Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia Básico do Batman

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Histórico

A primeira aparição do Batman se deu em Detective Comics #27, de maio de 1939. O personagem foi criado por Bill Finger e Bob Kane, seguindo uma leva mais dos detetives mascarados e menos dos super-heróis que entrariam em explosão desde a estreia do Superman.

Imagem de capa do item

Alter-ego

Bruce Wayne é o alter-ego do Batman. Filho de Thomas e Martha Wayne, Bruce logo teve de lidar com a perda dos pais, o que o inseriu em uma jornada de autodescoberta até resolver se tornar o vigilante mascarado conhecido como Batman.

Dono da Wayne Enterprises, Bruce é um milionário playboy.

Imagem de capa do item

Personalidade

Bruce é conhecido por sua autodisciplina e inteligência. Dono de uma poderosa mente investigativa, ele é conhecido por planejar para quase tudo - isso inclui derrotar seus colegas da Liga da Justiça, caso algum deles se volte contra ele.

Imagem de capa do item

Poderes

O Batman não possui nenhum poder além de um incansável treinamento e de sua inteligência. Além disso, ele carrega uma série de dispositivos eletrônicos que lhe ajudam a completar suas missões.

Imagem de capa do item

Vilões

O Batman possui uma das maiores galerias de vilões do Universo DC. Em especial, gostaria de citar três personagens que são a antítese do que o Batman é.

O Espantalho é o medo. Ele usa o terror para cometer seus crimes e atrocidades. O Charada é o uso invertido da lógica para deixar o mundo mais confuso e propício às suas vilanias. E por fim, temos o Coringa. Se o Batman é a ordem, o Coringa é o caos.

Imagem de capa do item

Fraquezas

Mesmo tendo treinamento e preparo, o Batman é tão humano quanto qualquer outro, o que significa que está sujeito aos mesmos ferimentos e machucado de um ser humano normal em suas condições.

Imagem de capa do item

Equipes

O Batman é membro fundador da Liga da Justiça e da Batfamília.

Além disso, vale mencionar que ele já foi, no universo principal pré-Novos 52, membro da Tropa dos Lanternas Brancos e da Tropa Sinestro.

Imagem de capa do item

Uniforme

Apesar de muitas e constantes variações, a base do traje do Batman não muda. Uma roupa (ou armadura) com detalhes quirópteros e cintos de utilidade, além do icônica manto e capa.

Imagem de capa do item

Grande momento

Apesar de não contar na continuidade do herói, talvez o maior momento do Batman tenha se dado em O Cavaleiro das Trevas. Depois de anos de aposentadoria dos seus deveres de vigilante, Bruce retorna.

E não apenas para enfrentar vilões como o Coringa ou o Duas Caras, mas também pronto para derrotar ex-amigos, como o Superman, que passou a ser unicamente um fantoche do governo.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

O Batman é um dos personagens mais influentes no cenário mundial. No ano que vem ele irá ganhar outra versão cinematográfica, encarnada por Ben Affleck em Batman v Superman: Dawn of Justice.

Além disso, o herói conta com uma infinidade de séries, filmes e vídeo games ao redor do mundo, como é o caso da franquia Arkham, que terá seu quarto episódio com Arkham Knight.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux