que o filme explore a psique do protagonista de Brad Pitt, um homem melancólico e fadado a viver sob o legado do pai. Ad Astra é um dos grandes de 2019.

Imagem de capa do item

3º - Bacurau

Abrindo nosso pódio está Bacurau, filme brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que foi sem dúvida um dos mais comentados do ano, não só por aqui, mas pelo mundo afora. Sua premissa se concentra numa pequena cidade brasileira no oeste de Pernambuco, que se encontra num momento de luto após a perda de uma das figuras mais emblemáticas do lugar. A partir disso, os habitantes de Bacurau começam a perceber acontecimentos estranhos, como o sumiço da comunidade na maioria dos mapas e a chegada de um grupo misterioso.

O longa, que concorreu pela Palma de Ouro e ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, impressionou a todos pela riqueza do seu comentário social e pela sua ambição de contar uma história diferente, perturbadora e incrivelmente divertida.

Imagem de capa do item

2º - Parasita

O sul-coreano Parasita é um dos maiores destaques de 2019. O filme vem aparecendo em várias listas de melhores do ano, conquistando prêmios importantes, e se consagrando como uma verdadeira obra-prima do cinema. Seu tema central se concentra na desigualdade de classes, e o diretor Bong Joon-ho aborda essa questão de forma tão genial que é impossível sair da sessão sem estar no mínimo assombrado com o que viu.

Na trama, acompanhamos a relação de duas famílias, uma pobre, que vive numa zona periférica da cidade, e uma rica o bastante para habitar uma mansão luxuosa. Quando o filho da família pobre consegue um emprego na mansão, ele e seus parentes passam a bolar um plano para que todos se infiltrem no lugar. Mas é claro que eventualmente as coisas fogem do controle.

Imagem de capa do item

1º - Nós

Curiosamente, a escolha de Melhor Filme de 2019 da Legião dos Heróis é de um longa cujo tema se assemelha e muito com o nosso segundo lugar (Parasita). Nós, de Jordan Peele, também faz comentários bastante pertinentes para os nossos tempos, discutindo habilmente sobre privilégios e camadas de classes.

Mas Nós é essencialmente um filme de terror, com todas as convenções necessárias para fazê-lo um belo exemplar do gênero. Feroz e assustador, o filme acompanha Adelaide Wilson (Lupita Nyong'o) e sua família, que durante umas férias aparentemente normais, são atacadas por um grupo de doppelgängers ameaçadores. É justo dizer que Nós é o melhor filme de 2019!