Capa da Publicação

Gotham – Referências e easter-eggs em “Worse than a Crime”!

Por Mike Sant'Anna
Imagem de capa do item

Sonhos com borboleta

Uma borboleta em seus sonhos, como aconteceu com Jim logo no começo do episódio, pode significar duas coisas: Amor/romance ou transformação (a gente imagina qual desses dois significados tinha pra Gordon quando ele sonhou né?)

Imagem de capa do item

Uma mão de esperança pra Alfred

A cena em que Aflred estica a mão pra fora do monte de lixo que estava em cima dele, é uma referência e quase uma homenagem a essa cena clássica presente em vários filmes na história do cinema, que sempre que um personagem dado como morto ressurgia, a primeira coisa que aparecia era sua mão saindo do meio da terra, do lixo, de onde ele estivesse. Essa cena aparece nos 2 primeiros filmes das tartarugas Ninja, assim como aparece em alguns filme de Sexta Feira 13.

Imagem de capa do item

Grundy

O apartamento de Edward Nygma foi referenciado algumas vezes por ficar em algum lugar chamado Grundy (não se sabe se é o nome da rua ou do edifício), e esse nome é uma óbvia referência a Solomon Grundy, o zumbi imortal monstruoso da DC Comics que tem lá suas raízes em Gotham.

Imagem de capa do item

O animal favorito de Bruce

Quando perguntado sobre seu animal favorito, todos esperavam que Bruce fosse responder morcego. Acontece que ele acabou respondendo que era uma coruja.

A coruja está presente no universo do Batman com certa frequência, primeiramente com a Corte das Corujas, que já foi confirmado que cedo ou tarde ela irá aparecer na série.

Em segundo lugar, na Terra 3, onde os heróis são na verdade vilões, a versão malígna do Batman se chama Homem-Coruja.

Imagem de capa do item

Frete Marítimo

Em uma determinada parte quando Gordon estava quase saindo da cidade, nós pudemos ver um outdoor de uma empresa de frete marítimo intercontinental chamada Trident, com um símbolo bem conhecido de um certo tridente. Uma clara referência ao Aquaman.

Aliás, pense quanto dinheiro Aquaman não faria com uma empresa de frete marítimo!

Imagem de capa do item

De volta às docas

Para poder mostrar a evolução de Gordon ao longo dessas duas temporadas, os produtores fizeram uma cena que remeteu ao piloto da série, onde em uma cena Gordon leva o Pinguim para as docas de Gotham e finge matá-lo. Ao contrário do que acontece na cena do episódio atual, onde ele definitivamente acerta um tiro em Galavan.

O ator Ben McKenzie disse que se o Gordon de hoje pudesse ver aquele Gordon de antigamente, ele olharia com respeito mas o acharia ingênuo. Uma boa referência pra mostrar o quanto Gordon está sendo quebrado por Gotham.

Imagem de capa do item

Indian Hill

Quando Indian Hill aparece, o sensor de easter-egg já apita, você fica caçando possíveis pessoas dentro de salas. Mas a verdadeira referência nessa cena foi a citação ao professor Strange, que foi uma referência ao Professor Hugo Strange que também já foi confirmado na série em breve.

Mas pera... Aquilo num tubo de ensaio, era a Fish Mooney?!

Imagem de capa do item

Um final fresquinho

No fim do episódio o título da série apareceu novamente, mas dessa vez ele apareceu diferente, congelado, e depois disso tivemos a cena mostrando pela primeira vez o Sr. Frio - usando sua tão icônica arma de gelo em punhos.

--

Você viu mais algum easter egg que deixamos passar?

Imagem de perfil
Mike Sant'Anna

Eu sou o melhor no que eu faço, mas o que eu faço... É bem retardado.