Arquivos Legionários: Guia Básico de Hank Pym

Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia Básico de Hank Pym

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Histórico

Hank Pym apareceu pela primeira vez em Tales to Astonish #27, de janeiro de 1962 e escrita por Stan Lee e Larry Lieber e desenhada por Jack Kirby.

Entretanto, sua primeira persona heroica, o Homem-Formiga, só viria a aparecer em setembro do mesmo ano, na trigésima quinta edição da revista.

Imagem de capa do item

Origem

Hank é um renomado bioquímico com intenso conhecimento em várias áreas da ciência. Ele era casado com uma mulher chamada Maria Trovaya, que morava nos Estados Unidos após ter fugido, por razões políticas, da Hungria.

Ao viajar de volta para o país, achando que a situação havia melhorado, Maria foi assassinada. Nesse dia, Pym prometeu fazer tudo dentro do possível para combater a injustiça e a desumanidade.

Ele então descobriu moléculas que ficariam conhecidas como "Partículas Pym". Ele então criou dois soros, um que diminuiria as pessoas e coisas e outro com efeito inverso.

Ele testou o soro do encolhimento em si próprio e percebeu que era mais poderoso do que ele imaginava, o que o fez encolher ao tamanho de um inseto e se aprisionar em um formigueiro. Quando se restaurou ao tamanho normal, Pym considerou o soro muito perigoso e o jogou fora.

Entretanto, semanas depois, ele recriou o soro, começou a estudar formigas, baseado em sua experiência no formigueiro, e desenvolveu um capacete cibernético, que permitia a comunicação com as formigas. Ali nascia o Homem-Formiga.

Imagem de capa do item

Personalidade

Pym é um herói focado intensamente no conflito ciência x heroísmo e ética. Ele tenta sempre descobrir e fazer avanços no campo científico que possibilitem a melhora de vida das pessoas, e se sente ruim pelos intensos conflitos e sangrias causadas pelos heróis e vilões.

Porém, talvez devido ao uso descontrolado das Partículas Pym, Hank desenvolveu um sério problema mental, que o deixou com transtorno bipolar e sanidade mental instável.

Imagem de capa do item

Poderes

Hank possuiu diversas personas ao longo dos anos. Cada uma delas possuía um esquema de poderes diferentes. Como Homem-Formiga, ele podia encolher e conversar com formigas.

Como Golias e Gigante, ele bem... pode ficar gigante. Como Jaqueta Amarela e Vespa, ele consegue encolher, aumentar, voar e disparar rajadas bioelétricas.

Imagem de capa do item

Fraquezas

Como mencionado anteriormente, Pym possui uma certa instabilidade mental e transtorno bipolar, o que o deixa em situações perigosas, por exemplo como no surgimento do Jaqueta Amarela.

Imagem de capa do item

Equipes

Hank Pym participou de tantas equipes quantos nomes já teve. Ele foi Vingador, professor na Academia de Vingadores, líder dos Vingadores IA, já foi dos Defensores, dos Vingadores da Costa Oeste e dos Vingadores Secretos, entre outros.

Imagem de capa do item

Inimigos

Pym possui vários inimigos próprios, que acabaram tendo um grande destaque nas histórias dos Vingadores, como é o caso do Tufão.

Entretanto, nenhum é tão icônico e representa a nêmese pessoal de Pym quanto o robô Ultron, sua criação suprema e um dos maiores vilões do universo Marvel em geral.

Imagem de capa do item

Trajes

Pym possuiu diversos uniformes durante sua carreira heroica. Os principais estão representados nessa foto. Aqui vemos ele como Formiga, Hank Pym, Golias, Jaqueta Amarela e Gigante, seguido por sua criação máxima, Ultron.

Imagem de capa do item

Grande Momento

Apesar de ter sido uma saga puramente ruim, Era de Ultron faz o que deveria ter sido feito há muitos anos: traz destaque para Hank Pym.

É o maior momento do herói porque, não apenas faz conexões com outro grande momento (a criação de Ultron), mas também o coloca como salvador de toda a espécie humana e fundador de uma nova equipe de Vingadores pronta para lidar com situações como essa.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

Hank já foi explorado aqui e acolá fora dos quadrinhos. Nos games, temos Marvel: Avengers Alliance e Super Hero Squad Online como destaque.

Nas animações, vale lembrar de Os Vingadores: Os Maiores Heróis da Terra e Avengers: United They Stand. No cinema, o herói está prestes a fazer sua grande estreia com Homem-Formiga, onde, em uma releitura do personagem, seremos apresentados a um Hank Pym mais velho e mentor de seu sucessor, Scott Lang.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux