Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia básico do Doutor Estranho

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Histórico

Criado por Stan Lee e Steve Ditko, o Doutor Estranho apareceu pela primeira vez em Strange Tales #110, de julho de 1963.

O título era constantemente utilizado para contar histórias de ficção científica e magia... um local propício para o surgimento de Estranho.

Imagem de capa do item

Origem

Criado em uma família com um patriarca mesquinho, Stephen Strange sempre foi levado a fazer tudo pelo dinheiro. Dotado de um brilhante conhecimento, ele se formou em medicina e começou a atuar como cirurgião.

Sempre recusando pacientes que não poderiam pagar e imerso em milhões de demônios internos como o alcoolismo, Stephen recebeu a primeira de muitas viradas em sua vida ao sofrer um grave acidente que prejudicou o funcionamento dos nervos de sua mão, algo que lhe tirou seu próprio emprego.

Obstinado a achar uma cura, Stephen gastou anos de sua vida procurando várias possibilidades. Foi quando ouviu sobre um mago no Tibete, e resolveu viajar como último recurso, destinado a pedir ao tal mago que lhe curasse.

Porém, o mago, chamado Ancião, negou curar Stephen pois via nele egoismo. Impossibilitado de sair dos domínios do Ancião graças a uma terrível tempestade, Strange começou a estudar magia, e foi quando descobriu planos sinistros de outro aprendiz do Ancião, Mordo, para derrotá-lo.

Ele recebe então do próprio Ancião alguns artefatos e os títulos de Doutor Estranho e Mago Supremo. Ali começava a carreira de um grande místico e de um herói.

Imagem de capa do item

Personalidade

Antes de sua jornada pessoal de auto descobrimento, Strange era arrogante, mesquinho, alcoólatra, disposto a fazer apenas o necessário para que se saísse bem.

Mesmo como Doutor Estranho, alguns traços de sua personalidade continuaram firmes, como uma leve arrogância que sempre dá as caras. Entretanto, ele passou a ser altruísta, sábio, sereno e perspicaz.

Imagem de capa do item

Poderes

Como hábil manipulador de magia, Strange tem acesso a vários dons mundanos e divinos, como telepatia, telecinesia, manipulação temporal, teletransporte, projeção astral, encantamentos de proteção, viagem dimensional, entre outras.

Além disso, ele é possuidor de objetos mágicos como o Olho de Agamotto, que revela a verdade oculta e a Capa da Levitação que... bem, faz seu usuário levitar.

Imagem de capa do item

Fraquezas

A magia de Strange depende fortemente de encantamentos e gestos. Isso significa que qualquer lesão em suas mãos ou em sua fala pode impedi-lo de conjurar. Além disso, ele é limitado pela ciência, isto é, sua magia não pode fazer nada que a ciência já não tenha feito.

E além de tudo, apesar de seus poderes quase divinos, Estranho é, por dentro, apenas um ser humano. Isso significa que ele ainda necessita de proteção para seu corpo físico, sendo vulnerável a doenças, ferimentos e injúrias físicas.

Imagem de capa do item

Uniformes

Estranho usou alguns trajes durante todos seus anos como herói. Entretanto, alguns merecem um destaque um pouco maior. É o caso de sua roupa clássica, contando com um traje azul protegido por sua capa de levitação vermelha e dourada.

Além disso, vale a menção o traje negro e vermelho usado durante a Era Heroica, quando Estranho deixou de ser o Mago Supremo.

Imagem de capa do item

Equipes

Estranho já figurou em diversas equipes, ainda que, em sua maioria, ele tenha servido apenas como um consultou ou guia místico.

Destacam-se os Defensores, Novos Vingadores, Illuminati, Filhos da Meia-Noite, A Ordem, Sacerdotes Negros do Multiverso.

Imagem de capa do item

Inimigos

Os inimigos de Strange estão, em sua maioria, relacionados às artes místicas - e o uso sombrio delas. Grandes exemplos são a entidade Dormammu, o demônio Shuma Gorath, o mago Barão Mordo e o criminoso Capuz.

Imagem de capa do item

Grande Momento

Um dos grandes momentos - e arcos do herói - se deu em Doutor Estranho: O Juramento. Investigando um atentado contra sua própria vida, Estranho descobre que seu amigo Wong possui câncer, e no caminho acaba descobrindo o que pode ser uma cura mágica para todas as doenças.

É nesse ponto que se contrapõe sua ética mística e humana com sua vivência médica, além de seu juramento de Hipócrates. O arco conta com participações da Enfermeira Noturna e é um arco indispensável para os fãs.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

Estranho possui várias aparições em mídias externas aos quadrinhos. É o caso de suas participações em jogos como Marvel Ultimate Alliance, Marvel vs Capcom 3 e Marvel: Avengers Alliance.

Além disso, ele apareceu em algumas séries animadas, como Ultimate Spider-Man, e teve seu próprio longa metragem animado pela Marvel Animation.

No campo live-action, ele teve um telefilme nos anos 70 e está prestes a fazer sua grande estreia no Universo Cinematográfico da Marvel no ano que vem, quando chegará seu filme solo, protagonizado por Benedict Cumberbatch.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux