[CRÍTICA] As Aventuras Iradas de Captain Spirit – Você já chorou com um game?

Capa da Publicação

[CRÍTICA] As Aventuras Iradas de Captain Spirit – Você já chorou com um game?

Por Felipe Vinha

Uma das surpresas da E3 2018 foi o anúncio de As Aventuras Iradas de Captain Spirit, novo game que se passa dentro do universo de Life is Strange, que também servirá de prólogo para Life is Strange 2, no futuro.

O mais importante, porém, é que Captain Spirit é um jogo gratuito! Sim, você mesmo pode baixar no seu PS4, Xbox One ou PC. Mas… Como é o game? Vale a pena gastar um tempinho com ele? Acompanhe nossa análise e descubra!

Imagem de capa do item

Ficha Técnica

Nome: As Aventuras Iradas de Captain Spirit

Plataformas: PS4, Xbox One, PC

Gênero: Aventura

Modos de jogo: Um jogador

Estúdio: Dontnod

Publicadora: Square Enix

Data de lançamento: 26 de junho de 2018

Imagem de capa do item

A história começa com foco no jovem Chris, um menino que mora com o pai no interior dos EUA e perdeu a mãe, aparentemente, recentemente. Chris é uma criança como quase qualquer outra em sua idade: tem um quarto cheio de brinquedos, desenhos, gibis, videogame e outros elementos comuns a um quarto infantil.

Porém, seu pai sofre alguns problemas. De cara já descobrimos que ele adora uma cervejinha e outras bebidas alcóolicas, de maneira não-moderada, o que traz algumas dores de cabeça a Chris, de vez em quando.

Imagem de capa do item

Com o drama estabelecido, sabemos tudo que precisamos saber para começar As Aventuras Iradas de Captain Spirit. O jogo segue de perto a mesma fórmula de Life is Strange, te colocando no comando do personagem diretamente, mas com muitos elementos para investigar e interagir pelo cenário.

Dá-se a este tipo de jogo o nome de “adventure”, em alguns casos também chamados de “point and click”, ou “apontar e clicar”, fazendo referência a um antigo gênero de games, com clássicos como Secret of Monkey Island como representantes.

Imagem de capa do item

Em As Aventuras Iradas de Captain Spirit não temos muitas diferenças em termos técnicos. O design dos personagens é exatamente o mesmo do que é visto em Life is Strange e a jogabilidade idem. O que muda, de fato, é a ambientação. Saem as adolescentes das histórias passadas, entra uma criança aparentemente “normal”.

O que você vai passar, porém, não é nada normal, ao menos em videogames. O jogo tem um forte apelo emocional e, em diversos momentos, vai te fazer chorar. Tudo bem, nem tão diversos assim, mas há cenas fortes e bem emotivas!

Imagem de capa do item

O que podemos dizer é que, em um certo sentido, As Aventuras Iradas de Captain Spirit se difere bastante de Life is Strange. Apesar de termos alguma exploração aqui ou ali, ela está em menor quantidade. Além disso, as opções de diálogos não são tantas, ainda que o game seja mais focado na narrativa do que seus antecessores.

De certa forma, As Aventuras Iradas de Captain Spirit é uma peça narrativa que complementa uma saga maior, e sua conclusão deixa isso claro, ainda que seja de maneira bem inesperada – sem spoilers, não se preocupe.

Imagem de capa do item

De qualquer forma, é preciso elogiar As Aventuras Iradas de Captain Spirit em alguns aspectos, a começar pelo trabalho artístico. Estamos falando de um jogo que se aproxima bastante de cinema e seriados, com jogadas de câmera e cortes que te deixam com o controle na mão, mas sem ação, apenas apreciando o que está na tela.

Some isso a uma trilha sonora muito caprichada, com diversos arranjos originais, incluindo músicas cantadas, e você tem um game nota 10 nestes termos artísticos.

Imagem de capa do item

O grande vilão de As Aventuras Iradas de Captain Spirit, contudo, está em sua duração. Tudo bem que é um jogo gratuito e que não seria justo pedir por uma aventura com horas e horas de partidas, mas dá para terminar em até uma hora – ou duas, se você fizer tudo com bastante calma. No final das contas, ele passa muito a impressão de ser, de fato, uma demonstração de Life is Strange.

Imagem de capa do item

Além disso, As Aventuras Iradas de Captain Spirit também tem limitações nos seus objetivos. Muita coisa se repete e alguns deles servem apenas para os “completistas”, pessoas que gostam de fazer tudo que o jogo tem a oferecer, ainda que não exista uma recompensa para cada tarefa realizada, a não ser narrativa.

Imagem de capa do item

Mesmo assim, se você tiver um tempo de sobra, As Aventuras Iradas de Captain Spirit pode ser uma boa pedida, principalmente para quem quer saber de tudo que vai ocorrer em Life is Strange 2 e ter um gostinho extra deste universo já estabelecidos, com dois games já disponíveis no mercado.

Imagem de capa do item

Conclusão

Ainda que seja curtinho, limitado e, em alguns casos, repetitivo, As Aventuras Iradas de Captain Spirit é uma boa aventura para terminar em um pouco tempo, mas que vem com uma forte carga emotiva.

No geral, vale a pena para os fãs que querem mais do universo de Life is Strange, mas quem não se interessar pela série não deve sentir alguma atração para o download, por mais que seja de graça.

Nota: 3 de 5