Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Manual Básico do Incrível Hulk

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Histórico

O Hulk apareceu pela primeira vez em Incredible Hulk #1, de Jack Kirby e Stan Lee. Na revista, ele era cinza, mas teve que ter sua cor alterada para verde devido a um problema de impressão.

Imagem de capa do item

Alter-ego

Bruce Banner é o alter-ego do Hulk. Um brilhante cientista com um vasto conhecimento de radiação (sobretudo gama), Banner teve de invadir um campo de testes com bombas para salvar o jovem Rick Jones, que passava distraído pelo local.

Conseguindo resgatar Jones a tempo, ele acabou sendo preso em um grande bombardeio de radiação gama, que criaram o monstro do Hulk.

Imagem de capa do item

Personalidade

Como Banner, o personagem já beirou o brilhantismo e a sensação de impotência por não conseguir controlar o Hulk.

Como Hulk, ele já possuiu diversas personalidades.

Desde o clássico monstro de pura raiva até um ser mais inteligente, o Hulk conseguiu por vários momentos até mesmo encontrar uma personalidade em comum com Bruce Banner.

Imagem de capa do item

Poderes

Os poderes do Hulk estão relacionados basicamente à sua força descomunal e capacidade de destruição.

Em momentos de extrema fúria, ele pode inclusive emitir radiação gama do próprio corpo.

Ele também possui um dos fatores regenerativos mais complexos do Universo Marvel.

Imagem de capa do item

Inimigos

A maioria dos vilões do Hulk funcionam como uma antítese do personagem.

Desde personagens também criados pela radiação (Abominável) até outros que o vencem pela inteligência (Líder), o Hulk é cercado de inimigos que já apresentaram um perigo real para todos ao seu redor.

Porém, talvez, um de seus maiores inimigos tenha sido o general Thaddeus "Thunderbolt" Ross, pai de sua amada Betty Ross e futuramente alter-ego do Hulk Vermelho.

Imagem de capa do item

Equipes

Hulk já participou de inúmeras equipes, como os Vingadores e Defensores.

Porém, talvez a mais bizarra equipe que o personagem já tenha participado seja os Incríveis Hulks, que é constituída basicamente por... Hulks(?)

Imagem de capa do item

Fraquezas

Um ser imensamente poderoso, é quase impossível imaginar uma fraqueza para o Hulk.

Ainda assim, algumas coisas podem afetar o herói esmeralda, como drenagem da radiação gama de seu sangue e lâminas de adamantium e vibranium.

Imagem de capa do item

Uniformes

É raro vermos o Hulk em algum tipo de uniforme, porém, se há algo que estigmatizou o personagem é sua bermuda roxa e rasgada.

Imagem de capa do item

Grande momento

Talvez o maior momento do Hulk nos quadrinhos tenha acontecido no evento World War Hulk, no qual o gigante esmeralda volta à Terra para se vingar de seus colegas que o exilaram no espaço.

A saga ajudou inclusive o personagem a voltar aos holofotes.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

O Hulk já possuiu várias outras versões em mídias que não os quadrinhos. Ele teve duas versões cinematográficas, uma dessas sendo vivida por dois atores.

Porém, o grande marco do herói é a série de TV protagonizada por Bill Bixby e Lou Ferrigno, que explorava uma pegada mais solitária e pessoal do personagem.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux