Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia Básico de Hal Jordan, o Lanterna Verde

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Histórico

Hal Jordan apareceu pela primeira vez em Showcase (a mesma revista marcada pela primeira aparição do Flash Barry Allen) #22 (outubro de 1959) por John Broome e Gil Kane.

Imagem de capa do item

Alter-ego

Hal Jordan teve de testemunhar seus medos desde cedo. Ainda pequeno ele viu seu pai, o piloto de testes Martin Jordan, morrer em um acidente. E contrário aos desejos de sua família, ele seguiu os passos do pai e entrou para a Força Aérea.

Anos depois, ele encontrou um alienígena à beira da morte, chamado Abin Sur, que lhe deu um anel de poder, garantindo-lhe os poderes de um Lanterna Verde.

Imagem de capa do item

Personalidade

Hal Jordan possui um grande senso de responsabilidade e cumprimento de dever, algo que ele retirou fortemente de sua estadia na Força Aérea Americana.

Ainda falando da Força Aérea Americana, a maioria dos construtos de Hal são inspirados em armamentos e jatos aéreos. Isso é de se esperar, uma vez que os construtos dos Lanternas Verdes são guiados por sua força de vontade.

Imagem de capa do item

Poderes

Os poderes de Hal vem de seu magnífico anel de poder verde.

Ele lhe permite voar, traduzir idiomas, sobreviver no espaço e criar construtos de energia sólida.

Imagem de capa do item

Inimigos

O Lanterna Verde Hal Jordan possui uma série de inimigos que servem quase como antítese própria.

Exemplos deles são o Parallax (a entidade responsável pela energia do medo), Sinestro (Fundador da Tropa Sinestro) e Hector Hammond (um cientista maluco que... bem, é um cientista maluco!)

Imagem de capa do item

Equipes

O Lanterna Verde é reconhecido por três equipes principais. A primeira delas, com função puramente militar é a Tropa dos Lanternas Verdes.

A partir disso, tiramos os Novos Guardiões, membros de diversas Tropas do Espectro emocional e, obviamente, a Liga da Justiça da América, da qual Hal é um dos membros fundadores.

Imagem de capa do item

Fraquezas

Como Lanterna Verde, Hal Jordan possui fraquezas normais para heróis como ele. Talvez a maior fraqueza do personagem seja a repulsa que seu anel energético tem perto da cor amarela.

Imagem de capa do item

Uniformes

Com exceção da fase em que se tornou Parallax, o uniforme de Hal Jordan se manteve sempre bastante similar, e é o que você vê na imagem. Um collant com diversos detalhes brancos, verdes e pretos.

Imagem de capa do item

Grande momento

Apesar da controvérsia e do ódio dos fãs, uma das maiores fases do herói foi a em que ele se transformou em Parallax, alcançando poderes inimagináveis e cometendo atos muitas vezes hediondos.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

O Lanterna Verde é lembrado por muitos graças ao desenho da Lig... ah, esquece. Aquele era o John Stewart.

Infelizmente, Hal é um personagem um pouco apagado em outras mídias, tendo sido lembrado pelo "excelente" filme que foi Lanterna Verde de 2011.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux