10 jogos da Marvel e da DC Comics que foram cancelados

Capa da Publicação

10 jogos da Marvel e da DC Comics que foram cancelados

Por Gus Fiaux

Embora sejam mais conhecidas pelos quadrinhos e pelos filmes e séries, tanto a Marvel quanto a DC Comics já fizeram diversas incursões no mundo dos games. Os fãs já se balançaram pelas ruas de Nova York como o Homem-Aranha ou investigaram os becos sombrios de Gotham City como o Batman mais vezes do que podem contar.

Ainda assim, vários projetos já foram cancelados, deixando os fãs com um gostinho do que poderia ser um game do Esquadrão Suicida ou das mulheres dos X-Men. Nesta lista, reunimos 10 jogos das duas editoras que foram cancelados. Aqui você verá mais de seus projetos e dos motivos pelos quais eles não foram lançados!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Superman: Blue Steel (Nintendo Wii, Xbox 360 e PlayStation 3)

Embora os fãs já estejam mais do que cansados de jogos do Batman, um importante herói da DC Comics até hoje não possui um jogo contemporâneo à altura de sua importância. Estamos falando do Superman, o Homem de Aço, que por pouco não teve um game que teria sido sensacional.

O jogo estava sendo desenvolvido pela Factor 5 - e segundo alguns rumores, o jogo teria trazido mecânicas excelentes para criar o voo do Último Filho de Krypton, algo que muitos jogos lutam em trabalhar até hoje. Infelizmente, o jogo foi cancelado porque a desenvolvedora começou a passar por severos problemas.

Imagem de capa do item

Marvel 2099: One Nation Under Doom (PlayStation)

O selo editorial Marvel 2099 foi muito importante para a Casa das Ideias, sobretudo nos anos 90, por imaginar um futuro distópico e inovador para a época. O sucesso foi tão grande que a Marvel se juntou com a Mindscape Inc. para desenvolver um game que seria vagamente inspirado em uma história desse selo.

Marvel 2099: One Nation Under Doom reuniria vários personagens queridos pelos fãs, como o Homem-Aranha 2099, o Motoqueiro Fantasma 2099 e o Hulk 2099, todos em uma trama envolvendo um Doutor Destino viajante do tempo. Infelizmente, o game foi cancelado por problemas financeiros.

Imagem de capa do item

Suicide Squad (Xbox One e PlayStation 4)

Se há uma coisa que veio para influenciar a indústria de jogos para melhor ou para pior, definitivamente foram os games baseados em filmes - produtos licenciados feitos para lucrar em cima de uma obra cinematográfica. Um dos filmes que quase teve um "tie-in" jogável foi Esquadrão Suicida.

O jogo estava sendo desenvolvido pela WB Montreal, logo após o sucesso de Batman: Arkham Origins. Contudo, o desenvolvimento foi afetado pela demissão de vários funcionários da empresa. O filme saiu e não havia notícias do jogo, que acabou sendo cancelado sem que ninguém soubesse.

Imagem de capa do item

Marvel Chaos (Xbox 360)

Esquecido e abandonado pelo tempo, Marvel Nemesis: Rise of the Imperfects foi o resultado da parceria entre a EA e a Marvel: um jogo de luta cheio de personagens originais que deixou muitos fãs decepcionados. Ainda assim, Marvel Chaos, a sequência do jogo, teria sido um projeto muito interessante.

O jogo traria elementos de luta, mas também seguiria a ideia das HQs, mostrando combates que destroem cidades e prédios. Acontece que a EA Games e a Marvel tiveram vários conflitos a respeito da produção, do design dos personagens e até mesmo dos heróis que estariam no jogo, o que acabou resultando no cancelamento da sequência.

Imagem de capa do item

Gotham by Gaslight (Xbox 360 e PlayStation 3)

Quando falamos das histórias que compõem o Elseworlds - linhas temporais alternativas da DC Comics -, uma que ficou eternamente marcada na mente dos fãs foi Gotham by Gaslight (também conhecida como Gotham City 1889), uma história que mostra o Batman na Inglaterra vitoriana, no mesmo período da ameaça de Jack, o Estripador.

Por volta de 2009, a Day 1 Studios começou a desenvolver um jogo baseado nessa história, que teria um visual e uma jogabilidade únicos (descrito por alguns como uma mistura entre a franquia Arkham e a saga Assassin's Creed). Infelizmente, a Warner Bros. não se convenceu com a ideia e o jogo nunca foi para frente...

Imagem de capa do item

X-Women: The Sinister Virus (SEGA Genesis)

A Marvel sempre focou muita atenção nos X-Men nos jogos - e não é à toa que, durante a década de 90, tivemos dezenas de jogos da equipe. As mulheres do grupo sempre tiveram destaque, e por pouco não tivemos um jogo focado puramente em Jean Grey, Tempestade e Vampira.

X-Women: The Sinister Virus foi um dos últimos jogos desenvolvidos para o SEGA Genesis e era uma aventura em 16-bit que, a julgar pelo título, devia envolver um vilão icônico das HQs, o Senhor Sinistro. Com a SEGA determinada a investir em jogos 3D, o projeto acabou indo para o saco.

Imagem de capa do item

Justice League: Mortal (Xbox 360 e PlayStation 3)

Aqui, temos um projeto mais do que interessante, uma vez que não apenas o jogo foi cancelado, como também o filme que teria o inspirado. Estamos falando do game tie-in de Liga da Justiça: Mortal, o filme dirigido por George Miller que teve sua produção cancelada pouco antes das gravações começarem.

Além de trazer vários vilões das HQs, o game deixaria os jogadores controlarem quatro membros importantes da Liga da Justiça: Flash, Superman, Batman e Mulher-Maravilha. Quando o filme foi cancelado, o projeto do jogo também morreu, mas a desenvolvedora reaproveitou as mecânicas em Green Lantern: Rise of the Manhunters.

Imagem de capa do item

Spider-Man Classic (Xbox 360 e PlayStation 3)

Muito antes da Insomniac Games trazer o jogo definitivo do Homem-Aranha, o herói aracnídeo passou um bom tempo nas mãos da Activision. A distribuidora tinha acabado de lançar Web of Shadows quando resolveu contratar a desenvolvedora responsável pelo game para produzir uma sequência, que se chamaria Spider-Man Classic.

O jogo traria o Homem-Aranha lutando lado a lado com o Wolverine, recriando vários combates clássicos das HQs, com grandes vilões icônicos. Com o "fracasso" de Web of Shadows, a Activision desistiu da continuação, mas alguns elementos do game foram reaproveitados no excelente Shattered Dimensions.

Imagem de capa do item

The Dark Knight (Xbox 360 e PlayStation 3)

E se o Batman foi o protagonista de uma icônica franquia a partir de Arkham Asylum, é importante lembrar que o herói quase teve um jogo bem audacioso que teria sido criado para capitalizar no sucesso de O Cavaleiro das Trevas, o segundo filme da popular trilogia de Christopher Nolan.

O jogo foi desenvolvido pela Pandemic Studios, comandada pela EA. A ideia era fazer um mundo aberto inspirado pela Gotham dos filmes do Nolan. Entretanto, o jogo passou por vários problemas e foi adiado diversas vezes. Quando a EA percebeu que não conseguiria lançá-lo a tempo do filme, o projeto foi cancelado.

Imagem de capa do item

The Avengers (Xbox 360 e PlayStation 3)

Embora muitos dos jogos citados anteriormente tivessem elementos bem interessantes, nenhum se aproxima de The Avengers, o jogo desenvolvido pela THQ Australia que teria reunido a equipe muito antes do recente game desenvolvido pela Crystal Dynamics. Várias artes conceituais e fotos foram divulgadas e o resultado teria sido fantástico.

O jogo, que era desenvolvido para Xbox 360 e PlayStation 3, viria na cola do filme da equipe, mas traria uma história mais próxima da Invasão Secreta das HQs, com os heróis enfrentando os alienígenas Skrulls. O jogo também traria um elemento bem interessante: seria da perspectiva de primeira pessoa.