As 7 melhores trilhas sonoras de filmes de heróis!

Capa da Publicação

As 7 melhores trilhas sonoras de filmes de heróis!

Por Gus Fiaux

Trilogia Homem-Aranha do Sam Raimi

Com dois filmes entre a lista das melhores adaptações de quadrinhos já feitas, a trilogia dirigida por Sam Raimi tem outro diferencial bem interessante: A música. Grande parte disso se deve ao sentimento de pertencimento que o Homem-Aranha deve ter por ser um herói de Nova York. Resultado disso: várias músicas de pop, R&B e rock que conseguem captar tanto aspectos da cidade quanto do próprio Aranha. Destaque para My Nutmeg Phantasy de Macy Gray, Raindrops Keep Fallin' on My Head do B.J. Thomas (Usado originalmente no filme 'Butch Cassidy') e Signal Fire de Snow Patrol, músicas do primeiro, segundo e terceiro filme, respectivamente.

O vídeo não está mais disponível.

Batman de Burton e Schumacher

Dos quatro filmes, apenas Batman - O Retorno não tem músicas compostas consideráveis. O primeiro Batman é marcado pelas incríveis músicas do cantor de R&B, Prince. Batman Eternamente e Batman & Robin, apesar de considerados alguns entre os piores filmes de quadrinhos já feitos, tem como mérito as suas fantásticas trilhas sonoras. Destaque para Batdance do Prince, Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me do U2 e The End is The Beginning is The End, da banda Smashing Pumpkins.

O vídeo não está mais disponível.

Homem de Ferro/Homem de Ferro 2

Não que o terceiro filme não tenha músicas boas, muito pelo contrário. Porém a decisão de tirar um elemento já adorado pelos fãs na franquia do Vingador Dourado - um pouco de rock - e substitui-lo por músicas indies e alternativas diminuiu um pouco do peso que vinha sendo trazido pelo herói em seus filmes, e que traduzia perfeitamente sua personalidade. Por esse motivo, consideramos apenas os dois primeiros filmes do Homem de Ferro, trazendo consigo sucessos como Shoot to Thrill, Highway the Hell e Back in Black do AC/DC. E claro, Iron Man do Black Sabbath.

O vídeo não está mais disponível.

Guardiões da Galáxia

Depois do estrondoso sucesso de público e crítica, é obvio que Guardiões teria pelo menos uma vaga nessa lista. Trazendo clássicos dos anos 60 e 70 que chegam a agir como personagem secundário do filme, além de fazer uma grande ponte na história do herói principal, Peter Quill, TCC Senhor das Estrelas. Entre Come and Get Your Love do Redbone, Cherrybomb do The Runaways e Piña Colada Song de Rupert Holmes, fica até difícil escolher qual a preferida.

Watchmen

Tudo bem que Zack Snyder não é mestre da sutilidade (e isso inclui colocar Hallelujah do Leonard Cohen no meio de uma longa cena de sexo), mas devemos admitir que a trilha sonora desse filme é simplesmente incrível. E tudo começa por um nome: Bob Dylan. O cantor tem um papel significativo no quadrinho, e apesar de o filme tê-lo reduzido a duas músicas (sendo que uma é um cover), não diminui a maneira com que as letras de Dylan se entrelaçam à história do filme. Além disso, clássicos como Sound of Silence, de Simon & Ganfunkel e a Cavalgada das Valquírias abrilhantam ainda mais a produção, que entra facilmente no ranking das 10 melhores do gênero. Detalhe: The Beginning is the End is the Beginning, também do Smashing Pumpkins, marca aqui por ter entrado tanto em Batman & Robin e no trailer de Watchmen. Infelizmente acabou não indo pro filme em si.

Menção Honrosa: Os Vingadores

Pouco da trilha acabou indo realmente para o filme (na verdade, apenas Live to Rise, do Soundgarden), mas muito se aproveita das músicas que acabaram ficando de fora, dentre as quais vale mencionar Comeback do Redlight King e Even if I Could, da banda Papa Roach.

Menção Honrosa: Scott Pilgrim Contra o Mundo

Outro filme em que a música age quase como coadjuvante. Scott Pilgrim é divertido e sua composição sonora, apesar de não agradar todos os ouvidos, consegue passar a mensagem que o filme quer: a de um garoto e sua banda. E bem... 7 ex-namorados do mal...

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux