Capa da Publicação

[CRÍTICA] Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas – Não subestime os ajudantes!

Por Guilherme Souza

Mesmo com muitas críticas por parte dos fãs xiitas, a nova animação dos Jovens Titãs se tornou um sucesso e finalmente ganhou um filme para chamar de seu.

Chegando aos cinemas brasileiros no próximo dia 30, Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas promete muita diversão, ação e tudo o que uma boa animação deve ter. Confira nossa crítica SEM SPOILERS e descubra os motivos pelos quais a ida ao cinema é mais do que necessária.

Ficha Técnica

Título: Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas

Ano: 2018

Lançamento: 30 de agosto de 2018 (Brasil)

Direção: Peter Rida Michail, Aaron Horvath

Duração: 1h e 32m

Sinopse: Robin, Ciborgue, Estelar, Ravena e Mutano são os Jovens Titãs. Ao perceberem que todos os super-heróis estão estrelando filmes, eles decidem se mobilizar para também ter espaço nas telonas. O líder do grupo, Robin, está determinado a ser visto como um astro e com ideias malucas e até uma canção eles partem em busca de um diretor de Hollywood, mas acabam enganados por um supervilão.

Imagem de capa do item

A DC teve muitos problemas para construir seu Universo CInematográfico, porém parece que a Warner Bros. finalmente encontrou uma maneira de fazê-lo funcionar e continua anunciando novos projetos baseados nos mais diversos super-heróis da DC.

Por mais incrível que possa parecer, o estúdio tem muita experiência com filmes de super-heróis, já que foi o pioneiro no gênero, mas a construção de um universo com filmes interligados e que se complementam não é uma tarefa fácil e sabemos que quantidade não é sinônimo de qualidade.

Imagem de capa do item

Em 2003, o Cartoon Network lançou uma animação focada nos Jovens Titãs, mostrando uma abordagem mais jovial e estilizada da equipe. A animação durou cinco temporadas e se tornou uma das favoritas entre os fãs.

Como toda série de TV ela teve um fim, algo que não incomodou muito os fãs na época. 10 anos depois, o Cartoon lançou um novo projeto baseado na equipe, mas desta vez, com uma linguagem e um visual mais infantilizados, focando em um público mais jovem do que o da animação anterior.

Isso fez com que fãs enfurecidos na internet pegassem suas tochas e ancinhos virtuais para atacar o novo projeto, alegando que a emissora estava “arruinando infâncias” e por aí vai.

Imagem de capa do item

Mesmo com todo esse ódio, Os Jovens Titãs em Ação! acabou se tornando um verdadeiro sucesso e aqueles que se permitiram a dar uma chance para a animação acabaram se tornando fãs.

Com um humor mais escrachado e debochado, a animação se propõem a fazer piada com tudo ligado à DC, seja nos quadrinhos ou no cinema, inserindo personagens, narrativas e referências que só os fãs mais assíduos da DC conseguem entender.

Todo esse sucesso fez com que a equipe ganhasse um filme nos cinemas, portanto, se você gosta da série na TV, prepare-se para ficar apaixonado.

Imagem de capa do item

Em Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas, vemos Robin e seus amigos lutando para conseguir o respeito dos demais super-heróis e do mundo, já que o ajudante do Batman acredita que um herói só é respeitado a partir do momento em que ele ganha um filme para chamar de seu.

O longa não perde tempo apresentando os personagens, o que é ótimo. Logo de cara, vemos a equipe em uma missão, onde nos mostram como eles lidam com as adversidades e porque eles não são levados a sério.

Imagem de capa do item

Dado o público-alvo da animação, não espere um roteiro mirabolante e uma trama complexa, mas isso também não significa que o longa é infantil demais ao ponto de somente os pequenos se divertirem, pelo contrário.

Assim como na série de TV, a película também está recheada de referências e homenagens aos personagens da DC, na verdade, por mais que ela seja focada nos Titãs, ela possui momentos bem especiais relacionados aos figurões da Liga da Justiça, que deixarão os fãs extasiados.

Imagem de capa do item

Na verdade, o filme possui ótimas sátiras e críticas com a própria DC, como por exemplo o fato da Warner estar produzindo filmes de heróis que os fãs consideram desnecessários ou menos importantes, enquanto deixa de lado heróis que mereciam ganhar destaque primeiro.

O fato do estúdio estar fazendo piada com isso é algo muito interessante, já que essa é uma crítica que os fãs vêm fazendo há um bom tempo e isso mostra que o estúdio está ciente.

Como toda boa paródia que se preze, as piadas não se limitam somente à DC, como também se estendem para o Universo Cinematográfico Marvel e até mesmo aos filmes da Marvel que são produzidos pela FOX.

Imagem de capa do item

Como deu pra notar, o humor é o ponto forte do longa e ele é realmente muito bom! Muitas cenas literalmente arrancam gargalhadas dos espectadores, pois o grande trunfo do roteiro escrito por Aaron Horvath e Michael Jelenic é surpresa, já que muitas das situações são totalmente inesperadas.

Além do humor, outro ponto que se destaca bastante é a animação, que se alterna entre o estilo padrão e diversos outros estilos diferentes, incluindo stop motion e até mesmo o estilo adotado por Bruce Timm na clássica animação do Batman.

Imagem de capa do item

Uma coisa que me incomodou um pouco foram as músicas. Ao assistir na versão dubladas, a letra pareceu um pouco desordenada e as melodias acabavam não sendo marcantes, fazendo com que as canções acabassem se tornando esquecíveis em meio a outros momentos de destaque.

O fato das músicas não terem me cativado pode ser algo isolado, afinal, elas foram pensadas para as crianças, o que pode significar que elas gostem mais do que eu, mas nem se incomode com isso, o filme consegue brilhar por tantas outras coisas que isso acaba se tornando um mero detalhe.

Imagem de capa do item

Em suma, Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas é uma animação extremamente divertida e que cativa qualquer faixa etária, basta entender que nem sempre os filmes de super-heróis precisam ser adultos e sombrios.

Considerando que este ano também tivemos o lançamento de Os Incríveis 2, que também é uma animação com super-heróis, vemos que a animação dos Titãs destoa totalmente da proposta de seu concorrente e isso é ótimo! O fato de ser diferente faz com que ela se destaque e seja algo único em meio a esse mar de super-heróis.

NOTA: 4,5/5

Imagem de perfil
Guilherme Souza

Outra grande manchete: 'Água, molhada!'