Capa da Publicação

20 Easter eggs e referências de Homem-Formiga e a Vespa!

Por Leo Gravena

Homem-Formiga e a Vespa estreou faz quase uma semana e deixou os fãs do Universo Cinematográfico da Marvel bem satisfeitos e ainda mais ansiosos para Vingadores 4 e Capitã Marvel.

E como todo filme da Marvel, o filme veio recheado de easter eggs e referências. Confira aqui algumas das que separamos e não deixe de comentar caso algum tenha sido esquecido!

Imagem de capa do item

O Mundo em Perigo

No fim do filme, Scott Lang, Hope van Dyne e Cassie Lang estão todos pequenos assistindo ao filme “O Mundo em Perigo”, de 1954. O filme mostra formigas aterrorizando os moradores do estado do Novo México após testes nucleares terem se tornado gigantes.

Imagem de capa do item

Them!

O título original de “O Mundo em Perigo” é Them!, e o filme tem outra referência ao clássico.

Quando Bill Foster vê as formigas gigantes de Hank Pym o ameaçando pela primeira vez, ele grita “It’s Them!” (ou, “São elas!”), novamente citando o filme.

Imagem de capa do item

Clube dos Cafajestes

Quando é sequestrado por Hope van Dyne ainda no começo do filme, Scott Lang está assistindo ao filme de comédia do fim dos anos 70.

O mais interessante é que na cena o temos o personagem Pintlo (interpretado por Tom Hulce) e Dave Jennings (Donald Sutherland) tendo uma discussão sobre como é possível existir galáxias dentro de átomos.

Será que isso é uma deixa para outras dimensões, além do Reino Quântico, que uma sequência pode abordar?

Imagem de capa do item

Maleta Hot Wheels

Hank Pym possui uma maleta da Hot Wheels que, aparentemente, vem direto dos anos 50 ou 60 em formato de uma roda. Nela, ele armazena vários carros para serem usados em situações diferentes e temos também uma cena incrível com Luis e a maleta.

Imagem de capa do item

Vortex Temporal

Uma das maiores teorias envolvendo a trama de Vingadores 4 envolve os heróis viajando no tempo para desfazer os eventos do final do filme.

Desta forma, quando Janet van Dyne cita que no reino quântico existem “vórtices temporais” e que Scott pode acabar atravessando uma dela, isso certamente chamou a atenção dos espectadores.

Imagem de capa do item

Cabeça de Ovo

Nas HQs, o Cabeça-de-Ovo é um dos maiores inimigos do Homem-Formiga, ele é um cientista obcecado em compreender como funciona a tecnologia Pym e tentar descobrir o que faz com que o herói fique louco. Além disso, ele já tentou roubar a tecnologia do herói em várias ocasiões.

No filme, isso é o que aconteceu e descobrimos que o Elihas Starr (interpretado por Michael Cervaris) é o pai da Fantasma e roubou a tecnologia Pym e tentou copiar os planos do herói anos antes.

Imagem de capa do item

X-Con

O nome da empresa de segurança de Scott Lang no filme, que é administrada por Luis é X-Con.

O nome é uma referência à fase de Nick Spencer nos quadrinhos do herói. Na trama, Scott Lang funda sua própria organização de segurança privada e combate ao crime, chamada “Soluções de Segurança do Homem-Formiga”.

Imagem de capa do item

Baba Yaga

Um dos momentos mais divertidos do filme é quando Kurt, um dos aliados de Scott e Luis, compara a Fantasma com Baba Yaga, uma figura mitológica russa que pode desaparecer quando deseja, além de ter várias outras habilidades mágicas.

Imagem de capa do item

Jovem Bill

Enquanto no filme foi utilizado um grande processo de efeitos visuais foram utilizados para rejuvenescer Michael Douglas e Michelle Pfeiffer, que interpretam Hank Pym e Janet van Dyne, respectivamente, o mesmo não aconteceu com Bill Foster.

O personagem de Laurence Fishburne, na verdade, foi interpretado pelo filho do ator, Langston Fishburne. A semelhança entre eles é tão grande que realmente parece que utilizaram CGI para deixá-lo mais jovem.

Imagem de capa do item

Matrix

Falando em Laurence Fishburne, o ator é mais conhecido por ter atuado na franquia Matrix e obviamente eles não perderam a chance de fazer alguma referência a isso.

Na cena em que conhecemos o personagem Bill Foster ele está dando uma aula e no quadro atrás dele podemos ver a palavra ”matrix” escrita atrás.

Imagem de capa do item

Jimmy Woo

O agente do FBI surgiu nos quadrinhos da Marvel em 1965, desde então ele participou de várias histórias, sendo mais conhecido por liderar a equipe Agentes de Atlas.

Além disso, em Agents of S.H.I.E.L.D., vemos o nome dele na lista de contatos da agente Melinda May, deixando a entender que eles se conhecem.

Imagem de capa do item

Sonny Burch

Nos quadrinhos, Sonny Burch é um vilão do Homem de Ferro (assim como o Fantasma).

Contudo, as versões são bem diferentes, já que nas HQs Burch é um empresário que consegue tecnologia do Homem de Ferro legalmente, ele então decide tentar vender a tecnologia para lucrar, porém isso dá muito errado e, ao invés de enfrentar a lei, ele acaba se matando.

Imagem de capa do item

Geoffrey Ballard

O agente do FBI que estava no “bolso” de Sonny Burch é um personagem conhecido dos fãs de HQs. Nos quadrinhos ele é o vilão conhecido como Centurião e já lutou contra o Golias, Ms. Marvel e o Homem de Ferro.

Porém, dificilmente veremos mais dele, já que ele foi apenas um easter egg mesmo.

Imagem de capa do item

Acordos de Sokóvia

Desde Capitão América: Guerra Civil, os acordos de Sokóvia não tiveram muito destaque no universo cinematográfico da Marvel, apenas sendo citados em algumas rápidas ocasiões.

No filme, contudo, temos o momento onde os acordos mais são utilizados, já que parece que Scott Lang é a única pessoa, até agora, que realmente sofreu as consequências de quebrar o acordo.

Imagem de capa do item

Estatura

No filme, em uma das cenas mais dóceis e adoráveis, vemos Scott e Cassie Lang conversando sobre ser um herói. Cassie então diz que gostaria de ajudar as pessoas e ser a “parceira” de seu pai.

Isso certamente é uma referência ao fato de que nos quadrinhos Cassie Lang sempre quis ser uma heroína como seu pai, após ele morrer durante A Queda dos Vingadores, ela se torna a Estatura e, mais recentemente, a heroína conhecida como “Stinger”.

Imagem de capa do item

Stan Lee

Não é filme da Marvel sem Stan Lee, e dessa vez tivemos uma participação bem rápida e divertida do bom velhinho. Enquanto ele está entrando em seu carro quando ele é encolhido durante uma cena de perseguição, ele então deixa claro: ”Os anos 60 foram divertidos, mas agora estou pagando por isso”.

Enquanto alguns fãs acreditam que isso pode ser uma brincadeira envolvendo drogas alucinógenas nos anos 60, provavelmente tudo foi apenas uma brincadeira com o próprio Lee, que criou vários dos maiores personagens da Marvel justamente na década de 60 e, depois de ser extremamente aclamado por isso, agora tem que lidar com os mesmos personagens destruindo cidades inteiras.

Imagem de capa do item

S.H.I.E.L.D. ou Hydra?

Após finalmente descobrirmos mais sobre a Fantasma, vemos que a personagem foi treinada pela S.H.I.E.L.D. para se tornar uma grande assassina e espiã. Após a queda da organização, ela se juntou novamente com Bill Foster.

Contudo, os fãs da Marvel sabem que mesmo a S.H.I.E.L.D. sendo uma organização secreta e que tinha sim momentos violentos e sombrios, as táticas de treinamento e missões da Fantasma parecem muito mais ser da Hydra.

Além disso, muitos fãs acharam a história e origem dela bem semelhantes à do Soldado Invernal, por ter sido utilizada como experimento da organização.

Imagem de capa do item

Vespa perdida

Nos quadrinhos, durante a saga Invasão Secreta, Janet é infectada com partículas Pym modificadas que fazem com que ela quase exploda e aparentemente morra. Contudo, descobrimos depois que, na verdade, ela apenas encolheu e estava perdida no Microverso.

O Microverso das HQs é algo bem parecido com o Reino Quântico do Universo Cinematográfico, fazendo com que toda a história de Janet seja bem semelhante nas duas mídias.

Imagem de capa do item

O mundo pós-estalar de dedos

A segunda cena pós-créditos pode ter deixado muitas pessoas irritadas, já que ela mostra uma formiga gigante tocando bateria. Contudo, a cena mostra bem mais do que isso.

Antes de chegarmos ali, podemos ver mais de como São Francisco estava após Thanos estalar os dedos, com o que parecia ser uma grande comoção ao lado de fora e, na tv, o canal de emergência sendo exibido.

Imagem de capa do item

Reino Quântico

Segundo Peyton Reed, o diretor do filme, e Kevin Feige, o presidente da Marvel Studios, as cenas no Reino Quântico trazem vários easter eggs e referências

Até o momento, não sabemos de nenhuma confirmada, porém, algumas pessoas dizem que viram o rosto de Thanos enquanto Hank Pym diminuía, já outras juram ter visto uma pequena cidade no canto da cena em que Janet aparece.

Você viu algo de diferente na cena também? Caso sim, não deixe de comentar!

Imagem de perfil
Leo Gravena

Editor | Ele/Dele | @LeoGravena
Escrevo sobre cultura geek na internet desde 2012
"Don't look back -- the past is exactly where it belongs."