Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia Básico do Homem-Aranha

Por Gus Fiaux

E o Arquivo Legionário de hoje dirá o porquê:

Imagem de capa do item

Histórico

A revista de estreia do Homem-Aranha foi Amazing Fantasy #15, lançada originalmente no dia 10 de agosto de 1962.

O personagem foi criado por Stan Lee e Steve Ditko, e por pouco quase não foi criado, uma vez que o editor-chefe da Marvel na época temia que o público tomasse repulsa de um ser tão repugnante como uma aranha.

Imagem de capa do item

Origem

Peter Parker foi criado por seus tios Ben e May Parker. Tímido, estudioso e até um pouco arrogante, Peter acabou sendo picado por uma aranha radioativa durante um passeio de escola.

A aranha morreu, mas garantiu a Peter poderes incríveis. Um pouco cheio de si, o garoto começou a ganhar dinheiro em lutas. Uma vez, ele acabou recusando-se a impedir um assalto. Porém, em uma semana, o mesmo bandido acabou invadindo a casa de Peter e matando seu tio Ben.

A partir desse dia, Peter jurou se tornar um homem honrado, utilizando seus poderes em prol da justiça e da luta contra o crime.

Imagem de capa do item

Personalidade

Peter foi, durante as décadas seguintes à sua criação, um elo entre a Marvel Comics e a juventude. Sempre com um ar brincalhão e piadista, Pete é o primeiro herói adolescente da Casa das Ideias.

Porém, apesar de tudo, Peter não é imaturo. Ele sempre demonstrou um grande senso de responsabilidade e honra, algo que foi despertado graças ao súbito assassinato de seu tio Ben.

Imagem de capa do item

Poderes

Peter, após ser picado por uma aranha radioativa, desenvolveu poderes similares a um aracnídeo. Isso inclui agilidade, super-força, aderência a superfícies sólidas, durabilidade, reflexos, equilíbrio e até um fator de cura moderado.

Porém, uma habilidade importantíssima do herói é seu sentido aranha, uma espécie de formigamento que o alerta do perigo antes mesmo dele acontecer.

Por outro lado, outra grande arma a serviço de Peter é seu altíssimo intelecto, que o ajudou a desenvolver trajes e dispositivos capazes de prender seus inimigos. Talvez o mais conhecido dos inventos de Peter seja seu lançador de teias, que o permite disparar um líquido que se solidifica em contato com o ar, se transformando em uma substância resistente como uma teia de aranha de verdade.

Imagem de capa do item

Fraquezas

Peter Parker não possui nenhuma grande fraqueza conhecida. Entretanto, algumas coisas podem deixá-lo enfraquecido, como estímulos fortes demais ao seu Sentido Aranha. Além disso, devido à transformação realizada em seu DNA, ele tem uma certa vulnerabilidade a um composto químico encontrado em alguns pesticidas.

Imagem de capa do item

Equipes

O Homem-Aranha já integrou diversas equipes. Vale mencionar os Vingadores, os Novos Vingadores, líder da Escola Jean Grey para Jovens Dotados, Fundação Futuro, Defensores Secretos, comandante do Exército Aranha, Heróis de Aluguel e etc...

Imagem de capa do item

Inimigos

O Aranha faz parte de uma das maiores galerias de vilões do Universo Marvel. Dela, fazem parte o Duende Verde, o Dr. Octopus, Electro, Venom (e simbiontes derivados), o Lagarto, Camaleão, Homem-Areia, Shocker, Abutre e Mysterio, entre outros.

Imagem de capa do item

Trajes

O traje do Homem-Aranha é um dos mais icônicos dos quadrinhos, e apesar de várias versões alternativas, sempre retorna ao clássico azul e vermelho com teias de aranha.

Mesmo assim, é bom lembrar o uniforme branco da Fundação Futuro e a roupa negra nascida durante as Guerras Secretas, que daria origem ao simbionte Venom.

Imagem de capa do item

Grande Momento

Ainda que tendo sido corrigido de um modo estúpido, o grande momento do Homem-Aranha se deu durante a saga Guerra Civil. Na saga, seduzido pelo lado pró-Registro, Peter Parker acaba indo para a TV, onde revela sua identidade secreta.

Porém, aterrorizado com a crueldade do lado chefiado por Tony Stark, Pete acaba se rebelando e se juntando à facção anti-Registro. Lá, ele luta ao lado do Capitão América, mesmo tendo acabado de pintar um grande alvo não apenas em sua cabeça, mas na de todos que ama.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

O Homem-Aranha é tão popular fora dos quadrinhos quanto dentro. É dele a maior parte de jogos eletrônicos da Marvel (destaque para os tie-ins com os filmes, Spider-Man para PS1 e Spider-Man: Shattered Dimensions).

Ele também é famoso no campo das séries de TV, recebendo inúmeras séries próprias (Spider-Man: The Animated Series, The Spectacular Spider-Man, Ultimate Spider-Man). E isso sem contar nos filmes. Trata-se de uma trilogia dirigida por Sam Raimi, dois filmes dirigidos por Marc Webb e um reboot a caminho, já inserido no Universo Cinematográfico da Marvel.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux