Os 10 filmes de ficção científica mais subestimados da década!

Capa da Publicação

Os 10 filmes de ficção científica mais subestimados da década!

Por Evandro Lira

A década de 2010 foi uma das mais incríveis para o cinema de ficção científica. Alguns dos melhores filmes do gênero foram produzidos durante esse esse período, consagrando diretores e preenchendo a lacuna de obras-primas do cinema.

Depois de conhecermos os melhores longas sci-fi da década, nesta lista você confere ótimos filmes do gênero que infelizmente não são tão unânimes ou conhecidos quanto os outros. Conheça os 10 filmes de ficção científica mais subestimados da década!

Imagem de capa do item

Perdido em Marte

Esse filme de Ridley Scott lançado em 2015 conta a história do astronauta Mark Watney (Matt Damon) que após ser enviado a uma missão em Marte, é dado como morto, e acorda sozinho no misterioso planeta. Com poucos suprimentos, o homem precisa descobrir uma maneira de sobreviver enquanto tenta reencontrar os companheiros e retornar à Terra.

Perdido em Marte foi elogiado por boa parte da crítica, que destacou a performance do grande elenco, que além de Damon, conta com Jessica Chastain, Kristen Wiig, Jeff Daniels, Michael Peña, Kate Mara, Sean Bean, Sebastian Stan, Donald Glover e Chiwetel Ejiofor.

O filme é inteligente, empolgante e surpreendente divertido. E isso foi o que o levou a ganhar o Globo de Ouro de Melhor Comédia ou Musical...

Imagem de capa do item

Poder Sem Limites

Em 2012 chegou aos cinemas o filme Poder Sem Limites, dirigido por Josh Trank, e conta a história de um trio de amigos que, ao entrarem em contato com uma substância misteriosa, ganham superpoderes. De início eles os usam para brincar, mas aos poucos eles vão ganhando a sensação de impunidade e começam a realizar feitos maiores.

O filme é apresentado a partir da perspectiva de vários dispositivos de gravação de vídeo, principalmente a partir de uma filmadora de mão usada por um dos personagens. Poder Sem Limites acaba transcendendo diversos gêneros populares do cinema, como o found footage, o cinema de super-heróis, a ficção científica, e o drama adolescente.

Imagem de capa do item

Looper: Assassinos do Futuro

Rian Johnson lançou em 2012 esse incrível filme de ficção científica futurista e de ação clássica, estrelado por Bruce Willis, Joseph Gordon-Levitt, Emily Blunt e Paul Dano. Aclamado pela crítica, o filme é com certeza uma das melhores sci-fi da década, mas passou batido e está longe de ser uma das mais memoráveis entre o público.

Na trama, os loopers são pessoas responsáveis por matar pessoas no futuro. Joe faz parte dessa organização e um dia descobre que seu novo alvo é, na verdade, a versão mais velha de si mesmo, trazida em uma viagem no tempo por ter se tornado uma ameaça à máfia no futuro.

Imagem de capa do item

O Predestinado

Esse filme australiano dirigido por pelos irmãos Michael e Peter Spierig foi lançado em 2014 e é baseado no conto *All You Zombies de Robert A. Heinlein. Na trama, o agente temporal vivido por Ethan Hawke** encara sua última missão após anos de viagens no tempo caçando criminosos. Ele precisa achar o responsável por um ataque que mata milhares de pessoas.

Predestinado não é amplamente conhecido, mas cultuado entre os que assistiram. O filme reflete sobre o paradoxo da predestinação, onde passado, presente e futuro coexistem e se cruzam, levando os personagens a condição de prisioneiros do tempo.

Imagem de capa do item

A Viagem

As Wachowski, responsável por uma das maiores franquias sci-fi do cinema, Matrix, entregaram em 2012 um novo e ambicioso longa do gênero. A Viagem narra várias histórias em diferentes linhas de tempo, mas todas estão relacionadas e algumas têm impacto sobre outras, entrelaçando tramas de drama, mistério, ação e romance.

O filme teve reações polarizadas da crítica e do público, mas foi bastante elogiado pelo seu elenco, trilha sonora e especialmente pela sua originalidade

Imagem de capa do item

Alita

O mais recente filme da lista, Alita: Anjo de Combate é dirigido por ninguém menos que Robert Rodriguez, que assume a tarefa de adaptar o mangá de Yukito Kishiro. No enredo, uma ciborgue é descoberta por um cientista. Sem memória, a única coisa que ela tem é o conhecimento de artes marciais. Enquanto tenta descobrir suas origens, ela trabalha como caçadora de recompensas e descobre um interesse amoroso.

O filme teve críticas mistas por parte da imprensa. Os elogios se sobressaem especialmente para a direção de Rodriguez. Muitos são da máxima de que a obra se vale apenas de efeitos visuais, enquanto outros afirmam que o longa consegue ser um épico de ficção científica bem original.

Imagem de capa do item

Dredd

Adaptação dos quadrinhos do Juiz Dredd, o filme de 2012 dirigido por Pete Travis traz Karl Urban (da atual série *The Boys**) na pele de Dredd, que vive em uma megalópole futurista, e que acumula os cargos de polícia, de juiz e de executor.

O filme acabou não fazendo sucesso comercial, mas arrancou elogios da crítica, que elogiaram os efeitos visuais impressionantes e as alegoria e sátira que promove. Para alguns fãs do quadrinho, Dredd conseguiu capturar bem a essência do material original.

Imagem de capa do item

Aniquilação

O marido de Lena, personagem de Natalie Portman, desapareceu enquanto explorava uma misteriosa zona em quarentena pelo governo. A mulher então decide se voluntariar para compor a equipe encarregada de entrar nesta mesma área a fim de descobrir o que acontece por lá.

Uma misteriosa contaminação, um animal mortal e os estranhos desaparecimentos dos seus colegas tornam a missão ainda mais complicada para a personagem.

Aniquilação foi lançado em 2018 como um original Netflix e recebeu elogios da crítica, que destacou suas performances, a condução do cineasta Alex Garland e o visual do filme. Apesar de ter trazido um novo frescor ao gênero da ficção científica, muitos chamaram o filme de intelectual demais e complicado.

Imagem de capa do item

No Limite do Amanhã

Ambientado em meio a uma guerra futurística entre invasores alienígenas e a humanidade, este filme de 2014 coloca Tom Cruise em meio a um verdadeiro video game. Inexplicavelmente, ele acaba preso em um ciclo temporal, revivendo repetidamente sua última batalha. Mas claro que, quanto mais vezes ele luta, suas habilidades de combatente melhoram e ele fica mais perto de descobrir como derrotar o inimigo.

No Limite do Amanhã é um ótimo filme de ação e ficção científica, que foi até bastante comentado na época do seu lançamento, mas que não viu esse entusiasmo durar muito. Bem recebido pela crítica, a obra foi considerada um dos melhores blockbusters daquele ano.

Imagem de capa do item

O Expresso do Amanhã

Quando um experimento para impedir o aquecimento global falha, uma nova era glacial se apodera da Terra. Os únicos sobreviventes estão a bordo de uma imenso trem que nunca para. Lá, as diferenças sociais são tão evidentes como as nossas: os mais pobres vivem em condições terríveis no fundo do trem, enquanto os ricos vivem com tudo do bom e do melhor nos vagões de frente.

Essa é a premissa do primeiro filme em inglês do diretor sul-coreano Bong Joon-ho. Lançado em 2013 e aclamado pela crítica especializada, o filme apresenta Chris Evans, nosso Capitão América, na pele de Curtis, um homem que desafia o sistema e dá início a uma rebelião.