Os melhores filmes e séries de super-heróis de 2021

Capa da Publicação

Os melhores filmes e séries de super-heróis de 2021

Por Leo Gravena

Ainda sofrendo os efeitos da pandemia da Covid-19, em 2021 não tivemos tantos filmes e séries quanto o esperado em outras circunstâncias. Apesar disso, mais e mais lançamentos foram chegando aos cinemas e à TV ao longo do ano, resultando no sucesso estrondoso de filmes como Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e séries como Wandavision e Superman & Lois.

Agora, a equipe da Legião votou e escolheu os melhores filmes e séries de super-heróis do ano em uma votação interna com a redação do site para decidir quais foram os principais títulos heroicos de 2021.

Confira as nossas escolhas!

Imagem de capa do item

Os 5 melhores filmes de super-heróis de 2021

Nessa categoria, apenas 5 filmes foram escolhidos para o pódio, e o segundo lugar ficou dividido entre dois longas bem diferentes, mas bastante divertidos.

Filmes que foram lembrados, mas não ficaram entre os cinco mais votados, incluem Viúva Negra, da Marvel, e Batman: O Longo Dia das Bruxas e Liga da Justiça de Zack Snyder, da DC.

Vamos aos escolhidos:

Imagem de capa do item

4º - Venom: Tempo de Carnificina

Em quarto lugar na lista de mais votados temos Venom: Tempo de Carnificina, que traz a segunda aventura solo do Protetor Letal nos cinemas, dirigida por Andy Serkis e com Tom Hardy de volta como Eddie Brock. No longa, o Venom precisa enfrentar o Carnificina, outro simbionte extremamente poderoso e perigoso.

Com uma história muito divertida e que entretém o público passando o melhor sentimento de um filme de ação vindo diretamente de 2005, Venom: Tempo de Carnificina não é o tipo de filme feito para todo mundo, mas com certeza agrada aqueles que conseguem abraçar o lado mais brincalhão e bobo dos filmes de heróis.

Imagem de capa do item

3º - Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Dirigido por Daniel Destin Cretton e com Simu Liu de protagonista, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis foi o primeiro lançamento exclusivo nos cinemas da Marvel Studios em 2021 (após Viúva Negra ter um lançamento híbrido) e mesmo com vários “canais de youtube por aí” dizendo que o filme seria um fracasso, o que vimos foi um grande sucesso.

Com uma história focada em família e tradição, o longa conseguiu trazer uma origem bastante interessante e nova para o MCU, balanceando muito bem os momentos engraçados com os mais sérios, além de ter coreografias de luta belíssimas, um elenco bastante carismático e uma ótima história.

Imagem de capa do item

2º - O Esquadrão Suicida

James Gunn, depois de dirigir dois filmes dos Guardiões da Galáxia para a Marvel, foi para a Warner Bros. e comandou um dos melhores longas baseado nos quadrinhos da DC dos últimos anos. Com personagens memoráveis e uma trama bastante divertida, O Esquadrão Suicida conseguiu fazer os espectadores se emocionarem e rirem.

No geral, O Esquadrão Suicida é o tipo de filme que realmente parece ter sido tirado das páginas de uma revista em quadrinhos, cheio de momentos loucos e completamente absurdos misturados com uma história frenética. É impossível não torcer cada segundo para a equipe de vilões, ou não se emocionar com suas histórias.

Imagem de capa do item

2º - Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Dividindo o pódio de segundo lugar com O Esquadrão Suicida, o recém-lançado Homem-Aranha: Sem Volta para Casa não é somente um filme, é um evento, algo que a história sabe aproveitar muito bem, trazendo ação épica e momentos memoráveis que ficarão para sempre com os fãs.

Dirigido por Jon Watts, o terceiro filme do Homem-Aranha no MCU traz Peter Parker (Tom Holland) em seu melhor momento até agora, com o herói finalmente entendendo o significado de ser o Homem-Aranha em um épico cheio de ação, aventura e muito coração.

Imagem de capa do item

1º- Eternos

Quem acompanha a Legião e a equipe da redação sabe que essa não é nenhuma surpresa. Para nós, Eternos foi o melhor filme de super-heróis do ano. Na trama, acompanhamos um grupo de guerreiros que estão na Terra há mais de sete mil anos, porém sem poder interferir em conflitos da humanidade.

Dirigido pela vencedora do Oscar, Chloé Zhao, o longa se destaca por se afastar bastante da famosa “fórmula Marvel”, entregando uma história épica, mas muito focada nos personagens e seus relacionamentos ao invés de grandes espetáculos de efeitos visuais. Ainda assim, o filme possui ótimas cenas de ação e luta, sabendo utilizar os recursos muito bem, de forma bem contida e necessária.

Imagem de capa do item

As melhores séries de super-heróis de 2021

Além dos filmes, nós também votamos nas melhores séries de super-heróis de 2021. Diferente da lista de filmes, nessa não houve nenhum empate, porém algumas menções honrosas devem ser feitas a Loki, Lucifer, a terceira temporada de Patrulha do Destino e a sexta de Legends of Tomorrow.

A seguir, as vencedoras:

Imagem de capa do item

5º - Gavião Arqueiro

Sim, Gavião Arqueiro ainda nem mesmo terminou de ser exibida, mas já se tornou uma das nossas séries favoritas de 2021. Finalmente dando espaço para o Gavião Arqueiro de Jeremy Renner, a série acertou - e muito - na escolha de Hailee Steinfeld como Kate Bishop, que rouba a cena sempre que está em tela.

Além da dupla de arqueiros, a série apresenta Eco (Alaqua Cox), ou Maya Lopez, uma possível nova heroína para o MCU, além de mostrar o retorno de Yelena Belova (interpretada pela sempre excelente Florence Pugh).

Cheia de cenas divertidas, mas também com momentos muito bons e emocionais - principalmente vindos de Renner - a série conseguiu tirar o Gavião Arqueiro do ostracismo e dar para ele uma das melhores séries do MCU.

Imagem de capa do item

4º - Superman & Lois (1ª Temporada)

Com Tyler Hoechlin e Elizabeth Tulloch dando vida ao icônico casal da DC Comics, Superman & Lois foi uma das melhores séries de 2021 e promete continuar a trazer uma história excelente no próximo ano, com sua segunda temporada já confirmada.

Mostrando os personagens em um momento no qual nunca o vimos anteriormente em live action, a série acerta ao mostrar as diversas facetas de Clark Kent, seja como herói, pai ou marido; e também não esconde Lois Lane, que é facilmente uma das melhores personagens da DC na TV atualmente.

A primeira temporada deu destaque para a vida do casal em Smallville, lidando com os problemas da cidade e familiares. Com a difícil tarefa de criar dois filhos adolescentes, salvar o mundo até parece algo fácil!

Imagem de capa do item

3º - Batwoman (2ª Temporada)

Após a saída de Ruby Rose de Batwoman, os fãs ficaram bastante apreensivos com o futuro da série, porém, a entrada de Javicia Leslie como Ryan Wilder deu um ar fresco para a trama, que ganhou uma protagonista muito carismática. Ryan, somada a uma história bastante política e cheia de cenas de ação incríveis, só fez a série crescer em seu segundo ano.

Trazendo novos vilões bastante interessantes, como Safiyah e Enigma, e dando ainda mais destaque para Alice (Rachel Skarsten), a segunda temporada de Batwoman também falou de temas importantes como violência policial, racismo, ativismo político e gentrificação, tudo isso enquanto ainda tendo uma ótima história cheia de heróis, vilões e muitas cenas de lutas!

Imagem de capa do item

2º - Falcão e o Soldado Invernal

Sam Wilson e Bucky Barnes sempre estiveram à sombra de Steve Rogers no Universo Cinematográfico da Marvel, mas com Falcão e o Soldado Invernal, criada e escrita por Malcolm Spellman com direção de Kari Skogland, os dois heróis finalmente puderam brilhar em uma narrativa que não apenas fala sobre o legado do Capitão América, mas também a importância de um herói para simbolizar os novos tempos.

Em uma história cheia de política, que trata desde questões raciais até às de moradia, passando pelo colonialismo norte-americano, estresse pós-traumático e usando o Blip para discutir a distribuição de riqueza, a série conseguiu trazer discussões reais e importantes em uma história de ficção, provando que só porque uma história é sobre super-heróis, ela não precisa ser superficial.

Imagem de capa do item

1º - Wandavision

A primeira série da Marvel Studios, Wandavision provou que as séries também podem ser grandes eventos. Seguindo o modelo de lançamento semanal, a série criada e escrita por Jac Schaeffer com direção de Matt Shakman fez com que os espectadores criassem teorias, analisassem a fundo cada teaser e ficassem ansiosos esperando pelo próximo episódio.

Estrelada por Elizabeth Olsen como Wanda Maximoff e Paul Bettany como o Visão, a trama finalmente trouxe a origem da heroína como a Feiticeira Escarlate, além de entregar uma vilã divertida e surtada com a Agatha Harkness da talentosíssima Kathryn Hahn. A história também trabalhou bastante o elemento do luto, lidando com a depressão de Wanda e com a personagem finalmente aceitando quem ela é, apesar de todos os seus problemas.

Além disso, Wandavision também trouxe a excelente adição de Teyonah Parris como Monica Rambeau ao MCU, e o retorno de Jimmy Woo (Randall Park) e Darcy Lewis (Kat Dennings), que roubaram a cena - no ponto certo - com ótimas cenas de comédia.