Capa da Publicação

As 10 melhores equipes adolescentes da Marvel!

Por Gus Fiaux

Super-heróis vêm em todas as idades, tamanhos, gêneros, raças, credos e qualquer característica que você possa imaginar. Ao longo dos anos, no entanto, tivemos um aumento considerável na participação das equipes adolescentes, já que elas conversam mais diretamente com o público em alta das HQs.

Marvel sempre se atentou para esse crescendo, trazendo várias equipes e heróis juvenis para as histórias de suas revistas. E é pensando nelas que elaboramos uma lista com as 10 melhores equipes adolescentes da Marvelpara que você possa conhecer a nova geração de heróis da editora!

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Vingadores do Amanhã

Embora tenham ficado mais populares graças a um filme animado, e não aos quadrinhos, os Vingadores do Amanhã trouxeram algumas histórias interessantes para a Marvel, especialmente durante a fase da Era Heroica, onde eles foram cruciais em um arco envolvendo Kang e Ultron.

Basicamente, esses personagens são os filhos dos Vingadores em um futuro alternativo. O interessante é que cada herói é como se fosse uma "combinação" de seus pais, o que mantém vivo o legado de figuras como Thor, Capitão América, Gavião Arqueiro, Viúva Negra e Vespa. É uma pena que eles não tem tanto destaque nas histórias da editora.

Imagem de capa do item

Manto e Adaga

Embora hoje sejam considerados adultos, Manto e Adaga surgiram como uma dupla de heróis juvenis que precisava lidar com vilões assustadores, ao mesmo tempo em que eram expostos a uma realidade terrível, envolvendo drogas e a miséria nos Estados Unidos. Nesse sentido, eles sempre foram uma equipe bem pé-no-chão.

O interessante da dupla, composta por Tandy Bowen e Tyrone Johnson, é justamente como os dois são opostos perfeitos entre si. Ela é luz e ele é trevas. E, frequentemente, os dois trocam de poderes e até mesmo personalidades, tornando suas histórias bem interessantes. Atualmente, eles são protagonistas de sua própria série televisiva.

Imagem de capa do item

Novos Guerreiros

Em oitavo lugar, temos uma equipe que não é bem composta por adolescentes, mas que fez bastante sucesso entre um público mais infanto-juvenil. Estamos falando dos Novos Guerreiros, que tiveram várias versões nos quadrinhos - incluindo uma formação mais recente, que contou com a presença de Sam Alexander, o novo Nova.

Em suas histórias, os Novos Guerreiros sempre se meteram em drásticas confusões. Sua equipe é bem grande, composta por membros como Flama, Justiça, Speedball e até mesmo o Aranha Escarlate. Vale lembrar que uma das formações da equipe foi bem trágica, por terem dado início à Guerra Civil, ao "explodirem" o vilão Nitro ao lado de uma escola.

Imagem de capa do item

Jovens X-Men

Embora nunca tenham sido tão populares quanto outras equipes mutantes, os Jovens X-Men tiveram um grupo de personagens bem interessantes, reunidos para lutar as lutas que se espera da raça mutante. O que mais chama atenção aqui é a presença de heróis tão diferentes e inusitados, como Pedreira, Graymalkin, Anole e .

Além disso, o que não faltou para os Jovens X-Men foram intrigas - especialmente se estamos falando do Tatuado, um integrante que causou grandes polêmicas na equipe. Como pupilos da Utopia do Ciclope, eles tiveram uma participação fundamental em sagas mais recentes dos X-Men, como a Trilogia do Messias.

Imagem de capa do item

Academia de Vingadores

Após o fim do Reinado Sombrio, a fase mais tenebrosa da Marvel, quando os vilões assumiram o lugar dos Vingadores, alguns heróis se preocuparam em juntar todos aqueles que haviam sido vítimas de experimentos, tornando-os parte de uma única equipe. Nascia ali a Academia de Vingadores.

Com heróis bem interessantes, cujos poderes eram mais maldições do que dons, essa equipe teve algumas histórias bem interessantes, com participação da Tigresa, do Homem-Formiga e até mesmo dos Thunderbolts. É uma pena que a chegada de Vingadores: Arena fez com que a equipe se dividisse por completo.

Imagem de capa do item

Novíssimos X-Men

Embora eles tenham durado mais tempo do que deveriam, os Novíssimos X-Men trouxeram uma perspectiva interessante a respeito dos Filhos do Átomo originais. Aqui, acompanhamos os primeiros discípulos de Charles Xavier sendo enviados ao presente, para que pudessem perceber tudo que havia acontecido de errado e não repetissem os mesmos erros.

Assim, Anjo, Ciclope, Fera, Homem de Gelo e Jean Grey se uniram para aprender mais sobre seu futuro - e começaram a ter diversas experiências novas. No caminho, eles inclusive se juntaram a outros aliados, como X-23, Gênesis e Oya. No entanto, é a equipe original que merece destaque, por tudo que eles passaram até retornarem ao passado.

Imagem de capa do item

Campeões

Em quarto lugar, temos uma equipe relativamente recente, mas que facilmente caiu nas graças do público. Os Campeões surgiram depois que o Nova (Sam Alexander), o Homem-Aranha (Miles Morales) e a Miss Marvel (Kamala Khan) tiveram uma grande decepção com os Vingadores, equipe da qual fizeram parte por um tempo.

A partir daí, eles se juntaram com o jovem Ciclope, com o Hulk (Amadeus Cho) e com Viv, a filha do Visão, e formaram uma equipe própria para salvarem o mundo. O que realmente encantava nas histórias dos Campeões eram as interações entre esses personagens, que aprenderam a ser mais do que aliados, se tornando amigos.

Imagem de capa do item

Novos Mutantes

Considerada uma das primeiras equipes jovens da Marvel, os Novos Mutantes surgiram como derivados dos X-Men. Aqui, tínhamos os novos pupilos do Professor X, treinados para enfrentar ameaças um pouco diferentes do que os Filhos do Átomo estavam acostumados. Assim, nascia um grupo cheio de membros inusitados enfrentando ataques sobrenaturais.

Os Novos Mutantes, sempre tiveram uma abordagem juvenil, embora também apostassem numa pegada sombria. Juntos, eles lutaram contra o Urso Místico e o Legião, entre outros vilões. Sua presença foi essencial em diversas sagas clássicas dos X-Men, como Programa de Extermínio e Inferno.

Imagem de capa do item

Fugitivos

No segundo lugar do pódio, temos os Fugitivos, uma equipe que está fazendo um relativo sucesso graças à sua série na Hulu, que acabou de ganhar uma segunda temporada. A equipe é composta por filhos dos vilões do ORGULHO, um culto sobrenatural que sacrificava jovens como oferenda a entidades poderosíssimas, os Gibborim.

Ao descobrirem os planos macabros de seus pais, os seis jovens originais fugiram, decidindo romper de vez o laço com suas famílias. No entanto, eles precisaram enfrentar os seus próprios pais, inimigos colossais e até mesmo um traidor dentro da própria equipe. Além disso, novos membros foram incorporados, como Xavin e Victor Mancha.

Imagem de capa do item

Jovens Vingadores

Em primeiro lugar, não podiam ser outros heróis. Originalmente, os Jovens Vingadores eram quase como cosplayers super-poderosos dos Vingadores clássicos. No entanto, aos poucos eles foram descobrindo mais da sua própria identidade, tornando-se grandes heróis da Marvel, que muitos fãs ainda anseiam ver no cinema.

Com algumas formações diferentes ao longo dos tempos, os Jovens Vingadores sempre se mantiveram fiéis à sua essência e a alguns membros específicos, como Wiccano, Gaviã Arqueira, Hulkling e Célere. Juntos, eles enfrentaram ameaças colossais, como o próprio Kang, um grande viajante temporal inimigo dos Vingadores.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux