Jogos incríveis que passaram despercebidos em 2020

Capa da Publicação

Jogos incríveis que passaram despercebidos em 2020

Por Gabriel Mattos

Não sei para vocês, mas comigo o tempo passou de um jeito bem confuso em 2020. Desde o começo da pandemia, parece que foi tudo um único mês sem previsão de acabar. Com tanta coisa acontecendo, a gente acaba deixando aquele jogo incrível passar despercebido mesmo.

Mas não tema! Estou aqui para te ajudar a não cometer esse crime. Preparei uma lista com os jogos mais incríveis e mais subestimados de 2020 que todo mundo precisa conhecer! Desde jogos independentes à grandes nomes que lançaram na hora errada, descubra os games que podem melhorar o seu 2021.

Imagem de capa do item

What The Golf?

What The Golf é muitas coisas, mas nenhuma delas é a experiência serena de golfe que você poderia imaginar. Na real, espere desse jogo algo muito mais no nível de Untitled Goose Game: uma palhaçada atrás da outra. No bom sentido, é claro.

A cada nova fase, você nunca sabe o que está por vir! E se uma bola de golfe desse uma tacada na pessoa para variar? Já imaginou uma bandeira tímida que muda de lugar quando você chega perto? A loucura aqui não tem fim, para a nossa alegria. E ainda há um modo para mais um jogador, trazendo um toque da experiência social que tanto marcou 2020.

Imagem de capa do item

Immortals: Fenyx Rising

Quando foi anunciado, ainda sob o nome Gods & Monsters, esse jogo adorável da Ubisoft impressionou a todos como uma nova abordagem às ideias de The Legend of Zelda: Breath of the Wild pelas mãos da empresa com mais experiência em mundos abertos na atualidade.

Immortals: Fenyx Rising entregou exatamente isso e muito mais quando estreou no final do ano, mas acabou ofuscado tanto por seu irmão Assassin’s Creed Valhalla quanto pelo polêmico adiamento de Cyberpunk 2077. Ele não foi tão comentado quanto deveria, mas se você gostou de Breath of the Wild, não pode perder esse jogo!

Imagem de capa do item

Superliminal

Esse é provavelmente um dos jogos mais inteligentes lançados no último ano. Superliminal te desafia a repensar tudo que você sabe sobre perspectiva. Sabe quando você tira uma foto de muito perto e as coisas parecem gigantes? É esse mesmo princípio que norteia a jogabilidade desse jogo indie.

Se as coisas parecem, elas são. Pegue tudo que você já sabe sobre jogos como Portal e misture com a irreverência de Stanley’s Parable que você vai ter uma noção do que te espera em Superliminal. Você precisa jogar para realmente entender.

Imagem de capa do item

Battletoads

Os fãs das antigas estão sempre incomodando a Microsoft para que revivam as franquias da Rare — estúdio que ficou popular por criar jogos exclusivos de Nintendo 64. Suas preces finalmente foram atendidas em 2020, mas o jogo foi lançado tão do nada que muita gente deixou passar.

O novo Battletoads é uma versão modernizada dos jogos clássicos de pancadaria que fizeram tanto sucesso nos arcades e no Super Nintendo. A nova direção de arte permite que os queridos sapões sejam cada vez mais expressivos e insanos, como o jogo original queria ser. Esse é um daqueles jogos perfeitos para juntar a galera no sofá e socar os inimigos até não querer mais. Agora vocês já têm o que jogar assim que a vacina sair!

Imagem de capa do item

Spiritfarer

Infelizmente, no ano de 2020 foi impossível não encarar o conceito de morte. Mesmo sendo uma parte inevitável do ciclo da vida, é inegável que o fim traga emoções muito poderosas e normalmente negativas. Spiritfarer veio com a nobre missão de tentar trazer alguma paz no meio de tanta dor.

Esse adorável jogo indie tem a sensibilidade necessária para tocar até mesmo os corações mais frios, graças a uma trilha sonora incrível, personagens carismáticos e uma direção de arte bem competente. Se você gosta de Animal Crossing e procura uma experiência mais emotiva, Spiritfarer é para você!

Imagem de capa do item

Sackboy: Uma Grande Aventura

O lançamento do PlayStation 5 foi um momento muito aguardado de 2020, mesmo que a maioria de nós nem tenhamos dinheiro para comprá-lo ainda. Muito se falou sobre os seus títulos mais realistas que melhor mostravam o poder técnico do console, como Marvel’s Spider-Man: Miles Moralez e Demon’s Souls. Mas quem lembra do incrível Sackboy: Uma Grande Aventura?

Parece que finalmente seus criadores se decidiram entre Little e Big, nessa que é a maior aventura do saquinho de trapos mais adorado do mundo dos games. O novo jogo é repleto de música, níveis criativos e muitas novidades empolgantes que mostram todo o poder criativo do PlayStation 5. Sackboy conquistou a Legião e pode conquistar você!

Imagem de capa do item

Ikenfell

Ikenfell é o resultado de anos de trabalho árduo de basicamente uma pessoa, Chevy Ray. Ele queria criar um RPG que trouxesse a magia dos filmes do Harry Potter, com um sistema de combate dinâmico e o mesmo charme de Steven Universe. E ele conseguiu: Ikenfell é uma das experiências mais agradáveis que eu tive em 2020.

O combate é muito difícil, mas de um jeito justo que te força a utilizar todos os truques no seu arsenal. Sabe aqueles jogos de RPG que você vai acumulando itens esperando para usar naquele chefe difícil e nunca usa? Aqui você vai precisar dar tudo de si a todo momento. E para os fãs de Steven Universe ainda tem mais uma surpresa: as principais melodias do jogo foram compostas por Aivi Surasshu, compositores do desenho.

Imagem de capa do item

Xenoblade Chronicles: Definitive Edition

Quem diz que a Nintendo só sabe fazer Mario é porque não conhece Xenoblade Chronicles. Essa já é a terceira versão do game, mas só agora ele finalmente recebeu um jogo à altura de toda sua glória. Depois de passar pelo Wii e pelo Nintendo 3DS, Xenoblade Chronicles: Definitive Edition mostra todo poder gráfico escondido no Switch.

A mitologia desse jogo é surpreendente. Um dos melhores RPGs já criados, mas que nunca recebeu toda a atenção que merece. O mundo de Xenoblade está sempre mudando graças aos vínculos que você constrói com seus residentes. E a história também é imensa, mas nunca cansa. Xenoblade apresenta um mundo de fantasia que você não vai querer largar.

Imagem de capa do item

Doom Eternal

O dia 20 de março ficou marcado pelo lançamento de um game altamente aguardado que dominou a internet por meses… e Doom Eternal. Difícil competir por atenção com o sucesso ensurdecedor de Animal Crossing: New Horizons, o jogo mais querido do início da pandemia. Mesmo não se equiparando ao rival em popularidade, Doom Eternal é tão incrível quanto.

A nova aventura da Bethesda aproveita tudo que era bom no título anterior e eleva ao nível máximo. O combate é ainda mais sangrento, os inimigos cada vez mais espertos e a ação sempre frenética. Quem jogou, não conseguiu parar de falar dele por semanas. Acho que é um ótimo indício que você deveria pelo menos dar uma chance.