Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia Básico de Kate Bishop

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Histórico

Kate Bishop marcou sua estreia na primeira edição de Jovens Vingadores, por Allan Heinberg e Jim Cheung, e que comemora um ano nesse mês.

Ela inicialmente se mostrou relutante de utilizar o apelido "Gaviã Arqueira", porém ao final do primeiro volume, ela ganhou o título diretamente do Capitão América, passando a utilizá-lo com frequência.

Imagem de capa do item

Origem

Filha mais nova de um magnata, Kate cresceu isolada e esquecida pelo pai, que sempre andava distante desde a morte de sua esposa. A única pessoa com quem Kate podia contar era sua irmã, Susan.

Uma vez, Kate chegou a ser atacada e agredida sexualmente no Central Park. O evento a deixou traumatizada e fez com que ela se isolasse ainda mais. Entretanto, isso fez com que ela passasse a estudar várias formas de combate e defesa pessoal.

Meses depois, Susan iria se casar, mas durante a cerimônia, a igreja foi invadida por assaltantes que fizeram os duzentos convidados de refém. Nessa investida, surgem os Jovens Vingadores, que acabaram se tornando reféns dos criminosos ao tentar salvar o povo. Kate então libertou os Jovens Vingadores, que fugiram antes que a polícia chegasse.

Kate então se interessou pela equipe e logo foi atrás dos seus membros, aliando-se, em dado ponto, à Cassie Lang, filha do segundo Homem-Formiga. As duas encontraram os heróis dentro da Mansão dos Vingadores, e mesmo com relutância de membros como o Rapaz de Ferro, se tornaram Jovens Vingadoras também.

Imagem de capa do item

Personalidade

Como mencionado anteriormente, Kate é uma heroína que já não se via há tempos. Apesar de ser a mais velha dentre os Jovens Vingadores, é a que melhor passa a sensação de juventude plena.

Ela é divertida, amigável, um pouco estressada, determinada a ser heroica a qualquer custo, a "mãezona" da equipe, carrega consigo uma forte base de princípios e responsabilidades. E isso é ainda pouco para descrevê-la.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Kate não possui nenhum poder especial, e sua única habilidade de nascença é uma latente memória fotográfica, que assim como a do Treinador, faz com que ela grave vários modos de combate e fatos que a ajudarão em investigações.

Ela é uma habilidosa combatente, resultado de meses de treinamento. Tem conhecimentos em artes marciais desarmadas e lutas de espada e com arco e flecha.

Se não bastasse isso, ela ainda sabe tocar violoncelo!

Imagem de capa do item

Fraquezas

Apesar de tudo, Kate é uma adolescente/adulta normal, e portanto, não possui habilidades especiais que a protejam de surras fortes, tiros e doenças.

Sendo assim, ela pode muito bem sofrer qualquer tipo de ferimento e machucado que qualquer outro ser humano normal sofreria.

Imagem de capa do item

Equipes

Kate Bishop tem sua história intrinsecamente ligada aos Jovens Vingadores, sendo parte da equipe em todas as suas formações até agora.

Ela também já foi uma Vingadora Secreta durante a época da Guerra Civil, além de ter firmado uma parceira com o Gavião Arqueiro original, Clint Barton.

Imagem de capa do item

Inimigos

Por suas aventuras, Kate acabou criando inimizades com algumas várias pessoas ao longo dos anos. No lado dos Jovens Vingadores, é necessário que lembremos de Kang e da Mãe.

Mais recentemente, ela acabou se metendo no caminho da Madame Máscara... e sabemos que isso não é nada bom.

Imagem de capa do item

Uniforme

Kate é inconstante quanto a seus uniformes. De início, ela usava um traje bem leve, carregando armas e dispositivos de outros heróis, como os bastões da Harpia e o cinto de utilidades da Viúva Negra. Ela também utilizava a máscara original da Harpia.

Com o tempo, a roupa se tornou mais prática e no lugar da máscara, ela passou a usar um óculos, além de usar óculos especiais. Mais recentemente, sua roupa se tornou ainda mais prática, recebendo uma coloração mais clara e um novo arco, dado de presente pelo Marvel Boy.

Imagem de capa do item

Grande Momento

Apesar de ter feito grande sucesso nos Jovens Vingadores, foi fora deles que Kate teve finalmente sua chance de brilhar. Tudo começou na fase de Matt Fraction e David Aja para o Gavião Arqueiro. Kate acabou sendo trazida junta, primeiramente como ajudante.

Depois de uma discussão acalorada, Kate acabou se mudando para LA, onde criou uma grande rivalidade com a Madame Máscara e passou a viver quase como uma mercenária, prestando serviços heroicos em troca de dinheiro, comida e um lugar pra morar.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

A aparição mais memorável de Kate fora dos quadrinhos vem do game Marvel Heroes, na qual ela pode ser desbloqueada como um uniforme alternativo do Gavião Arqueiro.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux